Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

12/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 27 - Normas, Histórias e Olhares sobre a Cultura Alimentar

11380 - LIVRO DE RECEITAS DE FAMÍLIA: HISTÓRIAS E INGREDIENTES DE COMIDA DE VERDADE - DUQUE DE CAXIAS – RJ
VALÉRIA BAZILIO TERRA - UERJ, ANA LUCIA DOS S.A. DE ALMEIDA - UFRJ, JÉSSICA ROSA MARINHO - UERJ, JULIANA PEREIRA CASEMIRO - UERJ, JULIANA DIAS - UFRJ


Período de Realização da experiência
Este trabalho foi realizado durante o período letivo de 2015.


Objeto da experiência
O Livro de Receitas de Família foi elaborado pelos alunos da rede municipal de Duque de Caxias/ RJ, contendo 49 páginas, incluindo capa e contra-capa, recheadas de receitas que estão organizadas por categorias: café da manhã e lanche, prato principal, guarnição e sobremesa. Antes de cada receita está descrito a história de família, enriquecendo o livro com tradição, cultura e afeto. Identifica a relação da alimentação na formação de saberes e sabores. Além disso, o livro contém imagens das atividades realizadas durante o Projeto nas Unidades Escolas, demosntrando grande potencial para a contextualização de práticas alimentares e permitindo o diálogo sobre alimentação dentro das escolas.


Objetivo(s)
Objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de construção de um Livro de Receitas de Família elaborado a partir de receitas reunidas pela rede municipal de educação de Duque de Caxias/RJ. Intenciona ainda, apresentar reflexões sobre as potencialidades no processo de resgate nas histórias das receitas de família chamando atenção para o fato de que a alimentação não é somente a ingestão de alimentos ou justificação para estudos de estatística e dieta. É também e ao mesmo tempo um sistema de comunicação, um corpo de imagens, um protocolo de usos, de situações e de condutas.
.



Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo, que foi desenvolvido no âmbito de um Convênio de Colaboração Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ).
Iniciou com a Coordenadoria de Alimentação Escolar do município apresentando em 2015, um plano de ação para rede escolar fundamentado no Guia Alimentar para População Brasileira (BRASIL, 2014). A proposta foi a elaboração de um livro com as receitas de família dos alunos da rede municipal de educação. Cada Unidade Escolar ficou responsável pelo desenvolvimento da proposta, como também pelo método de seleção das receitas a serem enviadas para a Coordenadoria. Ao todo 27 unidades escolares aderiram ao Projeto..
Destaca-se assim, que o caminho para captar as receitas foi um processo muito rico, pois não apenas foi elaborado um livro de receitas, mas foram também construídas histórias sobre o comer e a comida.



Resultados
Participaram deste projeto 27 Unidades Escolares de diferentes áreas do município, envolvendo tanto escolas da área rural quanto urbana. Foram enviadas 20 receitas sendo 11 de preparações doces e 09 de salgadas. Além disso, foram encaminhadas histórias de família, fotográfias, uma paródia sobre alimentação saudável e relatos completos de atividades.
Pode-se constatar um repertório bastante variado de atividades desenvolvidas nas escolas, dentre eles destacam-se: a utilização de livros da “sala de leitura” sobre alimentação, a realização de piquenique onde cada aluno levou um lanche para compartilhar,
oficinas com músicas, teatro, concursos de receitas, entre outros.
A versão digital do livro de Receitas de Família, foi lançada em 16 de outubro de 2015 durante as comemorações do Dia Mundial da Alimentação.. A Coordenadoria de Alimentação Escolar solicitou impressão gráfica para ser distribuido nas Unidades Escolares em 2016.



Análise Crítica
Foram enviadas receitas e histórias que envolviam toda a família, pai, mãe e principalmente as avós. Parece haver um “pulo de geração” em termos de habilidades culinários. A necessidade do resgate das habilidades culinárias e da reserva de tempo para dedicar-se ao preparo da alimentação cotidiana, aparecendo como uma “receita” para a manutenção da cultura alimentar. Além disso, percebe-se em experiências relatadas que com a escassez de recursos financeiros para a aquisição de alimentos, as habilidades culinárias aparecem como estratégias que permitem a sobrevivência, mas também agregam a dimensão do cuidado.
Outra constatação a partir das leituras das histórias é que “comida é memória e afeto”. As falas são carregadas por um contexto de afetividade que elevam o status da alimentação: não se trata apenas de fornecer nutrientes e energia que permitem sobreviver, mas trata-se de construir relações afetivas que marcam de forma objetiva e subjetiva a história de vida dos indivíduos.



Conclusões e/ou Recomendações
A construção e divulgação do Livro de Receitas de Família demonstrou grande potencial para o resgate e a contextualização de práticas alimentares, permitindo a construção de espaço-tempo qualificado e adequado para o diálogo sobre alimentação dentro das Unidades Escolares. O envolvimento das famílias e dos alunos nesta construção comprovou o potencial agregador do tema alimentação que foi capaz de resgatar memórias, sentimentos e sentidos relacionados ao cuidado, à saúde e à cidadania.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação