Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

11/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 34 - A Construção da Práxis no e para o Trabalho: Desafios Éticos e Epistemológicos

11351 - O USO DOS AGROTÓXICOS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA E CASOS DE CÂNCER ATENDIDOS NO HOSPITAL DE CÂNCER DE MATO GROSSO: É POSSÍVEL ESTABELECER UMA RELAÇÃO?
MARCIA LEOPOLDINA MONTANARI CORRÊA - UFMT, JULIENE CRISTINA DE ARRUDA - UFMT, WANDERLEI ANTÔNIO PIGNATI - UFMT, ALINE RAGNINI BENEVIDES CORREIA - UFMT, DANTE GALILEU BOTELHO DE SOUSA - UFMT, ANNA BEATRIZ MEIRA PINHEIRO - UFMT, THIAGO USHIDA - UFMT, FRANCCO ANTÔNIO NERI DE SOUZA E LIMA - UFMT, JACKSON ROGÉRIO BARBOSA - UFMT


Apresentação/Introdução
O processo produtivo agrícola brasileiro está cada vez mais dependente dos agrotóxicos e fertilizantes químicos, sendo o país considerado o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Em Mato Grosso esse processo produtivo evidencia a exposição das populações aos agrotóxicos, devido à localização das cidades em áreas com intensa atividade agrícola e ao uso em grande escala por meio de pulverizações aéreas ou terrestres que contaminam os alimentos, ar, água, solo e expõem toda a população aos riscos de agravos à saúde. Essa exposição tem causado severos efeitos, sejam eles agudos ou crônicos à saúde humana, dentre os quais destaca-se o aumento dos casos de câncer nestas populações. Um dos ingredientes ativos mais utilizados como herbicida nas lavouras do estado, o Glifosato, foi recentemente reclassificado pela Organização Mundial de Saúde como Provável Agente Carcinogênico para humanos, aumentando sua potencialidade de risco à saúde humana. Neste sentido cabe questionar: é possível estabelecer relação entre a exposição aos agrotóxicos e os casos de câncer no estado de Mato Grosso?


Objetivos
Descrever o uso dos agrotóxicos e o perfil epidemiológico dos casos de câncer atendidos no Hospital de Câncer de Mato Grosso e sua relação com a produção agrícola dos municípios de origem, por meio da análise de prontuários e fichas dos pacientes.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quali-quantitativa. Para a realização do estudo o projeto foi devidamente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, tendo sido aprovado em todas as instâncias. Foram realizadas reuniões com a equipe do SAME –Serviço de Arquivo Médico e Estatístico do Hospital e analisados prontuários e fichas dos pacientes que estiveram internados ou em tratamento ambulatorial no período de 2009 a 2015, no Hospital do Câncer de Mato Grosso. Estas fichas estão disponibilizadas no Sistema informatizado MV, de uso interno do hospital. As informações contidas nos prontuários para a realização da análise são: idade, diagnóstico, local de moradia, atividade profissional, história de vida, estilo de vida, buscando estabelecer uma relação entre a atividade profissional e / ou local de moradia com a ocorrência de câncer.


Discussão e Resultados
Dos resultados até então identificados, observamos a ausência de informações sobre história de vida nos prontuários e fichas. Os registros hospitalares são voltados para a história da doença e não caracterizam a história de vida dos pacientes, como atividades profissionais atuais ou anteriores ou mesmo local de moradia anterior que possam caracterizar uma exposição prolongada aos agrotóxicos. Também nota-se insuficientes informações a respeito dos hábitos e estilo de vida, tais como tabagismo, etilismo, sedentarismo e consumo alimentar. As informações observadas nos prontuários retratam o registro sistemático das características do tumor, bem como da evolução clínica e das formas de tratamento, tais como uso de quimioterápicos, radioterapia e cirurgias, mas não apresenta informações que possam supor nexo causal com a exposição aos agrotóxicos como um dos fatores causadores de câncer.


Conclusões/Considerações Finais
Além da ausência/insuficiência de informações nos prontuários dos pacientes do Hospital de Câncer de Mato Grosso, observa-se que não há um registro regular e sistemático do volume de ingredientes ativos mais consumidos no estado pelos órgãos de fiscalização e controle. Esta ausência e insuficiência de informações contidas, tanto nos prontuários como nos registros dos órgãos de fiscalização agropecuários podem contribuir para a invisibilidade da situação de exposição crônica aos agrotóxicos no estado de Mato Grosso, constituindo assim, um grave problema de saúde pública. A transparência das informações de saúde, salvaguardadas as prerrogativas éticas, é um direito da população e, portanto deve ser considerada na elaboração das anamneses clínicas nas instituições hospitalares, gerando informações fidedignas e capazes de promover ações de redução do uso de agrotóxicos, incentivo ao modelo de produção agroecológico e auxiliar na promoção de saúde da população do estado de Mato Grosso.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação