Programação
•
Domingo, 09 de outubro de 2016
•
Segunda-feira, 10 de outubro de 2016
•
Terça-feira, 11 de outubro de 2016
•
Quarta-feira, 12 de outubro de 2016
Domingo, 09 de outubro de 2016
Horário
Atividade
Sala
08:30 - 17:30
DESAFIOS DAS PESQUISAS QUANTI-QUALITATIVAS EM SAÚDE COLETIVA: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA OBJETIVOS: Possibilitar aos participantes: compreender a importância da construção de conhecimento a partir da realidade; executar a busca de informações nas bases de dados disponíveis; compreender os fundamentos que orientam a delimitação de um problema de pesquisa; discutir os diferentes delineamentos de pesquisa, suas vantagens e desvantagens.
EMENTA RESUMIDA: Importância da pesquisa científica na área da saúde; implicações éticas da pesquisa na área da saúde; delimitação do problema de pesquisa; estratégias de busca de informações; delineamentos de pesquisa quantitativa e qualitativa; alguns aspectos relativos à análise de dados.
BIBLIOGRAFIA:
CASTRO-SANTOS, L. A.; JEOLAS, L. A pesquisa e sua ética, o poder e sua norma. Rev. Brasileira de Sociologia, v. 3, p. 11-30, 2015.
CASTRO SANTOS, LUIZ ANTONIO DE; JEOLAS, L. Uma Comissão Nacional de Ética em Pesquisa: Trespassing à Brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA, v. 3, p. 241-260, 2015.
CASTRO-SANTOS, L. A.; JEOLAS, L. (Org.) Comitês de Ética em Pesquisa: Caminhos e descaminhos teórico-metodológicos. 3. ed. Porto Alegre: Sociedade Brasleira de Sociologia, 2015. v. 1. 278p .
CERVO, Amado Luiz. Metodologia cientifica. 6ª Edição, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 162 p.
MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad. Saúde Pública, v. 9, n. 3, p. 239-262, 1993.
SERAPIONI, Mauro. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciênc. saúde coletiva, v. 5, n. 1, p.187-192, 2000.
TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, v. 39, n.3, p.507-14, 2005.
Curso DESAFIOS DAS PESQUISAS QUANTI-QUALITATIVAS EM SAÚDE COLETIVA: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA Coordenador(a): Waneska Alexandra Alves (MG) Coordenador(a): Lina Faria (BA) Coordenador(a): Luiz Antonio de Castro Santos (BA)
Bloco Didático I - Sala 08 (35 pax)
08:30 - 17:30
A ANÁLISE INSTITUCIONAL DAS PRÁTICAS EM SAÚDE COLETIVA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA Neste VII CBCSHS oferecemos, através deste curso, a oportunidade de apresentar a Análise Institucional como uma abordagem para a análise de práticas ligadas à Saúde Coletiva visando potencializá-las na efetivação de sua ação.
Objetivos: demonstrar o potencial da Análise Institucional em várias de suas vertentes na abordagem de práticas ligadas à Saúde Coletiva.
Metodologia: Exposição dos principais conceitos, vertentes e formas de abordagem da Análise Institucional, realizada de forma dialogada, com disponibilidade de bibliografia.
Curso A ANÁLISE INSTITUCIONAL DAS PRÁTICAS EM SAÚDE COLETIVA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA Coordenador(a): Solange L‘abbate (SP) Coordenador(a): Luciane Maria Pezzato (SP) Coordenador(a): Núncio Antônio Araújo Sól (MG)
Bloco Didático I - Sala 09 (35 pax)
08:30 - 17:30
SAÚDE E JORNALISMO: RELAÇÕES ESTRATÉGICAS - CANCELADO O curso visa proporcionar a reflexão crítica sobre a produção noticiosa relacionada à saúde e ao SUS, assim como sobre as estratégias desenvolvidas por instituições e movimentos sociais.
Para tanto, e considerando o perfil da turma, se estrutura em três eixos:
i) características centrais jornalismo, em especial as do brasileiro, e suas diferentes linguagens;
ii) apresentação e discussão de alguns aportes teórico-metodológicos para a análise da produção noticiosa sobre saúde;
iii) exercícios de análise de textos jornalísticos.
