10/10/2016 - 13:30 - 15:00 GT 6 - Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária em Saúde I |
11826 - SOFRIMENTO ESPIRITUAL: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM À LUZ DA TEORIA DO CUIDADO TRANSPESSOAL HELENA FERREIRA SOLLA - PUCSP, LUCIA RONDELO DUARTE - PUCSP
Apresentação/Introdução A enfermagem, em sua visão do cuidado holístico e humanizado, tem buscado colaborar com os nós psíquicos, emocionais e espirituais dos indivíduos na intenção de proporcionar-lhes o empoderamento. Considerando a dimensão espiritual, Jean Watson desenvolveu a Teoria do Cuidado Transpessoal que compreende o ser humano além do seu estado físico ou mental. Ela prioriza o amor, maior fonte de cura, e o respeito ao sagrado no Momento do Cuidado a fim de oportunizar a transcendência e alcançar a cura healing. Clientes em Sofrimento Espiritual, que apresentam menor potencial de reflexão sobre a sua subjetividade e de autoconhecimento, encontram mais obstáculos para tornarem-se competentes por si. Combina-se a este cenário o fato de que a formação dos profissionais da área não valoriza nem prepara para o cuidado desta dimensão imaterial. Intervenções de enfermagem transcendentais aos aspectos físicos e mentais podem proporcionar aos clientes subsídios para a prática de ações que despertem sua espiritualidade, possibilitando-os alcançar o protagonismo do seu cuidado e a busca da sua felicidade.
Objetivos O estudo tem como objetivos propor intervenções de enfermagem para o diagnóstico de enfermagem Sofrimento Espiritual, à luz da Teoria do Cuidado Transpessoal, bem como submeter as intervenções propostas à análise por especialistas, considerando sua relevância para o cuidado de enfermagem.
Metodologia Trata-se de estudo exploratório-descritivo que envolveu a elaboração de três intervenções de enfermagem: orientar o cliente a realizar prece de gratidão; orientar o cliente a praticar o amor altruísta; orientar o cliente a exercitar a apreciação da natureza. As propostas foram analisadas por seis juízes utilizando-se a técnica Delph. Para cada intervenção foram construídas sete proposições avaliadas por uma escala tipo Likert de um a cinco pontos, variando do julgamento discordo totalmente a concordo totalmente, além de campo para comentários. Foram realizados dois ciclos de análise pelos juízes para o consenso de 80% de concordância parcial e total. Nas fases de aplicação da técnica Delphi, os dados quantitativos, referentes à escala tipo Likert, foram analisados estatisticamente por meio do cálculo da mediana e da amplitude interquartílica e o conteúdo dos comentários foi incorporado na revisão do questionário entre o primeiro e segundo ciclo de respostas para o seu aprimoramento.
Discussão e Resultados No primeiro ciclo, quatro proposições de orientar o cliente a praticar o amor altruísta não obtiveram consenso assim como duas proposições de orientar o cliente a realizar prece de gratidão; todas as proposições de orientar o cliente a exercitar a apreciação da natureza obtiveram consenso no primeiro ciclo. A análise estatística do segundo ciclo demonstrou que dos vinte e um itens analisáveis, doze poderiam melhorar a nota (mediana). Destes, oito realmente melhoraram e as amplitudes interquartílicas que tinham maior valor (e indicam heterogeneidade do conjunto de dados) reduziram, apontando mais homogeneidade da amostra e tendência à unanimidade. Neste ciclo, todas as vinte e uma proposições apresentam grau de concordância de pelo menos 80%. Dentre as sugestões incorporadas às proposições e reapresentadas no segundo ciclo destacam-se: a oração pode ser uma forma de conexão com a espiritualidade; a gratidão pode levar a compreensão de aspectos positivos da vida; a prece realizada com fé favorece a espiritualidade. Além disso, os juízes questionaram termos utilizados nas proposições como: amor incondicional, amor altruísta, sagrado.
Conclusões/Considerações Finais A Teoria do Cuidado Transpessoal insere em definitivo a espiritualidade como elemento central da abordagem enfermeiro-paciente na tentativa de transformar o paradigma exclusivamente físico-mental. A identificação e a análise da literatura sobre a teoria possibilitou identificar as características definidoras de sofrimento espiritual e propor intervenções de enfermagem que embasem a implementação de planos de cuidado que contemplem a dimensão espiritual do ser, especialmente os que subsidiem o próprio cliente a reconhecer esta dimensão e a buscar o equilíbrio entre espírito-mente-corpo. A opinião dos juízes sobre as proposições construídas pela pesquisadora possibilitou a sua validação e foi essencial e significativa para instrumentalizar os enfermeiros no alcance do objetivo de auxiliar as pessoas a encontrarem harmonia entre essas dimensões.
|