|
Grupos Temáticos
10/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 10 - Educação Emancipatória e Apropriação Tecnológica em Saúde |
12140 - PROCESSO DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA: A ELABORAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL PARA O ESTÁGIO APOIADO NA ESPIRAL CONSTRUTIVISTA E A EXPERIÊNCIA DO EXERCÍCIO DA PRECEPTORIA MAGDA FERREIRA VILLELA - ENSP/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Este estudo é o produto do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, realizado a Distância e teve por objetivo a elaboração do plano educacional deste estágio, que tem como proposta, articular o ensino-serviço-comunidade; utilizando como método a espiral construtivista e contribuir para a formação do estagiário de psicologia no campo de prática, através de uma relação dialógica e horizontal entre preceptor e estagiário(a); numa unidade de média complexidade em saúde da mulher - a Policlínica da Mulher - no município de Volta Redonda/RJ; com o intuito de promover ao estagiário uma visão de qualidade profissional a partir de um modelo educacional inovador, baseado em valores e práticas humanísticas e contribuindo para que este seja capaz de intervir de forma efetiva, crítica, reflexiva e criativa como também, refletir sobre o papel, ações e práticas do psicólogo numa unidade em saúde da mulher, no nível secundário de atenção à saúde, pensando a integralidade do cuidado, articulando com a rede de saúde na qual está inserido e dentro dos princípios e do perfil do egresso descrito nas DCN.
Objetivos OBJETIVO GERAL: Propor um plano educacional para o estágio em psicologia no campo de prática, na Policlínica da Mulher, uma unidade de média complexidade em saúde da mulher, da rede de saúde do município de Volta Redonda/RJ e o exercício da preceptoria a partir do uso da espiral construtivista, objetivando a formação integral do aluno bem como, a busca da integração entre ensino-serviço-comunidade.
Metodologia O processo de ensino-aprendizagem para a construção do perfil de competência e formação integral do aluno neste estágio se apoiará a partir da espiral construtivista: na dialogia; em estratégias educacionais como processamento de situações-problemas, relatos de prática e portfólio reflexivo; na metodologia científica. Além da espiral construtivista, o estágio foi estruturado para que a vivência do estagiário no campo de prática objetive proporcionar a sua mobilização para diferentes recursos com a finalidade de que este seja capaz de solucionar os problemas com o olhar da integralidade do cuidado, com competência e êxito, em diferentes contextos da realidade do trabalho no dia-a-dia da Policlínica da Mulher, articulando as três áreas de competência assistencial, gerencial e educacional.
Discussão e Resultados O estágio iniciou com a apresentação da estagiária à equipe da Policlínica da Mulher e a conversa desta com cada membro da equipe que a compõe. Foi trabalhada uma situação problema. A SP1: “Iniciando um novo desafio”,chegando às suas Questões de Aprendizagem (QA). Reflexão feita pela estagiária S.M. acerca da sua primeira QA da SP1: “Venho através das metodologias ativas construindo conhecimento para minha formação profissional. Na medida em que, tenho participado, junto a minha preceptora no campo de pratica, de toda a construção do meu saber na unidade. Todas as questões são debatidas entre nós, como atendimentos, funcionamento da unidade, a atuação de cada profissional e a sua importância, a integralidade do cuidado e como essa integralidade está sendo articulada nos serviços de saúde, junto ao conhecimento da rede de saúde do município. As QA são um exemplo da aplicabilidade das metodologias ativas, que levam a pesquisa, a aplicação na pratica e geram conhecimento, Tive a oportunidade de ativamente fazer parte deste processo e observar que devemos promover a saúde em sua forma integral, atentando aos fatores que comprometem a sua saúde de uma forma geral, e não somente a biológica".
Conclusões/Considerações Finais A proposta e a realização deste estágio tem sido um grande desafio para mim. Durante o percurso deste estágio, a aluna demonstrou o seu aprendizado, a evolução deste e a compreensão do papel do psicólogo num campo de prática do SUS, diferente do programa de saúde mental, como também de uma metodologia pautada no respeito, na dialógica e das relações horizontalizadas, como demonstrado nos trechos recortados do seu portfólio. Ainda há um longo desafio a ser enfrentado e que se faz necessário a participação de todos os atores envolvidos neste processo, para que juntos possamos construir um novo caminho através do diálogo e ações, para que ocorra de maneira efetiva a mudança na formação do profissional da saúde, que neste caso, o de psicologia como também, a integração ensino-serviço.
|
|
|
|