11/10/2016 - 13:30 - 15:00 GT 25 - Epidemias e Endemias na Produção Mídiática (I) |
10834 - SISTEMA ALINE: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PARA OBSERVAR A SAÚDE EM JORNAIS DIGITAIS ALINE GUIO CAVACA - UFES, MICHELE NACIF - UFES, ADAUTO EMMERICH - UFES, MATHEUS NOGUEIRA - UFES, ELIAS DE OLIVEIRA - UFES
Apresentação/Introdução Estamos imersos em uma revolução tecnológica nos quais os alcances são imprevisíveis. Assim, os avanços tecnológicos, primeiramente com o computador, a popularização da Internet, e a expansão dos bancos de dados, facilitaram muito as tarefas de busca, mas ao mesmo tempo, contribuíram para uma avalanche informacional. É nesse contexto que a presença de um sistema de busca como o aLine torna-se cada vez mais essencial. O sistema permite ao pesquisador realizar buscas específicas sobre diversos temas nas bases de dados de jornais digitais que não são indexadas pelos grandes buscadores. As práticas dos Observatórios de Saúde na Mídia agregam a análise crítica midiática e a elaboração de políticas públicas sobre questões dos setores da informação, da comunicação, da cultura e da saúde. Nessa direção, torna-se imperativo desenvolver estratégias interdisciplinares que auxiliam pesquisadores na atividade de observar a saúde em jornais digitais.
Objetivos O presente trabalho apresenta a experiência de desenvolvimento de uma estratégia interdisciplinar para observar matérias de saúde em jornais digitais, através de um Sistema de Busca Inteligente da Informação, denominado aLine, o qual fomenta a realização de pesquisas em Saúde Coletiva, no âmbito de Observatórios de Saúde na Mídia.
Metodologia Esse sistema otimiza a clipagem das matérias de saúde, diante sua potencialidade de busca nos acervos dos jornais digitais, sua interface gráfica amigável e suas funcionalidades, como a emissão de relatórios de pesquisa. O aLine foi concebido, inicialmente, como buscador especializado para a base do jornal A Tribuna (ES). Hoje o seu acervo possui aproximadamente 205 mil documentos, referentes a exemplares dos anos de 2003 a 2010 deste periódico. Utilizando o sistema, é possível realizar uma busca em todo banco de dados em apenas alguns minutos. Além disso, dados mais precisos podem ser gerados e também gráficos.
Discussão e Resultados A experiência de trabalhar, interdisciplinarmente, no desenvolvimento de um sistema formulado para observar e coletar matérias de saúde em jornais foi extremamente enriquecedora e desafiante, frente à diversidade de linguagens, demandas, processos de trabalho e capitais simbólicos.
Conclusões/Considerações Finais Acredita-se que ao ampliar o uso e o acesso ao aLine por diferentes grupos de pesquisa, contribua qualitativamente com as atividades de observar a saúde nos jornais digitais e, consequentemente, fortaleça as redes interdisciplinares. .
|