Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

12/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 10 - Apropriação de TDIC como Estratégia de Implementação de Política

11102 - A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO NORTEADOR DOS PROCESSOS FORMATIVOS NUMA DIRETORIA DE VIGILANCIA E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR-BAHIA
MARCIA MIRANDA BARRETO - DIVAST, RITA DE CASSIA LOPES GOMES - DIVAST


Período de Realização da experiência
O ciclo de oficinas foram realizadas no período de 28 e 29/10, 09, 10 e 16/11/2015


Objeto da experiência
Este texto apresenta um relato da experiência do processo de formulação/elaboração do Projeto Político Pedagógico da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador-PPP/DIVAST/SUVISA/SESAB , enquanto instrumento norteador de suas ações formativas. Visa contribuir com o debate, sempre atual, no campo da saúde coletiva/SUS com os processos de educação permanente em saúde voltados para a formação dos trabalhadores desta Diretoria e da RENAST/BA .


Objetivo(s)
Relatar sobre a construção do PPP/DIVAST/BA, contribuir para a implementação do plano de educação dessa Diretoria; sistematizar e integrar as ações formativas desenvolvidas; garantir espaços de socialização dos fazeres/saberes nos espaços da organização e seus parceiros intra/interinstitucionais; espaços de estudos sobre temas estratégicos, emergentes e peculiares ao processo de trabalho; espaços formativos sobre Saúde do Trabalhador; favorecer relações de vínculo cooperativo entre as áreas de atuação e problematização sobre o cotidiano dos serviços e do trabalho em equipe.


Metodologia
As oficinas para a construção do PPP/DIVAST/BA, contou com a assessoria da Diretoria de Desenvolvimento e Valorização da Universidade Corporativa do Estado da Bahia/CCE/SAEB. Foram organizadas em 07 turnos de trabalho, no período de 28 e 29/10, 09, 10 e 16/11/2015, totalizando 30h de atividades com a participação da equipe dirigente e trabalhadores da DIVAST, bem como dos trabalhadores das áreas de educação em saúde das Diretorias da SUVISA/SESAB. As oficinas foram organizadas pelo NUGTES , implantado na Diretoria em 2012, além do apoio técnico da COGER. Para a construção do PPP/DIVAST/BA, privilegiou aspectos fundantes das metodologias ativas, ou seja, ancoradas nas experiências e reflexões sobre o cotidiano do processo de trabalho e do protagonismo dos trabalhadores desta Diretoria. Seguindo os mesmos princípios que nortearam a construção do PPP/DIVAST e nortearão as atuais e futuras práticas formativas na DIVAST/BA.


Resultados
O Ciclo de Oficinas possibilitou a construção do PPP/DIVAST e como produto final seu mapa estratégico para a Educação Permanente, tendo: propósito - incluir a Saúde do Trabalhador como valor nas Políticas Públicas; valores: a saúde do trabalhador –foco e principal diretriz educação da DIVAST, a aprendizagem finalidade e sentido da área de educação; o diálogo princípio que orienta a atuação da área de educação e a participação corresponsabilidade de todos os sujeitos envolvidos na ação pedagógica. Tem os seguintes princípios norteadores: caráter dinâmico, transformador e emancipatório do conhecimento; perspectiva interacionista da produção do conhecimento; perspectiva ação/reflexão como base do conhecimento e protagonismo dos participantes. Seus eixos de atuação definidos como: ensino, estudo, extensão e assessoria. Foi definido como meta a implementação do PPP, a criação de uma coordenação específica de educação em ST.


Análise Crítica
A partir da análise realizada pelas autoras, protagonistas na gestão do processo da educação permanente, destaca-se os elementos –chave para a efetiva implantação de sua política de Educação na DIVAST/BA. O Grupo de Estudos e Integração – GEI, organizado desde 2008, importante estratégia de consolidação dos processos formativos em saúde; as visitas técnicas, atividade de ação pedagógica, voltadas para estudantes de graduação da área de saúde e os cursos realizados na DIVAST/BA, são facilitadores dos aprendizados que qualificam as práticas cotidianas. A construção do PPP trouxe para o conjunto dos trabalhadores e dirigentes da organização reflexões sobre seus olhares para a educação permanente: sua concepção, seu papel, seu sentido e seu caráter político. Tais reflexões, inscrevem suas inquietações, construções e os desafios que estão colocados para implementação de uma área de educação nesta DIVAST. Portanto, capaz de requalificar as práticas, seu significado e significante.


Conclusões e/ou Recomendações
A definição do PPP/DIVAST/BA possibilitou dentro de uma perspectiva da construção coletiva de saberes, definir o que queremos na estrutura do funcionamento da educação permanente da DIVAST. Ou seja, sua estrutura política, sua estrutura operacional, e o desenho de seu organograma. Nesse sentido o PPP já se constitui como disparador da proposta de educação para o trabalho na saúde, já apontando mudanças significativas nos processos formativos realizados a partir de sua construção.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação