Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 27 - Educação Alimentar e Recursos Digitais de Socialização na Cultura Contemporânea

10900 - SIGNIFICAÇÕES ATRIBUÍDAS POR DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
ANA CAROLINA SOUZA SILVA - UFVJM, NADJA MARIA GOMES MURTA - UFVJM, LUCIANA NERI NOBRE - UFVJM, AGNES MARIA GOMES MURTA - UFVJM, MARIA DE FÁTIMA GOMES DA SILVA - UFVJM, VIRGÍNIA CAMPOS MACHADO - UFBA


Apresentação/Introdução
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é reconhecida como importante estratégia para a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar e tem como documento norteador o Marco de Referência em EAN. Este documento representa um avanço para a consolidação da EAN enquanto política pública e, sobretudo, no que diz respeito, à superação da abordagem biomédica atribuída a alimentação em favor das dimensões simbólicas e das significações que envolvem o ato humano de se alimentar. Para que isto se concretize, entendemos ser preciso considerar o caráter histórico e social em que se dá a constituição dos sujeitos e suas práticas.
A Psicologia Sócia histórica (PSH) se apoia no materialismo histórico e dialético oferecendo possibilidades de interpretação do homem e da relação sujeito-sociedade rompendo com perspectivas idealistas ou não históricas.
Nesta direção, a adoção dos pressupostos teóricos metodológicos da PSH foram balizadores desta pesquisa que propõe conhecer como os professores significam a EAN na sua prática docente.



Objetivos
Levantar, analisar e desvelar as significações atribuídas à Educação Alimentar e Nutricional pelos docentes do ensino fundamental I de Escolas Municipais de Diamantina, MG.


Metodologia
Pesquisa qualitativa cujo eixo epistemológico foi a Psicologia Sócio Histórica (PSH). Nesta abordagem teórico-metodológica são adotadas diversas categorias de análise, das quais elegemos as categorias significados e sentidos (significações). Os significados são produções históricas e sociais; os sentidos se constituem a partir do confronto entre os significados e a vivência de cada sujeito (subjetividade). Apesar de serem diferentes, estas categorias, não podem ser tratadas dicotomicamente, pois “uma não é sem a outra”.
Para apreensão das informações, após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores do ensino fundamental I da rede municipal de ensino de Diamantina/MG,
A análise das entrevistas foi realizada a partir da proposta dos Núcleos de Significação (NS) realizado nas seguintes etapas: seleção de pré-indicadores; construção de indicadores e conteúdos temáticos; organização dos NS e interpretação dos NS.


Discussão e Resultados
Para este trabalho apresentamos os NS advindos da entrevista realizada com uma professora que atuava na rede há 17 anos, sendo responsável por uma turma do 1º ano do ensino fundamental, com formação em pedagogia e matemática, e mestrado em andamento.
Da análise emergiram os seguintes NS: 1) EAN como um tema da área da saúde; 2) As práticas docentes sobre EAN: uma atividade mais de orientação do que de educação; 3) As condições objetivas para inclusão de EAN na atividade docente: a prescrição da atividade, seus instrumentos e as condições gerais de trabalho da professora; 4) A universidade e a família como parceiros que facilitariam a implementação do tema EAN no ambiente escola.
Optamos por apresentar o primeiro NS, no qual foi destacado que os profissionais de saúde são detentores desse saber: “aprender a comer direito [...] mais para o lado da saúde mesmo né?! […] o nível certo de carboidratos, proteínas e lipídios dentro da alimentação”. A professora em sua fala destacou a racionalidade nutricional, distanciando-se dos aspectos abarcados pelo campo das Ciências Sociais e Humanas, incluso no conceito de EAN.


Conclusões/Considerações Finais
Nesse sentido, podemos afirmar que as significações atribuídas pela professora vão ao encontro do discurso hegemônico dos profissionais que atuam no campo da alimentação e nutrição, ou seja, centrado nos aspectos biológicos – relação alimento/nutriente.
A adoção dos pressupostos da PSH nos permitiu ir do singular ao universal: das falas da professora à discussão sobre a não abordagem das dimensões simbólicas, culturais, dentre outras, que envolvem a relação alimento/comida/homem, contidas no conceito de EAN.
Por este motivo, acreditamos que a incorporação de estudos com abordagem desse referencial teórico-metodológico no campo da alimentação e nutrição pode contribuir para a produção de conhecimento a partir do modo como os sujeitos vivenciam sua realidade.
Financiamento: CNPq


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação