Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

11/10/2016 - 15:00 - 16:30
GT 26 - Histórias e Experiências Emancipatórias

11230 - A EXPERIÊNCIA EXITOSA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO PARTICIPATIVA E CONTROLE SOCIAL NO HOSPITAL SOFIA FELDMAN
MARILIA APARECIDA ROSÁRIO OLIVEIRA SANTOS - HOSPITAL SOFIA FELDMAN


Período de Realização da experiência
Experiência implantada desde 1994 e permanece em curso.


Objeto da experiência
No Hospital Sofia Feldman, instituição que presta assistência materno-infantil a população de Belo Horizonte e Estado de Minas Gerais os atendimentos são exclusivamente oferecidos pelo SUS. O HSF desenvolve seus princípios de universalidade de acesso, integralidade e equidade na assistência à saúde e participação da comunidade, através do controle social. São duas as instâncias de participação no HSF: Associação Comunitária e Conselho de Saúde do Hospital Sofia Feldman. Juntos, buscam o envolvimento da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, com avaliação de objetivos, processos e resultados.


Objetivo(s)
Relatar a experiência exitosa da gestão participativa e controle social no cotidiano do Hospital Sofia Feldman.


Metodologia
Trata-se de relato de experiência sobre a atuação de duas instâncias: gestão participativa e controle social na dependências do Hospital Sofia Feldman no apoio aos usuários do Sistema Único de Saúde em defesa de seus direitos e através da fiscalização da aplicação das verbas públicas destinadas ao hospital por meio de projetos que buscam manter a parceria da comunidade, trabalhadores e gestores.


Resultados
Desde 1994, a comunidade presta serviço voluntário diariamente nas dependências do Hospital por meio da execução dos seguintes projetos: Amiga da família – Auxiliam as mães que tem seus filhos internados e estão alojadas no Hospital. Ouvidoras – Escutam os usuários e encaminham suas sugestões, reclamações, elogios e denúncias à administração do HSF e ao presidente da Associação Comunitária. Apresentam as dependências do hospital à gestante e a seu acompanhante. Plantonista Social - Apoia os usuários e trabalhadores e faz a intermediação dos conflitos entre a equipe de assistência e usuários na ausência dos diretores do HSF. Educadores do Controle de Infecção Hospitalar – Orientam usuários e visitantes quanto a assepsia das mãos, entrada de alimentos e assento no leito do paciente. Em 2006 foi criado o Conselho Local de Saúde com as seguintes Comissões: Custos e Financiamentos, Controle e Avaliação, Comunicação, Gestão e Força, atendendo a Lei Federal 8.142/90.


Análise Crítica
Os projetos implantados pela Associação Comunitária de Amigos e Usuários dos Hospital Sofia Feldman, assim como as atuações do Conselho Local de Saúde promovem maior envolvimento da comunidade nas ações desenvolvidas pelo hospital; melhoria da conduta do profissional na assistência ao paciente e consequente melhoria na satisfação do usuário atendido na instituição, buscando efetivar os princípios e diretrizes propostos pelo Sistema Único de Saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
O Hospital Sofia Feldman abriu suas portas para atuação da comunidade pois a acredita que a comunidade presente na assistência intensifica o respeito ao usuário e em relação ao controle social, sua presença na instituição possibilita a fiscalização e o acompanhamento das ações e serviços de saúde desenvolvidos na instituição para garantir a melhor aplicação dos recursos públicos.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação