10/10/2016 - 13:30 - 15:00 GT 25 - Saúde, SUS e Ciência na Mídia |
11342 - PROMOÇÃO DA SAÚDE VIA RÁDIO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCOMUNICATIVA WESLLY BERNARDES DE OLIVEIRA - UEFS, MARIA GERALDA GOMES AGUIAR - UEFS
Período de Realização da experiência Experiência realizada no período de 2015 a 2016, vinculada a um projeto de extensão.
Objeto da experiência A promoção da saúde via rádio, é o mote do Programa Saúde nas Ondas do Rádio, mediante a construção de radionovelas que abordam problemas de saúde de interesse de feirantes da maior feira livre de uma cidade do interior. O Programa lança mão da noção de educomunicação, visando promover um diálogo sobre práticas de cuidado em saúde, tendo como horizonte uma educação emancipatória, que concebe os feirantes como atores sociais com crenças, hábitos e valores que interferem nas suas práticas de cuidado em saúde. Tem como horizonte o empoderamento dos feirantes para tomada de decisões conscientes e responsáveis nas suas práticas de cuidado.
Objetivo(s) Promover ações de saúde capazes de dialogar com os saberes e as práticas construídas socialmente e culturalmente pelos feirantes; oferecer dicas de saúde por meio de radionovelas, e estabelecer diálogo com os feirantes abrindo espaço para a participação social.
Metodologia Baseia-se na utilização do rádio como meio de comunicação de grande penetração na feira livre, através do Programa Saúde nas Ondas do Rádio. O eixo principal é a promoção da saúde via rádio, mediante a produção de radionovelas cujos roteiros abordam temas relacionados à saúde. Semanalmente discutem-se as pautas do Programa entre alunos e professora orientadora. A escolha dos temas baseia-se em pesquisa bibliográfica, no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde e em resultados de pesquisas empíricas realizadas localmente, sobre práticas de cuidado e itinerários terapêuticos de feirantes. O processo de trabalho envolve planejamento das ações, produção das radionovelas e sua apresentação em um estúdio de rádio localizado na principal feira livre da cidade. Faz-se avaliação do programa por meio de enquetes periódicas com os feirantes.
Resultados De acordo com enquetes realizadas e conversas informais na feira livre, a experiência vivida possibilitou aos feirantes o acesso a informação sobre temas de saúde, a reflexão sobre suas práticas de cuidado de si, desenvolvendo competências e habilidades para modificá-las, bem como, a vislumbrar formas de participação social. O Programa pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida, ao abrir espaço para escuta dos feirantes como sujeitos ativos do processo de promoção da saúde. No que tange aos alunos envolvidos, o Programa possibilitou aprendizado acerca da promoção da saúde, enfatizando a relevância da determinação social da saúde na compreensão do processo saúde-doença-cuidado. As experiências vividas foram significativas para sua vida acadêmica e profissional, tanto pelo desenvolvimento de competência técnica/política, quanto pelo despertar do pensamento crítico sobre a responsabilidade social de seu saber/fazer.
Análise Crítica O Programa mostra-se como importante difusor de conhecimento e torna-se um meio de interação entre as partes envolvidas na atividade, alunos e feirantes, permitindo assim, que a promoção da saúde aconteça de forma efetiva e capaz de melhorar a realidade social. As informações e dicas de saúde transmitidas pelo Programa Saúde nas Ondas do Rádio são a principal contribuição para os feirantes, uma vez que, os mantém informados e serve de alerta para que se auto observem e identifiquem suas necessidades de saúde, o que lhes permite se perceber mais informados a respeito dos problemas que os levam procurar os serviços de saúde e tomar decisões melhor fundamentadas. São necessários investimentos visando avaliar a receptividade do programa, bem como as sugestões e críticas dos feirantes.
Conclusões e/ou Recomendações O Programa Saúde nas Ondas do Rádio integra o projeto de extensão, Promovendo a saúde no cotidiano das feiras livres de Feira de Santana – BA, assim leva em consideração a ideia que o conjunto de ações desenvolvidas deve ser indutor de competências, no sentido da promoção de novas práticas de cuidado pelo feirante. A proposta de oferecer dicas de saúde por meio de radionovelas se mostrou pertinente e vem sendo aprimorada, conforme os resultados de enquetes periódicas realizadas, permitindo um diálogo sobre as ações de promoção da saúde que são desenvolvidas no cotidiano da feira livre.
|