Curso SAÚDE E JORNALISMO: RELAÇÕES ESTRATÉGICAS - CANCELADO Coordenador(a): Wedencley Alves Santana (RJ) Coordenador(a): Cláudia Malinverni (SP)
Bloco Didático I - Sala 11 (35 pax)
08:30 - 17:30
VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE NO SUS: A EXTENSÃO COMO PONTO DE PARTIDA NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE Por meio desse mini-curso pretendemos apresentar o VEPOP-SUS e suas ações, bem como ampliar os diálogos em torno da atual conjuntura da Extensão Popular em Saúde nacional, seus desafios, obstáculos e potencialidades, bem como problematizar os significados da inserção estudantil em espaços e vivências em comunidades, de maneira articulada aos saberes, práticas e movimentos populares. Finalmente, esperamos contribuir com a discussão do eixo de Formação da recém aprovada PNEPS-SUS - Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS.
Curso VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE NO SUS: A EXTENSÃO COMO PONTO DE PARTIDA NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE Coordenador(a): Adriana Tófoli (Brasil) Coordenador(a): Daniela Gomes (Brasil) Coordenador(a): Islany Costa Alencar (PB) Coordenador(a): Pedro Cruz (PB)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
08:30 - 14:00
PIERRE BOURDIEU E A METODOLOGIA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO - A pesquisa e o método científico.
- Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa.
- Introdução à teoria de Pierre Bourdieu: Conceitos de habitus, campo, capital e poder simbólico
- Apresentação da Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo: conceitos e instrumentos básicos.
- Aplicação prática de construção do DSC em pesquisa de campo na área de saúde coletiva com a utilização do Software Qualiquantisoft.
Curso PIERRE BOURDIEU E A METODOLOGIA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO Coordenador(a): Lore Fortes (RN)
Bloco Didático I - Sala 12 (35 pax)
08:30 - 17:30
SAÚDE MENTAL, CONJUNTURA POLÍTICA E FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL E DA DEMOCRACIA Nome do GT responsável pela proposição: GT 35- Democracia, Alteridade e Liberdade: Novas Perspectivas em Saúde Mental
Título OFICINA: Saúde Mental, conjuntura política e fortalecimento do movimento da luta antimanicomial e da democracia
Ementa:
Diante de uma conjuntura política de extremo desrespeito à democracia brasileira e de grande retrocesso em relação a inúmeras conquistas sociais, obtidas sobretudo nos últimos quatorze anos de governo, é necessário refletir, a partir do campo da saúde mental, acerca das suas repercussões sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira.Partindo da sua premissa fundamental de lutar contra toda forma manicomial de abordagem das pessoas em sofrimento mental e da garantia de amplas possibilidades de reinserção social e de respeito à cidadania, no sentido de promover processos de desinstitucionalização dessas pessoas, acreditamos que a organização da resistência, por intermédio de um movimento antimanicomial forte, mas também através de uma articulação com diversos outros movimentos sociais democráticos, deve ser um horizonte para o qual orientemos as nossas ações. Nessa perspectiva, aproveitamos o espaço desse Congresso e da temática que ele desenvolve, para propor uma reflexão coletiva e crítica, que busque traçar estratégias e planos de ação locais e nacionais para enfrentar as dificuldades presentes, sobretudo no campo da saúde coletiva e da saúde mental.
Objetivos:
1) conceber, coletivamente, novas estratégias de enfrentamento da conjuntura política atual, dando ênfase aos seus efeitos sobre o campo da saúde mental;
2) desenvolver formas de mobilização, ampliação e fortalecimento da militância na saúde mental.
Perfil do público esperado: Militantes da luta antimanicomial, profissionais e usuários/as da saúde mental, pesquisadores da área
Oficina SAÚDE MENTAL, CONJUNTURA POLÍTICA E FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL E DA DEMOCRACIA Coordenador(a): Mônica Nunes (BA) Coordenador(a): Izabel Christina Friche Passos (MG)
Instituto de Computação - Auditório (120 pax)
08:30 - 17:30
COMITÊ COORDENADOR DA REDE DE PESQUISA APS Reunião com integrantes do comitê coordenador para discutir os resultados da meta avaliação do Programa Mais Médicos realizado pela Rede APS.
Reunião COMITÊ COORDENADOR DA REDE DE PESQUISA APS
Bloco Didático II - Sala 06 (35 pax)
08:30 - 12:30
MATERIAIS INFORMACIONAIS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS EM SAÚDE SEXUAL NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE A oficina abordará o processo de produção de materiais educativos e informacionais, concebidos como instrumentos fundamentais para o trabalho de educação em saúde. Operacionalmente a oficina funcionará em dois tempos:
1) Análise de estudo de caso (Projeto Homossexualidades). Considerando os aspectos comunicacionais inerentes a produção e recepção das mensagens (textos e imagens), os materiais informacionais serão analisados a partir de três eixos: narrativa, imagem e subjetivação; dialogia e mudança psicossocial; o lugar da pesquisa na efetividade dos materiais informacionais.
