Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

12/10/2016 - 10:45 - 12:00
GT 36 - Perspectivas Diversas sobre Saúde Coletiva (II)

11634 - OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS NOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
LEONARDO CARNUT - UPE, LUIZA CARNEIRO MARETI VALENTE - UFF, RAUL RIBEIRO DE CARVALHO - UFF


Apresentação/Introdução
O ensino das Ciências Sociais nos cursos de saúde sempre foi uma problemática a ser enfrentada especialmente no que tange a interdisciplinarização dos conteúdos como também pela valorização deste conhecimento frente à forte instrumentalidade que os cursos de saúde adquiriram ao longo do tempo. Salvo exceções, muitos cursos ainda são caudatários da Reforma Universitária de 1968, remontando a uma época cujas disciplinas de ciências sociais se isolaram nestes cursos sendo considerados como “disciplinas-apêndice” gerando uma desimportância que não foi a intenção considerada na reforma realizada. Na medicina veterinária, este cenário parece ser uma “sobrevivência curricular” desta época, fato que justifica a necessidade de uma caracterização dos conteúdos de ciências sociais nestes cursos com o intuito de mapear a contribuição que as ciências sociais oferece às ciências veterinárias e embasar a discussão sobre a valorização dos seus conteúdos para formar um médico veterinário com a crítica necessária para ser um agente de transformação social.


Objetivos
Caracterizar os conteúdos de ciências sociais ministrados nos cursos de graduação em medicina veterinária das universidades públicas do Brasil.


Metodologia
Tratou-se de uma pesquisa qualiquantitativa, considerada como uma análise documental sobre as ementas de disciplinas relacionadas à área de ciências sociais nos cursos de graduação em medicina veterinária. Para tanto foi realizada uma busca em todas as universidades públicas brasileiras que ofertavam o curso de medicina veterinária sobre o currículo mais atual destes cursos. Em seguida, foram identificados os cursos que apresentavam disciplinas de ciências sociais em saúde em seu currículo. Após essa identificação, foi realizada uma Análise de Conteúdo Clássica, cuja unidade de análise textual foram os conteúdos das ementas destas disciplinas agregando-lhes por temas segundo a perspectiva das ciências sociais. A partir daí, uma análise frequencial das categorias que emergiram das ementas foi conduzida.


Discussão e Resultados
Do total dos 60 cursos de veterinária em universidades públicas no Brasil, 78,3% (47) apresentam pelo menos uma disciplina de ciências sociais e destas apenas 34 apesentavam as ementas disponíveis por internet. Ao analisar as matrizes curriculares dos cursos percebeu-se que 66% (31) apresentavam apenas uma disciplina ligada às ciências sociais em todo currículo. Dos 305 conteúdos identificados nas ementas das disciplinas de ciências sociais dos curso de veterinária, foi possível gerar uma categorização de 9 áreas temáticas que podem ser consideradas como os conteúdos de ciências sociais que mais importam para a medicina veterinária: ‘Sociologia Rural’ 36,36% (111); ‘Sociologia Geral’ 26,88% (82); ‘Extensão Rural’ 11,47% (35). Categorias como ‘Antropologia Geral’ e ‘Desenvolvimento e Ambiente’ apresentam percentuais menores que 10%. Qualitativamente falando, pode-se se perceber o peso da sociologia no ensino de ciências sociais nesta área. A antropologia parece pouco contribuir com o conhecimento veterinário. Nenhum conteúdo sobre política foi encontrado.


Conclusões/Considerações Finais
A partir desses achados, podemos concluir que os cursos de medicina veterinária no Brasil apresentam pouca inserção das ciências sociais como conhecimento fundamental para formação de um profissional crítico e agente de mudanças sociais. O pouco conteúdo que há é predominantemente sociológico e dialoga pouco com as disciplinas relacionadas à prática da clínica médica veterinária.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação