Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 3 - Aplicabilidade de uma Perspectiva de Justiça mais Inclusiva

10863 - A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: ADOTANDO UM NOVO PARADIGMA DE JUSTIÇA
CLAUDIA BORGES PARAIZO - FIOCRUZ/ UFRJ, LUC BÉGIN - UNIVERSIDADE LAVAL QUEBEC-CANADA, MARIA HELENA MACHADO - FIOCRUZ, MARIA CLARA DIAS - UFRJ


Apresentação/Introdução
No Brasil existem 46,6 milhões de pessoas com deficiência funcional, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica (IBGE) de 2010, aproximadamente 24% da população brasileira.
Paralelamente ao comprovado aumento da população com deficiência, houve também uma preocupação mais evidente com questões relacionadas à acessibilidade, ao trabalho e entre várias outras, sobre a possibilidade de uma vida sem a presença de barreiras que possam impedir a autonomia e a inclusão social deste publico.
Acredita-se, que assim como estamos paulatinamente transformando nosso paradigma do que seja uma vida satisfatória e um indivíduo socialmente integrado, também a forma de fazer a gestão nas organizações possa ser modificada, de maneira a permitir que indivíduos mais vulneráveis, como as pessoas com deficiência, possam ser contemplados com melhores condições para o exercício da cidadania sob um certo paradigma de igualdade.


Objetivos
O objetivo deste artigo é conjugar a proposta da ética organizacional nas empresas a uma perspectiva moral e política de justiça, a saber, a perspectiva dos funcionamentos, de maneira a melhor abordar questões normativas e participativas que envolvem nosso contemporâneo conceito de coletividade.


Metodologia
O artigo terá caráter exploratório, descritivo e bibliográfico e será dividido em seis partes: introdução, dados gerais populacionais e educacionais, abordagem normativa, ética (gestão) organizacional, perspectiva dos funcionamentos e conclusão.


Discussão e Resultados
A Perspectiva dos Funcionamentos irá adotar como objeto da moralidade indivíduos entendidos como sistemas funcionais diversos e como objetivo de nossas normas e ações morais o florescimento dos mesmos, garantindo, assim, a particularidade de cada ser e suas demandas específicas. Para alcançar tal objetivo faz-se necessária uma escuta apurada do outro e uma melhor compreensão de nossa relação como o nosso entorno.
Através da incorporação dos pressupostos da perspectiva dos funcionamentos à ética organizacional de empresas, objetivamos promover uma maior reflexão sobre as condições e as oportunidades de trabalho de pessoas com deficiência e questionar a suficiência de uma abordagem normativa meramente procedimental para desfazer barreiras atitudinais, físicas e sociais que permeiam o tema.



Conclusões/Considerações Finais
Pensamos que a capacitação dos trabalhadores com deficiência, através do empoderamento intelectual e atitudinal promova sua auto-estima, seu reconhecimento por parte dos demais e, como isso, sua real possibilidade de preencher posições de destaque e receber um tratamento igualitário. Como resultado acredita-se que a pesquisa possa contribuir para a implementação de políticas públicas que melhor preencham as demandas éticas de seus integrantes.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação