Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 15:00 - 16:30
GT 36 - As Redes de Atenção à Saúde

11426 - IDENTIFICANDO OS PONTOS E TECENDO AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
LUTIANNI DIAS BRAZOLINO - UFF, ALINE COSTA REZENDE - UFF, MARCELA BELLA LOPES - UFF, GEILSA SORAIA CAVALCANTI VALENTE - UFF, VINICIUS DE FIGUEIREDO LOPES - UFF


Período de Realização da experiência
As atividades descritas neste relato de experiência aconteceram no mês de maio de 2016.


Objeto da experiência
O presente relato descreve duas atividades pedagógicas (aula de campo e dinâmica de grupo) realizadas com os alunos matriculados na disciplina Políticas Públicas de Saúde do curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Municipal Joana D’arc do município de Cataguases-MG. Tais atividades foram elaboradas com o intuito de, diferentemente do ensino tradicional, construir de forma conjunta o conhecimento sobre as redes de atenção à saúde tendo por base o modelo proposto por Mendes (2011).


Objetivo(s)
O presente trabalho teve por objetivo promover, por meio de uma aula de campo e uma dinâmica de grupo, a construção do conhecimento sobre os pontos de atenção e sua configuração em rede. Nesta proposta o aluno é estimulado a participar ativamente do processo expondo sua visão sobre o funcionamento do SUS, sendo o professor um mediador que vai adequando o entendimento segundo os princípios do SUS com ênfase na regionalização da assistência.


Metodologia
A dinâmica foi dividida em dois momentos, no primeiro, foi realizada uma aula de campo percorrendo pontos de atenção à saúde do município de Cataguases. Ao longo do trajeto, o professor fazia pequenas pausas para dialogar com os alunos sobre as características dos pontos em questão e os atendimentos ofertados por eles. No segundo momento, foi realizada uma atividade em que os alunos foram estimulados a identificar os pontos de atenção e distingui-los dos sistemas logísticos e de apoio. Após, foi solicitada a identificação dos pontos que são portas de entrada do SUS e dentre estes o ordenador da rede. A seguir, com auxílio de uma fita colorida, foi proposta a montagem de uma rede tendo o ordenador ao centro com os demais pontos circundando-o de forma que toda a rede estivesse interligada. Por fim, os sistemas logísticos e de apoio foram organizados lateralmente à rede perpassando a mesma. Durante toda a dinâmica, o professor avaliou a construção do conhecimento dos alunos.


Resultados
Na aula de campo, considerando os saberes dos alunos, os mesmos conseguiram debater e entender com o professor as funções e as diferentes atividades realizadas pelos pontos de atenção. Esta etapa estimulou a construção do conhecimento sobre os pontos de atenção à saúde. No segundo momento da dinâmica, os alunos conseguiram diferenciar, com certa facilidade, os pontos de atenção dos sistemas logísticos e de apoio, os pontos considerados portas de entrada e, de forma unânime, todos os alunos identificaram a UBS/ESF como o ponto ordenador de toda a rede. A teia formada na construção da rede permitiu, de forma lúdica, a compreensão e síntese da lógica do sistema, proporcionando apreensão do conteúdo.


Análise Crítica
A partir da dinâmica, os alunos conseguiram fixar e correlacionar diversos conceitos discutidos na disciplina ao longo do semestre letivo e compreender que cada ponto tem sua identificação, sua importância e seu posicionamento estratégico dentro da rede de atenção à saúde a fim de garantir o cumprimento dos princípios organizativos e doutrinários do SUS. A associação dos métodos pedagógicos discutidos neste relato mostrou-se pertinente e eficaz para a consolidação e fixação do conhecimento. Durante a aplicação da dinâmica, observou-se mudança no comportamento dos participantes, uma vez que, no início, eles apresentavam-se tímidos e inseguros e, com o desenvolvimento da dinâmica, eles adquiriram segurança e sentiram-se estimulados e encorajados a refletir e discutir sobre o tema. Ao comparar esta estratégia de ensino à tradicional, o professor conseguiu avaliar com mais precisão a concretização do aprendizado de seus alunos.


Conclusões e/ou Recomendações
A compreensão dos atores do SUS sobre a organização do sistema em redes facilita o acesso do usuário aos serviços em todos os níveis de atenção. A dinâmica poderá ser aplicada para públicos diversos, tais como gestores, conselheiros e profissionais de saúde especialmente os das equipes de saúde da família, com a finalidade de facilitar a fixação e consolidação do conhecimento acerca das redes de atenção à saúde e o papel ordenador da atenção primária. Além disso, a dinâmica possibilitou e estimulou confiança, iniciativa, cooperação e participação tanto nos alunos quanto no professor.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação