Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

12/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 36 - Saberes e Práticas na Atenção Básica

11083 - CAPACITAÇÃO EM SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: VIVÊNCIAS PRÁTICAS NO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA SOBRE DROGAS DO ESPÍRITO SANTO
CAMILA BARCELOS VIEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, RAYANE CRISTINA FARIA DE SOUZA - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CEPAD), JÉSSIKA FIALHO HONÓRIO - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, KELINSON DE SOUZA ROCHA - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, LORENA SILVEIRA CARDOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES, PHABLO WENDELL COSTALONGA OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES, MARLUCE MIGUEL DE SIQUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES


Período de Realização da experiência
Ocorreu ao longo do ano de 2015, durante a terceira etapa do projeto CRR-ES.


Objeto da experiência
As atividades teórico-práticas desenvolvidas pelo Centro Regional de Referência sobre Drogas do Espírito Santo (CRR-ES), nos cursos de capacitação oferecidos em parceria com o Ministério da Justiça/SENAD e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Álcool e outras Drogas (CEPAD) em parceria com os municípios de Vitória (PMV) e Vila Velha (PMVV).


Objetivo(s)
Relatar a experiência das atividades teórico-práticas desenvolvidas pelo Centro Regional de Referência sobre Drogas do Espírito Santo (CRR-ES), no ano de 2015.


Metodologia
Foram descritas as atividades do CRR-ES no ano desde o ano 2011, ano da sua criação. Além disso, buscou-se descrever a construção pedagógica dos cursos no ano de 2015, trazendo um enfoque nas atividades práticas, um dos elementos inovadores da terceira etapa do projeto, na perspectiva dos participantes, a saber: a equipe de supervisão, os preceptores e os profissionais capacitados.


Resultados
O CRR-ES vem desenvolvendo um conjunto de ações para melhoria da atenção integral dos usuários de substâncias psicoativas (SPAs) e seus familiares na rede compartilhada de cuidados, dentre elas, a publicação de 06 cadernos técnicos, 01 livro em processo de publicação e 03 dissertações defendidas. Já foram desenvolvidas 02 etapas de capacitação de recursos humanos pelo CRR-ES, a saber: 1ª etapa (2011-2012) e 2ª etapa (2013-2014). Durante o ano de 2015 aconteceu a 3ª etapa do CRR-ES, tendo sido oferecidos 04 cursos, trazendo como elemento inovador a realização de atividades práticas em serviço, através de visitas técnicas. Os equipamentos a serem visitados foram o CAPS AD, o CENTRO POP e Unidades Básicas de Saúde. Ao fim do bloco prático eram realizadas rodas de discussão com todos os atores envolvidos. De forma geral, os atores envolvidos concordaram a respeito da relevância dos processos formativos, que permitiram conhecer e vivenciar os atributos das redes de atenção dos municípios.


Análise Crítica
A oferta de experiências práticas, na forma de visitas técnicas, a serviços da rede de atenção aos usuários de substâncias psicoativas, foi algo que se mostrou de enorme valia na formação dos alunos, mas também, representou tanto um grande desafio – integração ensino-serviço, como um dilema – aproximação do setor educação dos demais setores, para execução desta experiência pioneira de formação teórico-prática pelo CRR-ES. Fomentou-se um ambiente de aprendizado dinâmico com discussões produtivas referentes aos temas de relevância aos serviços e a temática do curso, com participação integrada dos alunos e dos profissionais do serviço. As rodas de discussão foram espaços de debate sobre questões relevantes tanto na atenção individual quanto na coletiva dos usuários/familiares e fomentaram trocas de informação e desenvolvimento de percepção crítica e fundamentada quanto à temática e aos serviços/equipamentos.


Conclusões e/ou Recomendações
Há uma concordância entre os atores do projeto no que diz respeito às contribuições das experiências práticas na formação - nível capacitação, possibilitando uma ação crítico-reflexiva, bem como um protagonismo com co-responsabilidade social e institucional.
Os cursos oferecidos pelo CRR-ES servem como ponto de partida para a abertura de espaços para a discussão da temática, com o intuito de capacitar e desmistificar o imaginário social que envolve as drogas e seus usuários, possibilitando um olhar voltado para o “sujeito e seus diferentes aspectos”.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação