Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

12/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 21 - Qualidade da Informação de Saúde na Internet

10799 - A BUSCA DE INFORMAÇÕES SOBRE O DIAGÓSTICO E O TRATAMENTO DO CANCER COMO ESTRATEGIAS DE ENFRENTAMENTO
FRANKLEIN VIEIRA MAIA - HOSPITAL ANA COSTA, THAIS LAUDARES SOARES MAIA - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS, SILVIA REGINA VIODRES INOUE - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS, JULIANA DOS SANTOS TAVARES - HOSPITAL GUILHERME ALVARO


Apresentação/Introdução
O câncer é um grave problema de saúde pública, estima-se que até 2030, haverá 27 milhões de novos casos em todo o mundo e 17 milhões de mortes pela doença. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados,entre eles o Brasil. Além dos incômodos físicos da doença e do tratamento,o aciente com câncer vivência mudanças no status social, na imagem, entre outras. Frente as mudanças impostas pela doença e o tratamento, o paciente elabora estratégias de enfrentamento para se adaptar, essas estratégias de enfrentamento podem ser focadas no problema ou na emoção, apresentando diferentes desfechos em relação a forma de lidar com a doença e seus desdobramentos.


Objetivos
Este estudo analisou a influência da busca de informações sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer no lidar com o diagnóstico e o processo de adoecimento.


Metodologia
Utilizou-se metodologia qualitativa com entrevista semiestruturada com a seguinte pergunta: Você buscou informações e conhecimento sobre o seu diagnóstico e seu tratamento? A coleta de dados ocorreu no Ambulatório de oncologia de um hospital estadual, foi entrevistado dez pacientes de ambos os sexos com idade a partir de 18 anos, diagnosticados com câncer do tipo sólido sem possibilidade de cura.


Discussão e Resultados
Os resultados foram organizados em categorias: Mundo virtual, os pacientes (3) buscam informações em sites como google, e participam de grupos em redes sociais e blogs de outros pacientes. Relatam conseguir conhecer melhor sobre a doença, e trocar informações, facilitando a maneira de lidar. Alguns estudos apresentam a complexidade que é avaliar e controlar as informações sobre saúde disponíveis na internet, embora os pacientes acreditam que seja uma ferramenta útil se faz necessário uma crítica e rigor em relação aos sites visitados. Categoria profissionais de saúde; os pacientes (3) procuram no serviço de saúde ou fora do serviço, profissional de saúde para tirar dúvidas sobre a doença ou tratamento. Categoria não busco informações, os pacientes (4) apresentam uma postura passiva em relação ao tratamento, não questiona e não busca conhecer mais sobre o diagnóstico e o tratamento.


Conclusões/Considerações Finais
A busca de informações sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer é entendido como uma estratégia de enfrentamento focada no problema, a medida que o paciente toma uma atitude participativa e ativa de compreender melhor seu diagnóstico e o tratamento, ele encontra ferramentais para lidar de modo positivo com o processo que envolve o adoecimento. Neste estudo foi possível observar uma atitude passiva em relação a busca de conhecimento sobre o tratamento.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação