11/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 21 - Educação On Line: Relato de Experiências |
11417 - PROJETO PILOTO DO CURSO EAD DE FORMAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR PARA PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA ANDRÉ DE FARIA PEREIRA NETO - FIOCRUZ, MONICA LUCIA GOMES DANTAS - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Este projeto de pesquisa apresenta a proposta de um Curso de Aperfeiçoamento à distância, direcionado para profissionais da educação básica que atuem no “Programa Saúde na Escola” (PSE).
O “Programa Saúde na Escola” integra o “Plano Brasil sem Miséria”. Ele é uma estratégia que procura promover a gestão conjunta das ações de saúde e educação com a participação de profissionais da saúde, de educação, dos alunos e da comunidade.
Este programa adota uma perspectiva baseada na intersetorialidade. Por esta razão os profissionais da educação devem possuir competências para interagir com profissionais da Estratégia Saúde da Família para identificar os problemas de saúde dos educandos e desenvolver ações de promoção da saúde.
Objetivos Esta comunicação resume parte do projeto de pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvido no PPGICS/ICICT, da Fundação Oswaldo Cruz. Seu objetivo é criar um curso online de formação para professores da educação básica que atuem no Programa Saúde na Escola.
Com este curso pretendemos qualificar os professores nos temas da saúde escolar, de forma que estes possam contribuir na identificação dos principais problemas de saúde dos alunos.
Esperamos que o curso proporcione meios para que os docentes possam desenvolver ações de promoção à saúde no contexto da escola e da comunidade .
Metodologia Para estruturar este curso serão organizados grupos focais com professores de dois colégios estaduais de ensino médio, localizados no território de Manguinhos, no entorno da Fiocruz. Com isso serão analisadas suas percepções a respeito da saúde escolar, sobre problemas do território relacionados à saúde e seu possível impacto no processo de aprendizagem dos alunos. Essa identificação servirá de base para a escolha dos temas a serem incluídos no projeto piloto do curso de formação em Saúde Escolar.
Discussão e Resultados A justificativa para a criação e possível implantação do curso em nível nacional está relacionado com o precário preparo do profissional de educação nos temas da saúde escolar. O curso piloto de formação em Saúde Escolar pretende ter uma estrutura que contemple o estudo dos principais temas do Programa Saúde na Escola, particularmente seus componentes I e II. O Componente I de “Avaliação Clínica e Psicossocial” tem como objetivo obter informações sobre o crescimento e o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, incluindo também aspectos referentes à sua saúde mental. No Componente II são privilegiadas as ações e estratégias de promoção à saúde.
Conclusões/Considerações Finais Espera-se que o curso contribua efetivamente para qualificar os professores nos principais temas que dizem respeito à saúde das crianças e jovens beneficiários do Programa Saúde na Escola.
Também é esperado que o curso possa discutir as questões de saúde da comunidade escolar, em uma concepção ampliada da saúde.
|