11/10/2016 - 13:30 - 15:00 GT 21 - Educação On Line: Relato de Experiências |
12151 - APRENDER A CUIDAR : POSSILIDADES E LIMITAÇÕES PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA A ENFERMAGEM ELIZABETH JEANNE FERNANDES SANTOS - UFMT, BRUNA GRAZIELA BRUM DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, JOELMA MARANS DOS SANTOS TOLEDO - UFMT, RICHARLISSON BORGES DE MORAIS - UFMT
Apresentação/Introdução A motivação para a ação de estudar, que cria a autonomia do intelecto do acadêmico, tem sido nosso desafio. A circularidade necessária para o Projeto Político e Pedagógico (PPP) na Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, nos moldes dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), tem exigido dos docentes certo desdobramento para criar virtualmente estas relações. A escolha de ferramentas pedagógicas que potencializam esta caminhada para a enfermagem, tem sido uma tarefa dinâmica e desafiadora (considerem as tensões que existem quanto a este assunto), e tem exigido certa plasticidade dos planos de ensino de um semestre para o outro. Este ensaio relata as práticas de ensino e pesquisa vivenciadas no projeto ‘Desenvolvimento de estratégias para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem na Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso’. Temos consciência da riqueza que estas táticas pedagógicas ofertam, mas destacamos as fragilidades que temos trabalhado/combatido na nossa prática docente. Assim, apresentamos alguns avanços desde o primeiro movimento realizado nos Planos de Ensino da Disciplina Enfermagem e Cidadania I entre 2015/1 à 2016/1.
Objetivos Nosso principal objetivo é de refletirmos sobre as potencialidades que estas táticas podem oferecer para a docência, ao mesmo tempo que indicamos algumas limitações que reconhecemos na utilização deste para a enfermagem. Assim, esperamos oferecer mais elementos para a discussão sobre a potencialidade destas práticas para a graduação em Enfermagem.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, documental, que reúne os planos de ensino da disciplina Enfermagem e Cidadania I, dos anos de 2015/1 E 2015/2 (Homologados pela Instituição de ensino/FEN/UFMT); 2016/1 ( Em análise na instituição de ensino/FEM/UFMT). A análise deste material empírico organizou as táticas de ensino descritas nos planos de ensino, formando uma linha temporal, para demonstrar a evolução alcançada através da ressignificação dos processos de aprendizagem. Os planos de aula não aparecem como material empírico principal, mas foram utilizados nos momentos em que os processos descritos no plano de ensino não apresentavam o movimento realizado pelo docente para resignificar e flexibilizar suas práticas. Este projeto de pesquisa está inserido no Grupo de Pesquisa Tecnologia no Ensino e Cuidado em Saúde - TECS (PROPEq Projeto 76/2016 homologado em 21/03/2016).
Discussão e Resultados Apresentamos as principais atividades, táticas de ensino utilizadas na disciplina referendada. A visitação técnica foi eleita como atividade prática em 2015/1. Com o objetivo principal de inserir o cuidar como principal elemento da graduação em enfermagem e que oferta a identidade profissional ao enfermeiro, organizamos visitas técnicas a enfermeiros assistenciais de várias especialidades, que trabalham em unidades de saúde no nosso município. Para a visitação em 2015/1 os acadêmicos foram preparados com um roteiro simples de observação, com os principais aspectos à serem observados. Como devolutiva desta atividade solicitamos aos acadêmicos que individualmente que descrevessem por escrito sua experiência. O material entregue pelos acadêmicos apresentou possibilidades de encadeamento com outras atividades de ensino e avaliação para 2015/2, que foram mediadas pela plataforma AVA e pelo sistema Drive/Google. Assim, para 2015/2 resignificamos o PE, com outro roteiro para visitação, organizamos a turma em subgrupos com no máximo 5 acadêmicos, e solicitamos aos acadêmicos a produção de um relatório coletivo sucinto, que descrevesse as atividades da visitação.
Conclusões/Considerações Finais Este material foi utilizado como material empírico em uma oficina de análise textual, na qual buscamos os significados do cuidado verificado e descrito por eles e aprofundamos os significados do cuidado para o profissional de enfermagem. Criamos núcleos de sentido e fechamos a oficina com a produção de um texto final após estas discussões. Os textos resultantes foram reunidos em um único texto, em forma de artigo, e compartilhados no sistema AVA e Google Drive. Este texto que foi utilizado como apoio para a avaliação escrita final da disciplina. A referência bibliográfica utilizada foi elaborada a partir dos textos dos acadêmicos, que puderam visualizar em forma de artigo a citação de sua autoria. Como limitação para esta atividade indicamos o uso de mais de uma nuvem como possibilidade de perda de dados dificultando o processo de avaliação do acadêmico.
|