Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

11/10/2016 - 10:45 - 12:00
GT 27 - Imagens, Memórias e Perspectivas sobre o Comer

10909 - A COMIDA JUDAICA: COMENSALIDADE E RITUAIS DA CULTURA A PARTIR DO FILME “UM VIOLINISTA NO TELHADO”
CLARISSA MAGALHÃES - UERJ, FRANCISCO ROMAO FERREIRA - UERJ, SHIRLEY DONIZETE PRADO - UERJ


Apresentação/Introdução
O judaísmo é uma das religiões monoteístas mais antigas e carrega consigo uma série de símbolos, inclusive no ato de comer. A culinária representa uma forma de comunicação capaz de promover o entendimento e o fortalecimento das relações sociais e na religião judaica está constantemente presente através dos rituais judaicos. Suas cerimônias vão muito além de rituais passados de geração a geração e sua tradição se volta constantemente para o alimento.Foi abordado a religião judaica onde a comida tem um papel fundamental para sedimentar a cultura deste povo.
A aproximação do campo da Alimentação e Nutrição com as produções audiovisuais tem grande valor para uma melhor compreensão da cultura. De modo geral, esse é o cerne da pesquisa. O filme escolhido como objeto é um musical chamado “Um violinista no telhado”. A análise da produção cultural de uma época associada a referências teóricos é seguramente um instrumento que estimula a reflexão, explica, contextualiza e questiona a práticas sociais e comportamentais.




Objetivos
O objetivo é compreender sentidos e significados presentes nas festas e ritos da cultura judaica a partir de uma obra cinematográfica.


Metodologia
O filme é o fio condutor para discutir a comensalidade judaica, seus rituais e padrões culturais. Ele foi utilizado por nós como um “estudo de caso”, na medida em que a análise das cenas e dos personagens permite compreender o que provavelmente aconteceu no cotidiano de algumas famílias da comunidade judaica. O filme retrata de forma muito poética uma realidade possível que é compartilhada por todos e reconhecida como uma leitura plausível dos fatos. Para falar sobre a sociedade é preciso interpretar a maneira como as pessoas se organizam e como agem diante da rotina de representações padronizadas (BECKER, 2008).As cenas foram analisadas pelo método indiciário descrito pelo historiador Carlo Ginzburg(2011), como um guia para compreender as relações sociais. Para este autor, o trabalho feito pelo pesquisador deve se assemelhar ao dos caçadores que seguem a pista deixada pelo animal para chegar à presa.


Discussão e Resultados
É um filme que serve de metáfora para as transformações socioculturais ocorridas naquele tempo o seu papel é fazer o uso das imagens para trabalhar a memória. Ele versa entre as mudanças de costumes de uma sociedade tradicional que vai em direção à sociedade contemporânea e explora, a partir dos recursos de ficção, a passagem gradual rumo a um novo modelo de relações afetivas e familiares (SINGLY, 2007). A sua narrativa é linear e direta. De maneira geral, o filme trata o papel da tradição no âmbito familiar. A palavra tradição é usada como uma maneira do povo judeu se equilibrar e se estabelecer diante das influências externas. O papel da comida nesse processo fica bastante evidenciado e muito valorizado por ser o protagonista um leiteiro que cuida de suas vacas e comercializa leite e queijos na comunidade. Esses elementos aparecem nas primeiras cenas, reforçando a ligação entre identidade e o simbolismo dos alimentos nas relações sociais, na vida. As palavras do personagem ilustram bem o papel das práticas ritualizadas e cotidianamente reiteradas na manutenção da identidade dessa comunidade em suas adversidades.


Conclusões/Considerações Finais
A discussão girou em torno de categorias como comensalidade, religião, tradição e a problemática apresentada a partir de quem é o judeu e de onde ele veio ficam bem representados por Tevye e sua família.A comensalidade desempenha papel importante nesse desenrolar social e cultural.Ressaltamos a complexidade em relação ao alimento, a comida e a maneira como se apresenta como elemento fundamental dentro do contexto social de sociedades e por isso são regidos por regras que por sua vez fazem parte dos preceitos religiosos dentro do campo do Sagrado. A sociedade muda,as leis mudam,os costumes se modificam, mas o discurso religioso,não pode mudar.As tradições sobrevivem porque são adaptações, são o resultado de uma seleção cultural natural.E se desligar delas pode significar a perda de coisas essenciais para o bem estar. Ela faz conexão com a terra de origem. Existe uma nostalgia quanto aos pratos das festas religiosas, pois são logo associados com antepassados,dando sentido à palavra casa.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação