11/10/2016 - 13:30 - 15:00 GT 35 - Políticas e Atenção à Saúde de Pessoas em Situação de Uso Problemático de Álcool e Outras Drogas |
10751 - SOBRE A REDE DE CUIDADOS AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO MUNICÍPIO DE NITEROI-RJ. LIRYS - UFF, ÂNDREA CARDOSO DE SOUZA - UFF, ANA LÚCIA ABRAHÃO - UFF
Apresentação/Introdução A realização deste estudo se deve a questão da necessidade de se construir redes de atenção conforme o percurso do usuário e não o contrário. Apesar de existirem vários serviços na rede de saúde, o grande problema é a falta de integração e o diálogo institucional e interinstitucionais que dificulta o cuidado aos usuários de álcool e outras drogas. Como aponta Teixeira e Fonseca (2015), a redução de danos, neste sentido, deve ser conceito –ferramenta que ganha materialidade entre cada encontro entre trabalhador e usuário do SUS, a toda vez em que há momentos de escuta, de reflexão, problematização das demandas de saúde, na criação compartilhada de e corresponsável de planos terapêuticos, enfim, conceito que só se justifica como oferta na articulação que se elabora entre ofertas e pedidos de cuidado, no âmbito da clínica. O presente estudo tem como objeto o trabalho com as redes públicas em saúde mental no município de Niterói no cuidado aos usuários de álcool e outras drogas para favorecer a implementação do acesso aos serviços e o atendimento da integralidade da assistência em saúde.
Objetivos identificar os fatores facilitadores e dificultadores de acesso a rede de pública de saúde aos usuários de álcool e outras drogas.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. No presente estudo foram feitas entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde da rede pública de Niterói. Foi feita uma entrevista com um profissional da rede e ao término do encontro foi solicitado a indicação de um outro profissional da rede de cuidados em álcool e outras drogas. Isto se repetiu e ao final de cada entrevista tínhamos a referência de outro profissional a ser entrevistado. Assim, construiu-se o grupo de 9 participantes. O cenário desta pesquisa incluem os serviços de saúde da rede de Atenção aos usuários de drogas do município de Niterói. O cenário desta pesquisa incluem os seguintes serviços de saúde compõem essa rede de Atenção no município de Niterói-RJ: CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e drogas), Programa Médico de Família, Serviço de Álcool e Drogas, Consultório na Rua. Esta foi aprovada pelo CEP conforme a Resolução de nº 466/12.
Discussão e Resultados Alguns fatores mencionados como facilitadores do acesso foram: o fato do cuidado acontecer no território, o trabalho dos redutores de danos que executam um cuidado próximo dos usuários, a atitude de acolhimento e responsabilização, o atendimento a demanda espontânea, trabalhar na perspectiva da intersetorialidade, adoção de uma perspectiva ampliada da saúde, considerar a existência outras redes que operam o cuidado no território, tomada de decisões coletivas entre os profissionais dos diferentes serviços que constituem a rede, o diálogo entre os diferentes pontos de cuidado. Já os dificultadores de acesso são: ausência de conversa entre os diferentes pontos da rede de cuidado, precariedade da rede, rotatividade dos profissionais, burocratização, o estigma, serviços com recepção fechada, pouca articulação entre dispositivos de cuidado, inexistência de CAPS 24h, falta de diálogo entre a gestão e os serviços, formação dos profissionais, vínculos frágeis de trabalho, desafios cotidianos atuar de fato no território, na vida da cidade, uma visão tradicional das família sobre o melhor cuidado envolver a abstinência, reclusão.
Conclusões/Considerações Finais Ao término deste estudo, foi possível constatar que apesar da precariedade da rede, existe um investimento dos profissionais em tecer redes singulares centradas nos usuários. Foi possível perceber uma tímida utilização das redes informais e dos recursos do território no cuidado aos usuários de drogas.
|