Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

11/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 37 - A Ad(diversidade) do Trabalho na Saúde em Foco: Sujeitos, Competências e Tecnologias

11707 - ENCONTROS, INSTITUIÇÕES E SUJEITOS EM ANÁLISE
LUCIANE MARIA PEZZATO - UNIFESP- BAIXADA SANTISTA


Apresentação/Introdução
A pesquisa que aqui apresento foi desenvolvida no período compreendido entre os anos de 2004-2008, quando acompanhei um grupo de estudos e seus sujeitos, Grupo Alta Pactuada em Saúde Bucal – GAP - Saúde Bucal - que vinha discutindo uma proposta instituinte a fim de modificar o modo de produção do cuidado em Saúde Bucal presente em seus cotidianos na atenção básica do Sistema Único de Saúde - SUS - de Campinas-SP. Tal proposta, denominada Alta Pactuada em Saúde Bucal, gerou algumas análises reveladoras do e no modo de organizar, gerir, intervir e pensar o cuidado em Saúde Bucal no cotidiano de oito cirurgiões dentistas deste serviço. Analisar, refletir e escrever sobre as experiências destes oito sujeitos, integrantes do GAP-Saúde Bucal, me fez assumir o lugar de quem narra os registros produzidos, as intencionalidades e interlocuções entre os sujeitos, responsabilizando-me pelo discurso neles constituído.


Objetivos
Analisar os efeitos e os sentidos que uma proposta instituinte provocou nos modos de agir e pensar de diferentes sujeitos atuantes na Saúde Bucal dos serviços de saúde na atenção básica do SUS Campinas/SP, bem como problematizar a “clínica odontológica” existente no SUS Campinas, trazendo a tona os processos microssociais e micropolíticos presentes nos serviços de Saúde Bucal, a partir da reflexão dos saberes da prática cotidiana dos sujeitos envolvidos com e nesta pesquisa e compreender as relações que se estabeleceram entre as instituições e os sujeitos que se fizeram presentes neste processo.


Metodologia
Trabalhei com dois referenciais teórico-metodológicos: a pesquisa-intervenção na abordagem socioanalitica e a pesquisa-ação, proposta por Kurt Lewin e discutida por diferentes autores. Neste percurso, em que a pesquisa-ação foi se configurando e se (entre)cruzando com e na pesquisa-intervenção, um percurso teórico-metodológico foi produzido e exercitado no que estou denominando pesquisa-ação-intervenção. Para a produção dos dados utilizei o Diário Institucional, produzido por quatro sujeitos integrantes do grupo; o Diário de Pesquisa contendo os registros produzidos por mim e o Diário de Momentos, ao conjunto de “acontecimentos” gerados nesta pesquisa, procurando trazer a singularidade dos encontros do grupo. Para o tratamento do material empírico, parti de dispositivos analisadores que emergiram dos processos de subjetivação dos sujeitos nos encontros do grupo, registrados nos diferentes tipos de diários e na Restituição como possibilidade de análise das implicações dos sujeitos.


Discussão e Resultados
Estas implicações marcaram cada momento vivido, cada possibilidade de encontro ocorrido ou não, entre os sujeitos, as instituições, as entidades, os acontecimentos, os movimentos e as idéias presentes e passadas, gerando esta pesquisa ação-intervenção. Estes acontecimentos contribuíram para provocar rupturas no modo de agir e pensar a Saúde Bucal no SUS Campinas, contrapondo-se com os saberes e práticas da clínica odontológica instituída, seja nestes serviços, seja em seus processos de formação profissional, pois cada um trouxe, a partir de suas experiências vividas, marcas de uma história que os formou e os constituiu como pessoa e como profissional, ou seja, suas implicações.


Conclusões/Considerações Finais
As experienciações da Alta Pactuada, realizadas pelos sujeitos participantes deste estudo, permaneceram bastante demarcadas no campo da Saúde Bucal, fazendo poucas interlocuções com a Saúde Coletiva. Isto porque, o modo de produção de subjetivação do cirurgião-dentista ainda é fortemente direcionado para olhar a boca apenas como um conjunto de “dentes e gengivas”. Daí a relevância desta ação-intervenção proposta nesta tese, no sentido de contribuir para desterritorializar este tipo de modelagem limitante, potencializando formas instituintes/inovadoras na produção do cuidado em Saúde Bucal.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação