Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 15:00 - 16:30
GT 39 - Cuidado Materno-Infantil, Parentalidade, Saúde da Criança

12053 - A PRODUÇÃO DO CUIDADO NO PERÍODO GRAVÍDICO-PUERPERAL: PISTAS PARA SE PENSAR A REORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS
LAVÍNIA UCHÔA AZEVEDO DE ARAÚJO - UFRN, ELIZABETHE CRISTINA FAGUNDES DE SOUZA - UFRN


Apresentação/Introdução
Os altos índices de morbidade e mortalidade materna e infantil no Brasil, e a constatação de que a maioria desses eventos é considerada evitável, ou seja, poderia ser evitada por ações de melhoria nos serviços de saúde têm mobilizado governos brasileiros a instituir políticas públicas com vistas à qualificação da assistência no período gravídico-puerperal. A despeito das inúmeras iniciativas governamentais com vistas à reorganização e qualificação da atenção obstétrica e neonatal no Brasil, essa atenção permanece problemática, com repercussões sobre a mortalidade materna e neonatal e sobre a humanização do cuidado à mulher e à criança.


Objetivos
Este estudo teve como objetivo analisar a produção do cuidado à mulher no período gravídico-puerperal a partir de relatos de usuárias sobre suas experiências de gestar e parir acompanhadas pelos serviços públicos de saúde, tomando por referência a integralidade e a humanização no processo de cuidar.


Metodologia
O estudo é de abordagem qualitativa e teve como estratégia metodológica escutar as mulheres para, a partir dos sentidos e significados de suas falas sobre suas experiências com os serviços de saúde, identificar continuidades e descontinuidades do cuidado no período gravídico puerperal. As usuárias participantes do estudo são mulheres que tiveram seus filhos em uma maternidade pública municipal e residiam em bairros de Natal. Foram entrevistadas sete mulheres que relataram suas experiências de gestar e parir acompanhadas pelos serviços públicos. À medida que foram sendo realizadas as entrevistas e a observação, também foi sendo analisado o material produzido, buscando-se articulação simultânea entre produção e análise de dados. A partir da sistematização foi estabelecido o diálogo entre as falas das mulheres e a produção no campo da Saúde Coletiva, relativa a conceitos e discussões sobre a atenção obstétrica e neonatal e às elaborações sobre integralidade e humanização do cuidado.


Discussão e Resultados
Ressaltaram-se aspectos das falas relacionados com o cuidado pré-natal, desde a gravidez e suas repercussões nos cuidados pré-natais, bem como o acompanhamento pré-natal pelos serviços de saúde; aspectos relativos ao cuidado no parto e nascimento, abordando as questões diretamente relacionadas ao trabalho de parto e ao parto e aspectos das falas relativos ao pós-parto na maternidade, tanto no que se refere aos cuidados com o bebê quanto com a mãe/mulher; e por último, os cuidados relacionados ao puerpério, após a alta da maternidade. Na análise dos resultados, buscou-se identificar linhas de continuidade e descontinuidade na integralidade e humanização do cuidado.


Conclusões/Considerações Finais
A partir dessas linhas e a título de contribuições finais do estudo, foram traçadas pistas para buscar integralidade e humanização na produção do cuidado à mulher no período gravídico puerperal: pista 1- Repensar a gestão do cuidado na rede de atenção à saúde materno-infantil, tendo como perspectiva a integralidade no sentido de responder à necessidade de garantia de acesso aos diversos serviços e recursos tecnológicos disponíveis para melhorar a saúde e a vida. Pista 2 - Reorganizar os processos de trabalho com vistas ao alcance da integralidade e da humanização na atenção às mulheres no período gravídico-puerperal. Pista 3 - Qualificar a relação profissional-usuária na gestão do cuidado no período gravídico-puerperal. Pista 4 - Investir na qualificação dos processos comunicacionais nas diversas dimensões da gestão do cuidado no período gravídico-puerperal.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação