Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

12/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 9 - Práticas Integrativas de Saúde, Promoção e Modo de Vida Saudável

11028 - PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE NO CARIRI CEARENSE: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS
JOÃO PAULO XAVIER SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, FRANCICLEIDE GEREMIAS DA COSTA SOUZA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, AURYLENE CORDEIRO LÔBO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, ESTÉPHANI VITORINO CORREIA DA SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, LEILANY DANTAS VARELA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, ANTONIO GERMANE ALVES PINTO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI


Apresentação/Introdução
O Programa Academia da Saúde surge no ano de 2011 como estratégia do Ministério da Saúde em promover saúde e produzir cuidado nos municípios brasileiros. Operacionaliza a promoção de práticas corporais e atividade física, educação em saúde e fortalece a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Sua estruturação ocorre por meio da implantação de polos em espaços públicos constituídos de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Nesse sentido, o Programa Academia da Saúde amplia a integralidade no Sistema Único de Saúde em múltiplos espaços do território. As ações estão relacionadas à Atenção Primária a Saúde, atuando em parceria com as Unidades Básicas de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Dessa forma, destacam-se a corresponsabilidade e a atuação multiprofissional, na interação de saberes, sujeitos e práticas no cotidiano comunitário, reconhecendo os usuários como protagonistas da construção de seus modos de vida.


Objetivos
Analisar o processo de implantação do Programa Academia da Saúde para promoção da saúde no território com ênfase nos sujeitos, saberes e práticas.


Metodologia
Pesquisa do tipo qualitativa, de abordagem descritiva com enfoque crítico-reflexivo. Teve como cenário a macrorregião de saúde do Cariri, composta por 45 municípios no sul do estado do Ceará. Participaram usuários, profissionais e gestores do Programa Academia da Saúde. As técnicas de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, a observação sistemática e documentos. A análise pautou a triangulação de dados com enfoque hermenêutico crítico. No que concerne aos aspectos éticos e legais da pesquisa com seres humanos, foram asseguradas as normas da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. O presente trabalho teve parecer positivo após avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) sob o número 328933.


Discussão e Resultados
Durante o processo de implantação do Programa Academia da Saúde, evidencia-se a dificuldade do acesso por parte população. Convergem relações individuais na construção do seu estilo de vida saudável pelos usuários. De modo recorrente, a necessidade dos usuários envolve o apoio e suporte profissional para a prática de atividade física em espaços públicos. Entre as equipes de saúde, as tensões cotidianas envolvem a demanda e a oferta de ações coletivas em saúde. Para os gestores, a oportunidade de implantar o programa nos municípios, estabelece mais um serviço para integralizar o cuidado e intensificar a promoção da saúde. Na região do Cariri Cearense, experiências exitosas apresentam vínculos positivos construídos entre as equipes de saúde de diferentes serviços. Os saberes ainda tangenciam a promoção da saúde, embora o processo indique uma integralização em consolidação. As práticas se apresentaram distintas a depender do perfil da comunidade, do usuário, das equipes e da gestão onde os polos estão inseridos.


Conclusões/Considerações Finais
Considera-se que a implantação do Programa Academia da Saúde na macrorregião de saúde do Cariri é moderada em relação ao perfil demográfico e polos implantados. O conhecimento dos sujeitos envolvidos sobre os princípios do programa é incipiente. Por conta das lacunas nas intervenções públicas durante esse processo, se abre um espaço de inserções desvirtuadas nos espaços públicos que comprometem os benefícios que poderiam emergir para a sociedade. A baixa interlocução dos profissionais de saúde com os dispositivos e instrumentos disponíveis no território desfavorece a construção de modos de vida saudáveis e a atividade física ocorre, por vezes, de maneira desresponsabilizada. Porém, ressaltamos a existência de alguns contextos exitosos onde as práticas de saúde são desenvolvidas em polos já implantados na Atenção Primária em Saúde, nesses são potencializados atividades e caminhos para uma vida saudável que apontam para um horizonte de possíveis mudanças.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação