Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

11/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 5 - Saúde nas Prisões: Educação, Conhecimento, Direito

12136 - O CONHECIMENTO DAS FAMÍLIAS DE RECUPERANDOS DA PENITENCIÁRIA MATA GRANDE QUANTO A INFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO DE CRACK E OUTRAS DROGAS
LUIZ CARLOS BENVENUTTI NARDES - PENITENCIÁRIA REGIONAL DE RONDONOPOLIS MAJOR ELDO DE SÁ CORREIA (MATA GRANDE), APOÊNIA CASTRO FARIAS - PENITENCIÁRIA REGIONAL DE RONDONOPOLIS MAJOR ELDO DE SÁ CORREIA (MATA GRANDE), PRISCILA SALES TOTI DOMICIANO - PENITENCIÁRIA REGIONAL DE RONDONOPOLIS MAJOR ELDO DE SÁ CORREIA (MATA GRANDE), VINICIUS BERGAMO DE MELLO - PENITENCIÁRIA REGIONAL DE RONDONOPOLIS MAJOR ELDO DE SÁ CORREIA (MATA GRANDE)


Período de Realização da experiência
De fevereiro de 2015 a novembro de 2015


Objeto da experiência
Conhecer a realidade das famílias de recuperandos da Penitenciária Mata Grande quanto a informação e utilização dos serviços de assistência ao usuário de Crack e outras drogas no município de Rondonópolis.



Objetivo(s)
 presente pesquisa objetiva identificar se as famílias dos recuperandos da Penitenciaria Major Eldo de Sá Correia de Rondonópolis-MT, tiveram ou tem algum acesso à rede de serviços de atendimento a pessoa usuária de drogas.
Percebe-se ainda a falta de oferta de serviços específicos à pessoa usuária de drogas e sua família dentro dos presídios. Ainda como dificuldade enfrentada em relação ao uso abusivo de drogas feito por recuperandos do Sistema Penitenciário é a falta de inserção deste na rede de atendimento no momento do seu egresso a sociedade, considerando que a dependência de drogas é um problema de saúde.



Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de entrevista, grupo focal, segundo BARBOSA (1999) definida como discussão informal para obtenção de informações de caráter qualitativo em profundidade.

 A pesquisa foi realizada na Penitenciária Major Eldo de Sá Correa  Rondonópolis/MT.

Foram formados três grupos com respectivamente 6, 7 e 6 participantes, onde aplicaram-se questões semiestruturadas com questionamentos pertinentes ao tema da pesquisa que possibilitaram aferir o nível de utilização e do conhecimento dos serviços de assistência ao usuário de drogas, por parte dos familiares dos recuperandos.   



Resultados
Foi possível aferir um grau elevado de conhecimento a respeito dos problemas sociais, de saúde física e mental que o uso de álcool e drogas provoca, tanto para quem faz o uso abusivo como para sua família.
  Em relação a informação a cerca dos serviços de assistência ao usuário de álcool e outras drogas da rede municipal e sua utilização, notou-se que não há conhecimento coeso dos serviços e fatalmente não se faz a utilização dos mesmos por assim ser.




Análise Crítica
Com a finalização da pesquisa desenvolvida foi possível concluir que a família é uma das peças fundamentais no tratamento da pessoa usuária de droga, porém a mesma encontra-se perdida, devido a falta de informação da rede de atendimento existente no município de Rondonópolis-MT.

Outro ponto possível de identificar com a pesquisa realizada que a visão de tratamento das famílias entrevistadas se restringe apenas a internações, quando atualmente a rede de atendimento ao usuário de drogas do município conta com outras opções de serviços.

Percebemos ainda que a intervenção desenvolvida com as famílias durante o grupo focal com a divulgação das instituições de atendimento a pessoa usuária de drogas e seus familiares foi de suma importância, despertando assim na equipe envolvida a importância da continuação desses grupos  na Penitencia Major Eldo de Sá Correa de Rondonópolis-MT.



Conclusões e/ou Recomendações
Foi realizada uma ação informativa, a respeito de todos os serviços de assistência ao usuário de álcool e drogas existentes no município e entregue um folheto informativo com endereço e telefone dos mesmos.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação