|
Grupos Temáticos
12/10/2016 - 13:30 - 15:00 GT 23 - Inovações em Saúde - Invetividades nas Práticas de Produção em Saúde |
11399 - PRÁXIS E GESTÃO EM SAÚDE NO TEIAS-ESCOLA MANGUINHOS (RJ): UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM GERÊNCIA EM SAÚDE (EPSJV / FIOCRUZ) MARCELLO DE MOURA COUTINHO - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO (FIOCRUZ), ANTONIO JOSÉ MARINHO RIBEIRO - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO (FIOCRUZ), GILBERTO ESTRELA SANTIAGO - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO (FIOCRUZ)
Período de Realização da experiência O período de realização da experiência formativa em questão é de 2013 até o presente momento.
Objeto da experiência Tendo como base a temática-chave: “Integralidade e Atenção Básica” vem sendo possível articular dialeticamente teoria e prática (práxis) com os educandos do 2º Ano, mediante o componente curricular Gestão de Sistemas e Serviços Locais de Atenção à Saúde (“Eixo Práxis - I”) realizado junto ao projeto TEIAS-Escola Manguinhos (RJ). Trata-se de uma iniciativa conjunta de educadores, educandos, estagiários das áreas de Ciências Sociais e Saúde Coletiva, assim como das três unidades de saúde parceiras deste território que constituem os loci de investigação, o Centro de Saúde-Escola Germano Sinval Faria, Clínica da Família Victor Valla e a Unidade de Pronto Atendimento de Manguinhos.
Objetivo(s) Conforme o Projeto Político Pedagógico (EPSJV, 2005) visa propiciar a produção de conhecimentos com vistas a contribuir para a eliminação da dicotomia entre trabalho manual e intelectual no campo da gestão em saúde (PEREIRA & RAMOS, 2006; SAVIANI, 2003), compreendendo trabalho e pesquisa como princípios educativos. Pretende-se que, os educandos em cada ciclo de formação desenvolvam pensamento crítico e elaborem propostas de intervenção para os serviços de saúde do TEIAS-Escola Manguinhos observados / investigados, no tocante aos segmentos usuários, profissionais e gestores.
Metodologia Constitui-se em uma vivência de laboratório de gestão em saúde, abrangendo os seguintes aspectos: politecnia; interdisciplinaridade; contextualização; historicidade; participação social; e, caráter social das produções humanas, em plena consonância com o Plano de Curso (EPSJV, 2011) e, o Projeto Político-Pedagógico da EPSJV (EPSJV, 2005). São trabalhados a Política Nacional de Atenção Básica, estudo de casos sobre ESF, integralidade e modelos assistenciais, debates privatização da saúde, visitas técnicas e entrevistas com usuários, profissionais e gestores das referidas unidades de saúde, discussão de textos sobre o SUS, atividades em grupo, culminando com um Seminário Final apresentado por três grupos de trabalho, que têm abordado questões-problema, tais como privatização da saúde / organizações sociais de saúde, ambiência, carência de médicos e demais profissionais de saúde, referência e contrarreferência e, por fim são apontadas propostas de solução articuladas à temática-chave.
Resultados O “Eixo Práxis – I” se consolidou enquanto um novo componente curricular no âmbito do Curso Técnico e do Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde (EPSJV / FIOCRUZ), ao qual o Curso é vinculado, contribuindo para a ampliação de parcerias relativas à constituição de campos de estágio e elaboração de propostas formativas para os profissionais do TEIAS-Escola Manguinhos. Confirma-se uma vez mais, a importância de uma escola como a EPSJV, que tem em seu projeto político-pedagógico a formação humana e a educação politécnica (SANTIAGO, 2010).
Avalia-se ainda que, os conteúdos curriculares tanto do 1º, quanto do 2º Ano estão sendo satisfatoriamente assimilados e contribuem significativamente para a identificação e solução das questões-problema elencadas, gerando projetos de intervenção coerentes e factíveis.
Análise Crítica Trata-se de um componente curricular relativamente recente que compõe com a Gestão de Sistemas e Serviços Regionalizados de Atenção à Saúde (“Eixo Práxis - II”) e Trabalho Integrado ao Estágio Supervisionado (“Eixo Práxis - III”), o Eixo Temático Práxis de Gestão em Saúde. As duas Habilitações Técnicas na EPSJV, Gerência em Saúde e Análises Clínicas são integradas ao Ensino Médio. Não obstante, há ainda muito que caminhar para a efetivação da integração entre Educação Profissional e Ensino Médio, principalmente no tocante aos respectivos conteúdos. É importante observar que temáticas relacionadas aos conceitos de poder, política, sociedade, cultura, território e saúde poderiam ser trabalhadas de forma mais planejada e transversal com as disciplinas de Sociologia, Geografia, História, Filosofia, Biologia e “Eixo Práxis - I”. E, no sentido de garantir um maior tempo de preparação e análise das visitas técnicas, a carga horária precisa ser aumentada pelo menos para 45 horas / aula.
Conclusões e/ou Recomendações Pretende-se indicar caminhos para a superação da lógica gerencialista que torna a gestão uma “doença social” (GAULEJAC, 2007). Estimula-se a autonomia reflexiva e de intervenção dos educandos (ABRAHÃO, 2005). Para tanto, é recomendável que as escolas de educação profissional no campo da gestão em saúde formulem propostas formativas semelhantes de intervenção, reafirmando a necessidade de aperfeiçoamento contínuo do SUS como política pública de saúde universal e não de cotas (VIEGAS & PENNA, 2013), assim como da ESF enquanto reorganizadora do sistema de saúde brasileiro.
|
|
|
|