11/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 31 - Educação Popular e Produção da Saúde |
11880 - CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE CONHECIMENTOS: CAMINHOS DE UMA PUBLICAÇÃO INSTITUCIONAL VALÉRIA CRISTINA GOMES DE CASTRO - CORD. DE COOPERAÇÃO SOCIAL FIOCRUZ, LEONARDO BRASIL BUENO - EPSJV FIOCRUZ, MÔNICA DE CASTRO MAIA SENNA - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL UFF
Apresentação/Introdução Este resumo analisa a organização de um livro sobre o tema da participação, em atividades de educação em uma instituição de ciência e tecnologia (Fiocruz). Refere-se à construção compartilhada de saberes para organização de materiais educativos, voltados a um curso de qualificação profissional em Participação e Gestão em Saúde que reúne educadores que discutem o assunto na perspectiva da educação popular. A experiência busca reunir pesquisadores com diferentes formações e vínculos institucionais, identificados com a consolidação de uma governança democrática e participativa. A publicação faz parte de um conjunto de ações de pesquisa voltada a estudos sobre materiais educativos destinados a conselheiros de saúde, profissionais de saúde (preferencialmente com ensino básico), e demais interessados no tema.
Objetivos Discutir a organização de um livro sobre o tema participação social e gestão em saúde, organizado pelos autores deste resumo, referente ao desdobramento de ações relacionadas a um curso com a mesma temática. Objetivos específicos: a) provocar mudanças institucionais sobre participação popular e viabilidade de projetos sociais territorializados na saúde e educação. b) discutir contribuições teóricos e metodológicas da educação popular no cotidiano institucional. c) refletir sobre o desenvolvimento de uma formação profissional participativa e a importância de ações de cooperação.
Metodologia O primeiro movimento se configurou na participação em uma pesquisa da rede de pesquisadores de Manguinhos (RJ), onde desenvolvemos um curso para conselheiros de saúde do território. O curso foi realizado na EPSJV e a partir de 2016, passou a compor as atividades de educação da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Com o curso e o acúmulo de reflexões, percebemos a necessidade de caminharmos em direção à organização de materiais educativos, que pudessem reunir diferentes sujeitos sociais implicados nesse debate e contribuir para participação popular na gestão do SUS. Atualmente desenvolvemos um livro, com a perspectiva de traçar algumas considerações da práxis da educação popular em instituições públicas. A produção adota um caráter dinâmico, com realização de oficinas, e se basea na experiência do curso e questões norteadoras sobre participação social na gestão em saúde na perspectiva de pesquisa participante.
Discussão e Resultados A publicação resultante desta etapa da pesquisa será um livro, (previsto para lançamento ainda este ano), composto de uma coletânea de artigos, que conta com um conjunto de autores de áreas diversas e distintas vinculações institucionais. O livro está em fase de elaboração dos capítulos e serão destinados gratuitamente a conselheiros de saúde, profissionais de saúde, trabalhadores de escolas técnicas do SUS e movimentos sociais com atuação relacionados à educação e saúde. Discutirá temas relacionados à participação social e suas implicações na gestão pública, em que a temática da participação social é debatida a partir de seus aspectos históricos, concepções teóricas e relatos de experiências participativas na educação e saúde.
Conclusões/Considerações Finais Esta experiência demonstra a necessidade de perseverança e continuidade de propostas que busquem avançar na efetividade e compromisso de mudança no interior do Estado brasileiro, exigindo criatividade e perspectivas não lineares e rotineiras para enfrentamento do conjunto de regras e normas burocráticas hierárquicas e enraizadas, que impedem mudanças necessárias ao atendimento e resolução dos problemas vivenciados pela população e utilização adequada e equânime de recursos públicos. Destacamos alguns temas que compõe a publicação: Territorialização, Participação e Saúde; Participação popular no controle da dengue em favelas do RJ; Desigualdades sociais e Saúde; Estado, Políticas Públicas e Participação; Trabalhadores na Gestão da saúde nos anos 45 a 64 no Brasil nos IAPs; Do luto à luta: a trajetória por justiça nos mecanismos institucionalizados; Contextualizando Ações de Cooperação Social na Fiocruz: Experiência de Participação no Município do RJ.
|