Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 15:00 - 16:30
GT 27 - Alimentação, Educação e Cuidados para uma Saúde Coletiva

11677 - CAPACITAÇÃO GERENCIAL DOS PERMISSIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO : DESENVOLVIMENTO DE ATORES SOCIAIS PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
NILMA MORCERF DE PAULA - UFRJ, TANIA MUZY DA SILVA - UFRJ, PAULO CESAR L. PEREIRA - UFRJ, CECI FIGUEIREDO M. SANTIAGO - UFRJ, RICARDO GUIMARÃES MATIAS - UFRJ, ROSANGELA ALVES PEREIRA - UFRJ


Período de Realização da experiência
A capacitação foi realizada no período de março a julho de 2015, totalizando 60 horas.


Objeto da experiência


Foram objeto de estudo os atores sociais responsáveis pelo processo decisório de planejamento e execução de cardápios oferecidos nos serviços de alimentação permissionários estabelecidos no Centro de Ciências da Saúde – CCS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, representados nesta ação pelos proprietários e gestores desses estabelecimentos.



Objetivo(s)
O curso teve como objetivo maior capacitar os atores sociais participantes para a adoção de práticas de melhorias contínuas para uma gestão inovadora focada na promoção da alimentação saudável.
Para isso, foram delineados os seguintes objetivos específicos:
1. Compreender a importância da promoção de alimentação saudável em empreendimentos gastronômicos;
2. Identificar os pontos fortes e fracos da gestão de seu negócio em alimentação;
3. Aplicar os conceitos de promoção da saúde e de gestão em sua área de atuação, e;
4. Adequar os serviços aos parâmetros de qualidade apresentados no curso.



Metodologia
A partir dos resultados de pesquisas prévias sobre a oferta de alimentos, condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e de sondagem com os permissionários, foi elaborado o curso de extensão Gestão e Promoção da Alimentação Saudável, para capacitá-los como atores sociais no desenvolvimento de ambiente alimentar propício à promoção da alimentação saudável. O curso foi organizado em 60 horas, distribuídas em 2 dias da semana conforme sugerido pelos participantes. O conteúdo foi organizado em três módulos: Módulo I, histórico; estrutura organizacional e Política da UFRJ para a alimentação no campus; Conceito de Saúde e Sustentabilidade em serviços de alimentação. Módulo II, Gestão de Serviços com ênfase na gestão de pessoas e suas subjetividades; finanças; comportamento do consumidor, dentre outros e, no Módulo III, Atividade Prática orientada para o desenvolvimento de plano de ação, com vistas à promoção da alimentação saudável e melhoria da qualidade da prestação do serviço.


Resultados
Ao término do curso, os participantes definiram ações viáveis para serem implantadas nos serviços, considerando o contexto em que estes estão inseridos. Terão para isso, a orientação de um tutor, escolhido por eles, dentre os professores do curso e contará com a participação de alunos. Dois permissionários já haviam iniciado pequenas alterações na oferta de produtos, tendo em vista o conceito de alimentação saudável, como a diminuição de porções alimentares e a oferta de frutas. Todos os participantes manifestaram o desejo de continuar no processo de capacitação.


Análise Crítica
Os professores e os participantes consideraram a carga horária insuficiente para atingir o objetivo maior do curso. Pela complexidade e amplitude dos temas abordados, sugeriu-se a adoção de maior conteúdo prático contemplando a aplicação de exercícios para fixação de conteúdo, a realização de visitas técnicas, a apresentação de equipamentos e de inovações tecnológicas, a prática em laboratório de informática e a apresentação de controles informatizados.


Conclusões e/ou Recomendações
A ação mostrou-se eficaz uma vez que a avaliação dos participantes sobre o curso, indicou uma alto grau de satisfação com o conhecimento adquirido e que foi potencializado por um novo sentimento vivenciado: o de pertencimento à comunidade acadêmica.
Como uma primeira experiência desta natureza, os docentes se sentem motivados a dar continuidade ao projeto, reformulando- o e ampliando a participação dos outros serviços de alimentação da Universidade.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação