Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

11/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 37 - A Ad(diversidade) do Trabalho na Saúde em Foco: Sujeitos, Competências e Tecnologias

11943 - ESTUDO QUALITATIVO DA PERCEPÇÃO DO ADOLESCENTE SOBRE O PROCESSO SAÚDE DOENÇA
JAQUELINE VILELA BULGARELI - FOP/UNICAMP, LUCIANE MIRANDA GUERRA - FOP/UNICAMP, INARA PEREIRA DA CUNHA - FOP/UNICAMP, LÍVIA FERNANDES PROBST - FOP/UNICAMP, BRUNNA VERNA CASTRO GONDINHO - FOP/UNICAMP, KARINE LAURA CORTELLAZZI MENDES - FOP/UNICAMP, FABIANA DE LIMA VAZQUEZ - FOP/UNICAMP, ANTONIO CARLOS PEREIRA - FOP/UNICAMP


Apresentação/Introdução
A adolescência é considerada um período marcado e influenciado pela vulnerabilidade, diretamente associada a fatores individuais, familiares, culturais, sociais, políticos, econômicos e biológicos. A análise da vulnerabilidade social permite ampliar a compreensão dos fenômenos da saúde, considerando seus determinantes e condicionantes, prevenção de doenças e controle de agravos. Considera-se inclusive que pode afetar a saúde, mesmo na ausência de doença, quando há impacto psicológico, social ou mental.


Objetivos
Este estudo buscou compreender a percepção dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sobre a temática “saúde e doença”.


Metodologia
Realizou-se uma pesquisa qualitativa fundamentada à luz da fenomenologia da percepção. O material empírico foi construído através de grupos focais. Os pesquisadores realizaram dois grupos focais com 8 participantes em cada grupo, de ambos os sexos, de 15 a 19 anos, estudantes do ensino médio, frequentadores de uma escola pública de um bairro de alta vulnerabilidade situado na periferia do município de Piracicaba. As etapas percorridas na metodologia a fim de desvelar o fenômeno foram a descrição, a redução e a compreensão.


Discussão e Resultados
Os sub temas foram agrupadas, consolidando quatro grandes temas: Sentidos de Saúde e Doença; Determinantes e Condicionantes em Saúde e Doença; Saúde Bucal; As relações humanas, os sentimentos e a saúde.


Conclusões/Considerações Finais
O estudo possibilitou a compreensão dos sentimentos, ideias e comportamentos dos adolescentes em relação a sua saúde e doença, ressaltando a importância de ressignificar questões que fortalecem a promoção da saúde, enfatizando a articulação intersetorial e multidisciplinar.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação