Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 15:00 - 16:30
GT 36 - As Redes de Atenção à Saúde

12137 - MODELO PARA ANÁLISE DO FLUXO DE INFORMAÇÃO E DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NA INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PET-SAÚDE
HERNANE BORGES DE BARROS PEREIRA - UNEB/ SENAI-CIMATEC, ELIANE SANTOS SOUZA - UFBA, ANA ÁUREA ALÉCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES - UEFS


Apresentação/Introdução
Propomos um modelo misto, baseado na Metodologia da Análise de Redes Sociais articulada com a Análise Hermenêutico-Dialética, por meio da analise do fluxo de informação e da difusão de conhecimento entre os atores que fazem o Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde, que auxilie os sujeitos envolvidos nas redes de saúde a compreender como se constituem as relações entre os atores, os fluxos de informação e a difusão de conhecimento no processo de produção de saúde. Um modelo para análise de redes na saúde baseada nas interações entre ensino e serviço de saúde, que permite problematizar as aprendizagens nas unidades de saúde em parcerias com secretarias de saúde, municipal ou estadual. Utilizamos como técnicas de coleta de dados principais: entrevista semiestruturada e questionário. A análise e interpretação do material empírico deram-se pela triangulação dos métodos - Análise Hermenêutico-Dialética e Análise de redes sociais. Os resultados mostraram uma nova abordagem epistemológica frente aos sistemas de representação social que resultou em um Modelo para análise da produção do conhecimento e do fluxo de informação em redes na saúde.


Objetivos
Desenvolver um modelo baseado na Análise de Redes Sociais e na Análise Hermenêutico-Dialética para compreensão do fluxo de informação e da construção e/ou difusão de conhecimento em rede que integra ensino, serviço e comunidade na saúde. Aplicar o modelo na Rede PET-Saúde em Feira de Santana para análise da interação ensino-serviço; mapear e analisar o fluxo de informação e a difusão de conhecimento no processo de formação e capacitação em saúde e identificar quais os sujeitos da Rede PET que se destacam no processo de construção e/ou difusão do conhecimento na interação ensino-serviço.


Metodologia
A pesquisa foi realizada no PET-Saúde da UEFS. Participaram do estudo informantes-chave, tutores, preceptores, bolsistas e voluntários dos três projetos da UEFS: PROPET, PETRedes e PET-Vigilância em Saúde. Utilizamos para coleta dos dados, Questionário estruturado e autoaplicável, com 14 questões e espaço para identificação do sujeito e de suas características sociais e demográficas; e Entrevista semiestruturada.
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEFS.
Procedemos à análise dos dados por meio da Análise de Redes Sociais e da Hermenêutica-Dialética. Utilizamos o Ucinet (Software for social network analisys) que possibilitou a configuração das redes e a apresentação de medidas que especificam os padrões de relacionamento entre seus atores. Na análise pelo método da Hermenêutica-Dialética, realizamos, pela ordem, ordenação; classificação e análise dos dados. Para análise final dos dados qualitativos e quantitativos, utilizamos a triangulação de métodos.



Discussão e Resultados
O modelo que orientou a análise possui três níveis - meta-nível, meso-nível e micro-nível, constituídos por concepções, processos e resultados, que não se apresentam isolados, mas como momentos que se imbricam e podem sofrer alterações.
O PET-Saúde levou à conformação de um espaço de ensino-aprendizagem que contribui para a formação de sujeitos implicados com o SUS e favorece um processo de educação permanente que permite a produção de conhecimento constante nas unidades de saúde com vistas a melhorar o desempenho dos profissionais da rede.
Os tutores orientam os projetos de pesquisa e extensão e as atividades educativas e compartilham e alternam com os preceptores as funções de orientadores e coorientadores dos alunos na condução das pesquisas.
Os ambientes da UEFS e das unidades de saúde aglutinam alunos, docentes, profissionais e comunidade adstrita, caracterizando-se por um espaço social complexo, onde ocorre um processo de ensino-aprendizagem que leva ao estabelecimento de fluxos de informação entre os sujeitos dessa rede e contribui para a construção e difusão de conhecimentos.



Conclusões/Considerações Finais
O modelo lógico elaborado nos remete a uma abordagem epistemológica inovadora que possibilita chegar o mais próximo da realidade, de forma a compreendê-la pela expressão do coletivo e da individualidade de seus sujeitos, no encontro dos aportes da ARS e da Hermenêutica-Dialética, por meio da triangulação dos métodos, com a pretensão de esclarecer e aprofundar os vários aspectos da realidade investigada, rompendo dicotomias entre os métodos, mas garantindo as especificidades dos campos disciplinares.
As mudanças proporcionadas pela atuação do PETSaúde no SUS de Feira de Santana ainda são incipientes e refletem a desarticulação da própria rede local de atenção à saúde e a falta de interação entre as diferentes áreas de atuação na própria instituição de ensino superior, mas compreendemos que ocorre o compartilhamento de conhecimento entre os sujeitos do PET-Saúde, docentes, gestores e trabalhadores da saúde e que a consolidação da interação ensino-serviço é um “aprender-fazendo”.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação