11/10/2016 - 13:30 - 15:00 GT 3 - As Diversas Faces da (In)justiça na Área da Saúde |
11091 - CONTÉM SOFRIMENTO: OS BASTIDORES DOS CONSUMO GABRIELA BERTTI DA ROCHA PINTO - UFF, ANNA BASTOS - UFRJ, KARYNN VIEIRA CAPILÉ - UFF, LUCAS LOPES - UFF, DANIELLE DAVID - UFF
Período de Realização da experiência A experiência foi realizada no período de agosto à dezembro de 2015.
Objeto da experiência A experiência teve como objeto a produção de um filme de curta metragem para apresentação no II Seminário de Integração do programa de Pós graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBios), o qual os autores fazem parte. E, também, para posterior função como material didático visando à ampliação e a promoção do debate acerca das relações entre consumo, saúde e ética.
Objetivo(s) O filme de curta metragem tem como objetivo incitar o debate acerca das relações de consumo, mídia, saúde e ética. Através da exposição das embalagens de produtos, o filme remete à forma de produção do mesmo, demonstrando a dicotomia entre o que é explicitado em seu rótulo e o oposto do modo de extração de seu conteúdo. Possui com isso a intenção de colocar em debate os recursos éticos midiáticos e de propaganda para atingir objetivos de marketing e mercado, ignorando importantes questões de saúde e de ética preconizadas.
Metodologia Foi feita extensa pesquisa bibliográfica acerca da questão da mídia e consumo em relação à ética e a saúde. Frases do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) foram utilizadas durante o vídeo para demonstrar a dicotomia do regimento com o que é apresentado pelos produtos.
O curta metragem foi filmado em um supermercado da zona Sul do Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo. Os materiais utilizados foram uma câmera de vídeo, um microfone de áudio e produtos de consumo, dentre eles perecíveis e não perecíveis e que foram escolhidos por se relacionarem aos objetivos do trabalho.
Após um dia de gravação, o filme contou com 20 horas de edição através do programa 'Adobe Premiere' até chegar ao seu formato final.
Resultados O filme curta metragem tem no total de 10 minutos de duração e foi apresentado durante uma mesa redonda, que tinha como macro-tema: a Mídia, no II Seminário de Integração do programa de Pós graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBios), no dia 30 de novembro de 2015.
Como repercussão ele aguçou o debate entorno da relação de consumo X produção X ética. Explicitando a necessidade desse debate na Academia.
Análise Crítica A mídia e o consumo são temas com os quais estamos diariamente envolvidos, este interfere diretamente na saúde pública e poucas vezes são feitos questionamentos e análises sobre tal. Não podemos deixar de fazer críticas e debater sobre algo que tem por ideal atingir muitas pessoas com um objetivo claramente definido de mercado visando lucro, a qualquer custo.
Detém alto poder de transformação social e com isso dominam a formulação de opiniões do senso comum, as quais acabam, na maioria das vezes, acarretando em injustiças sociais com grupos historicamente desfavorecidos e que não possuem devido respaldo jurídico para proteção.
Conclusões e/ou Recomendações Pode-se perceber a necessidade da realização desse debate em variados lugares e contextos. Recomenda-se a produção de mais materiais e a divulgação do tema.
Através da promoção de debates sobre o poder e a influência da Mídia frente às transformações sociais e também das injustiças, podemos atingir nossos objetivos de coexistirmos em uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os seres.
|