10/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 25 - Discursos das Campanhas sobre Saúde |
11144 - A POSSÍVEL SOLIDÃO EM ADOLESCENTES E A RELAÇÃO COM O USO DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SANDRA REGINA FREITAS DE SOUSA - UNIFOR- UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Apresentação/Introdução A internet é a via de comunicação mais utilizada na atualidade e é a preferida dos adolescentes que estão dependentes dela. Para eles, ela assegura o anonimato e afasta as preocupações e a ansiedade que a vida real proporciona. Além disso, essa segurança também é virtual, e na opinião de vários profissionais da saúde, pode ocasionar solidão por causa do isolamento social e causar doenças e distúrbios emocionais.
Objetivos O Presente trabalho tem o objetivo de investigar o que já foi produzido cientificamente acerca da solidão em adolescentes ligada à internet ou redes sociais, com a intenção de saber se os jovens que ficam muito tempo conectados e quando não estão fazendo uso da rede sociais se eles se sentem solitários; avaliar se o jovem viciado em internet tem um bom relacionamento social; Identificar a possível causa de solidão e apresentar possíveis consequências do uso excessivo da internet ligada a solidão.
Metodologia Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se uma revisão integrativa em sete artigos científicos em inglês e português, textos completos e gratuitos com temáticas relacionados ao tema, pesquisados nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SCIELO (Scientific Eletronic Library on line) e PubMed e os descritores: loneliness (solidão) and adolescent and internet e and Social Networking. Encontrou-se 243 textos e apenas sete faziam relação ao tema pesquisado. A pesquisa foi realizada no período entre março a agosto de 2016. Os dados obtidos na presente pesquisa foram analisados e apresentados de forma descritiva.
Discussão e Resultados Os psicólogos, sociólogos pedagogos e psiquiatras em suas pesquisas com jovens estudantes do ensino médio na Turquia e China, no Brasil foi examinado se haveria diferenças na solidão ligado a internet em pessoas de três grupos etários (adolescentes, adultos e idosos) e solidão o quão difícil é para alguns ficar sozinho, ainda mais em nossa cultura que valoriza a convivência em família e a amizade. E também trazem como resultado o crescimento da dependência no uso excessivo da internet e redes sociais. Dizem que a falta de orientação e controle no tempo gastos conectados, pelos jovens, está levando-os a um isolamento social na dedicação aos amigos virtuais; ao aumento da solidão e outras doenças a ela associada e a falta de relacionamento real está minando a vida desses estudantes.
Conclusões/Considerações Finais nos estudos ficou claro o aumento de jovens que se sentem solitários, mesmo, fazendo uso das redes sociais e da internet, do relacionamento real prejudicado na troca do envolvimento virtual e na consequência que a solidão provoca na saúde mental e física desses jovens. Porém não podemos afirmar com certeza que há crescimento da solidão relacionada a internet devido à escassez de artigos científicos, dados estatísticos relacionado a esse assunto, principalmente no Brasil.
|