|
Grupos Temáticos
11/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 30 - Educação Popular na Formação em Saúde |
12127 - AÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DOS MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POULAR EM SAÚDE NA PARAÍBA: O APOIO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PINAB JANAÍNA GOMES LISBOA - UFPB, RENAN SOARES DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB, PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB, ADRIANA MARIA MACEDO DE ALMEIDA TÓFOLI - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB
Período de Realização da experiência O apoio do PINAB a esse Movimento na Paraíba inicia-se em 2012 até os dias atuais.
Objeto da experiência O presente resumo relata experiências construídas no âmbito do apoio do Programa de Extensão “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB)” ao Movimento Popular de Saúde da Paraíba (MOPS-PB) e à Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde da Paraíba (ANEPS-PB). Além do PINAB, outros projetos e programas vêm contribuindo com esses coletivos, envolvendo estudantes, professores, trabalhadores e sujeitos de comunidades e movimentos populares, na perspectiva do fortalecimento das práticas de Saúde populares de saúde no Estado, bem como da comunicação criativa e propositiva entre seus protagonistas.
Objetivo(s) O MOPS-PB e a ANEPS-PB são coletivos de protagonistas de grupos, experiências e práticas populares no campo da saúde da Paraíba, tendo como objetivo a comunicação de experiências para a potencialização da luta pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela participação ativa dos grupos populares, de modo articulado com outros coletivos do Estado, na construção das políticas públicas. Por sua vez, PINAB atua em comunidades de João Pessoa e, dentre suas ações, prioriza o apoio a coletivos como o MOPS e a ANEPS pelo acompanhamento sistemático de seu processo de construção e estruturação.
Metodologia A relação de apoio do PINAB ao MOPS e ANEPS da Paraíba, acontece através da mobilização de transporte para as reuniões em diferentes cidades do Estado; produção de vídeos com divulgação das experiências e práticas populares, seus saberes, sabedorias e trajetórias; socialização de atividades desses coletivos nas redes sociais; articulações com outros movimentos e coletivos, através da participação ativa de estudantes nas lutas e mobilizações dos mesmos; apoio na promoção de encontros estaduais; e pela realização de um curso de formação para atuais e novos militantes dos coletivos, visando a qualificação de sua caminhada, bem como a mobilização de novos quadros para atuação. Apoiamos visitas e vivências em comunidades e outros espaços sociais, fortalecendo a defesa do SUS, reconhecendo e valorizando as práticas de cuidado integral à saúde, que são desenvolvidas por grupos ou atores sociais. O PINAB participa ainda de reuniões mensais desses coletivos, bem como sua organicidade.
Resultados Cumprindo um de seus objetivos, referente ao fortalecimento e defesa do SUS, o MOPS e a ANEPS, junto ao apoio do PINAB, estão inseridos em espaços de disputa política. Nesse sentido, realizaram, junto a outros coletivos e movimentos do Estado, a Conferência Popular de Saúde, visando contribuir com sugestões e posicionamentos frente à 15° Conferência Nacional de Saúde e suas fases, na qual saíram propostas relevantes e algumas aprovadas na etapa Municipal de Saúde de João Pessoa. Além deste espaço, estes coletivos estão inseridos no Comitê Estadual de Educação Popular em Saúde da Paraíba, em articulação com os Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, e outras atividades reivindicativas na luta pela saúde pública. As mobilizações realizadas por estes, ajudam a respaldar nas decisões e planejamento de políticas e ações vinculadas à gestão, contribuindo, de modo geral, na defesa do SUS, tal como no reconhecimento e fortalecimento das práticas populares e integrativas de cuidado em saúde.
Análise Crítica Essa experiência ajuda o PINAB a fortalecer o entendimento de que suas ações não devem se restringir à delimitação local do território onde mantém atividades permanentes de Educação Popular em Saúde, mas também podem contribuir com a dinamização de espaços ampliados de articulação de experiências e iniciativas sociais. Com isso, o PINAB acredita tanto poder ser mais um a engendrar esforços na consolidação de um MOPS e uma ANEPS combativos e propositivos, como também aprender com as várias experiências participantes, agregando aspectos metodológicos de outras práticas e qualificando seu próprio dia a dia.O MOPS e a ANEPS são Coletivos sem fins lucrativos. Por vezes, torna-se uma dificuldade a comunicação entre seus sujeitos, por não dispor de recursos materiais, financeiros, e sobretudo, de transportes acessíveis a todas as demandas desses coletivos, muitas vezes a realização de algumas atividades dos mesmos são prejudicadas.
Conclusões e/ou Recomendações O apoio do Programa PINAB ao MOPS e a ANEPS lhe permite contribuir a agenda propositiva de ações, interações e intervenções com diversos movimentos e coletivos populares do Estado. Além disso, ocorre o fortalecimento das lutas de grupos e atores que , muitas vezes, agem individualmente, na perspectiva do cuidado através das práticas populares e na luta por um SUS público e de qualidade. Acreditamos que extrapolar a prática local permite contribuir para legitimar o papel social que a Extensão deve conter, estando em diálogo com diversos grupos sociais, construindo juntamente comestes.
|
|
|
|