11/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 12 - Contribuições da Análise Institucional no Ensino |
11007 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NA PERSPECTIVA DO ENSINO E SERVIÇO HÉBER LOPES DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, ALBA REGINA SILVA MEDEIROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, SANDRA REGINA DE SIQUEIRA PERES DIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Apresentação/Introdução O estudo teve como objetivo analisar o estágio supervisionado da Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso realizado em 2014-15, segundo a perspectiva do ensino e serviço sobre a sua importância na formação do profissional bacharel em Saúde Coletiva. Os sujeitos da pesquisa foram onze, sendo estudantes; docentes e gerentes envolvidos no campo de estágio, no primeiro semestre de 2016. O cenário de estudo ocorreu em Unidades Básicas de Estratégia de Saúde da Família (UBESF), localizado no bairro Santa Isabel, Cuiabá MT. O instrumento de coleta foi um questionário auto aplicado com perguntas fechadas e abertas. Para análise dos resultados obtidos utiliza-se a estatística descritiva, frequência e a Análise Temática. Este estudo traz um conjunto de evidências que apontam para o longo caminho a ser percorrido em prol da consolidação do curso e reconhecimento do novo profissional. Espera-se que esta pesquisa contribua não só para aprofundar o conhecimento das iniciativas em desenvolvimento, mas também para qualificar o debate em torno delas, considerando sua complexidade.
Objetivos Objetivo geral foi analisar o estágio supervisionado do sétimo semestre na Graduação em Saúde Coletiva (GSC), realizado em 2014-15, segundo a perspectiva do ensino e serviço. Dentre os específicos da pesquisa, ressaltaremos apenas os seguintes objetivos: Conhecer a visão dos entrevistados sobre o estágio supervisionado; Destacar qual a importância do estágio na formação profissional do bacharel em saúde coletiva.
Metodologia Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. O estágio supervisionado é realizado junto às Secretarias Municipal de Saúde e o estudo foi desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2016, tendo como cenário, o campo de estágio do 7º semestre, realizado nas UBESF, no município de Cuiabá-MT.
Foram onze sujeitos da pesquisa, 6 discentes voluntários, 2 dos 3 professores/orientadores do estágio e os 3 gerentes das 3 unidades onde ocorre o estágio supervisionado. Utilizou-se o questionário autoaplicado com onze questões fechadas e doze abertas, aplicado após teste piloto. Considerou-se fator de exclusão o pesquisador/estagiário e a orientadora/docente do estágio, com o objetivo de evitar vieses de confundimento. Utilizou-se a Análise Temática de BARDIN (1997) onde definiu-se 6 categorias de análise.
Projeto realizado após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Júlio Müller, parecer número 54527316.6.000055410.
Discussão e Resultados “O estágio supervisionado oportuna aos discentes ‘atuação‘ no cenário ‘real‘. O momento em que os discentes vivenciam experiências num determinado território, possibilitando a elaboração de um plano de intervenção (a partir da problematização) em consonância com as necessidades evidenciadas pelos alunos juntamente com os atores envolvidos (gestores, profissionais e usuários). De um modo geral, o estágio é fundamental para a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, através das práticas desenvolvidas que exigem a postura ética e profissional responsabilidade nas habilidades e competências do futuro egresso.” (D2)
Sobre o estágio na formação do profissional obteve-se a unanimidade entre todos os participantes, de que este é de suma importância para a interação entre teoria e prática, pois é através do primeiro contato e da vivência com a realidade que o estagiário tem a oportunidade de agregar o valor da experiência, buscando alcançar o melhor desenvolvimento das suas atribuições e competências depois de formado. Também nos chamou a atenção à necessidade de iniciar o estágio o quanto antes na graduação.
Conclusões/Considerações Finais “O estágio oportuna aos discentes ‘atuação‘ no cenário ‘real‘. O momento em que os discentes vivenciam experiências num determinado território, possibilitando a elaboração de um plano de intervenção (a partir da problematização) em consonância com as necessidades evidenciadas pelos alunos juntamente com os atores envolvidos (gestores, profissionais e usuários). De um modo geral, o estágio é fundamental para a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, através das práticas desenvolvidas que exigem a postura ética e profissional responsabilidade nas habilidades e competências do futuro egresso.” (D2)
Sobre o estágio na formação do profissional obteve-se a unanimidade, de que este é de suma importância para a interação entre teoria e prática, pois é através do primeiro contato e da vivência com a realidade que o estagiário tem a oportunidade de agregar o valor da experiência, buscando alcançar o melhor desenvolvimento das suas atribuições e competências depois de formado.
|