11/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 12 - Contribuições da Análise Institucional no Ensino |
12107 - ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PARA O SUS LIVIA KEISMANAS DE ÁVILA - FCMSCSP, ADRIANA LIMONGELI GURGUEIRA - FCMSCSP
Período de Realização da experiência PET-Saúde da FCMSCSP de Fevereiro de 2012 a Dezembro de 2014.
Objeto da experiência Ações voltadas a Rede de Atenção à Saúde da população residente na região central do município de São Paulo.
Objetivo(s) Refletir sobre as vivências na iniciação ao trabalho dos estudantes dos cursos de graduação da FCMSCSP, no âmbito da Rede Cegonha, Pessoas em situação de Vulnerabilidade, Promoção da Saúde, Acessibilidade e Humanização, Urgência e Emergência, Álcool e Drogas e Envelhecimento.
Metodologia A atividade, fundamentada no PET-Saúde do Ministério da Saúde, Brasil, iniciou a partir do estabelecimento de grupos tutoriais e interdisciplinares, compostos por profissionais dos diferentes serviços de saúde e estudantes dos três cursos de graduação (medicina, enfermagem e fonoaudiologia). Tais grupos passaram então a desenvolver estratégias de intervenção nas diferentes Redes de Atenção à Saúde, bem como pesquisas voltadas as necessidades do Sistema Único de Saúde.
Resultados No período do programa foram desenvolvidas ações como resultado da qualificação do trabalho em saúde e no compromisso de cumprir com a implantação de ações que fortalecem o Sistema Único de Saúde. Ações estas que permearam a capacitação do profissional e trabalhador em saúde, bem como o comprometimento em desenvolver habilidades da comunidade no manejo de situações que envolvem vulnerabilidade em saúde, além de propostas inovadoras de concretização de Redes de Atenção à Saúde.
Análise Crítica As ações identificaram a dificuldade de interlocução entre os diferentes serviços envolvidos e possibilitaram a reflexão sobre processos de comunicação mais efetivos entre eles e entre os serviços e a instituição de ensino.
Conclusões e/ou Recomendações Incorporar ações semelhantes na formação continuada de profissionais de saúde, possibilitando uma assistência compartilhada e com valorização das necessidades em saúde, a fim de reconhecer o serviço de saúde como espaço de formação e educação permanente, que oportuniza a reflexão do processo de cuidado.
|