2) Produção de cartazes e panfletos pelos participantes. Tendo como base dados epidemiológicos e etnográficos sobre a epidemia de HIV/Aids em dado contexto, os participantes produzirão materiais, que, na sequência, serão objeto de reflexão coletiva.
Operacionalmente a oficina funcionará em dois tempos:
1) Análise de estudo de caso (Projeto Homossexualidades). Considerando os aspectos comunicacionais inerentes a produção e recepção das mensagens (textos e imagens), os materiais informacionais serão analisados a partir de três eixos: narrativa, imagem e subjetivação; dialogia e mudança psicossocial; o lugar da pesquisa na efetividade dos materiais informacionais.
2) Produção de cartazes e panfletos pelos participantes. Tendo como base dados epidemiológicos e etnográficos sobre a epidemia de HIV/Aids em dado contexto, os participantes produzirão materiais, que, na sequência, serão objeto de reflexão coletiva.
Oficina MATERIAIS INFORMACIONAIS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS EM SAÚDE SEXUAL NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE Palestrante: Luis Felipe Rios do Nascimento (PE)
Bloco Didático I - Sala 03 (35 pax)
08:30 - 12:30
COMISSÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE - ABRASCO Renovação e posse da nova Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde-ABRASCO. Essa atividade será realizada no dia 09 de outubro de 2016, em atividade pré-congresso (oficina), no turno da manhã, na Universidade Federal de Mato Grosso. Seguindo a sistemática referendada nos congressos anteriores da área, o processo de renovação parcial dos membros da Comissão de CSHS ocorrerá durante esta oficina. Para compor a Comissão, cada instituição associada adimplente poderá indicar o nome de dois pesquisadores (as) ou profissionais de Saúde Coletiva que se dediquem, de forma notória, à pesquisa, ao ensino e à intervenção na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O nome indicado necessita ser ser associado individual à ABRASCO e estar adimplente. Os membros da Comissão de CSHS devem se comprometer com os debates e as ações de caráter epistemológico e ético-político que contribuam para os avanços do campo e, sobretudo, para sua efetiva contribuição à produção científica e transformação da realidade social e sanitária do país. O mandato inicial da nova Comissão será de três anos, podendo haver recondução de, no máximo, 2/3 dos seus membros e, portanto, devendo ocorrer a renovação obrigatória de 1/3 dos nomes. Salienta-se que todas as instituições são membros permanentes da Comissão, a mudança refere-se apenas às pessoas que representarão as instituições.
Reunião COMISSÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE - ABRASCO
Bloco Didático I - Sala 01 (35 pax)
08:30 - 17:30
CAMINHOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA FORMAÇÃO ESTUDANTIL: COMPARTILHANDO APRENDIZADOS DE UMA EXPERIÊNCIA PELA EDUCAÇÃO POPULAR Abordagens, experiências e iniciativas educacionais que promovam um agir crítico na formação estudantil no que tange à abordagem das questões alimentares e nutricionais de maneira articulada aos processos emancipatórios e de participação social. Problematização de obstáculos e dilemas no sentido da construção desse agir na formação universitária atual. Apontamento de possibilidades e caminhos viáveis de enfrentamento dos obstáculos e construção de experiências inovadoras.
Oficina CAMINHOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA FORMAÇÃO ESTUDANTIL: COMPARTILHANDO APRENDIZADOS DE UMA EXPERIÊNCIA PELA EDUCAÇÃO POPULAR Coordenador(a): ANA CLAUDIA CAVALCANTI PEIXOTO DE VASCONCELOS (PB) Coordenador(a): Eulina Pereira Ferreira (PB) Coordenador(a): Renan Soares de Araújo (PB)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
08:30 - 17:30
ENTRELAÇOS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR E AS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO No campo da saúde, a Educação Popular e as metodologias participativas de pesquisa vêm constituindo referências singulares na elaboração de perspectivas de construção do conhecimento pelo diálogo entre o saber acadêmico e os saberes populares. Construídos de maneira intimamente integrada à realidade concreta e ao protagonismo dos sujeitos sociais, desvelam-se aí diversas linguagens, abordagens e caminhos para a pesquisa como experiência curiosa, indagadora e questionadora, conduzida por um esforço comunicativo e colaborativo entre sujeitos diversos, com papéis e origens distintos, mas com um compromisso em comum, qual seja conhecer a realidade e seus problemas melhor, para nela melhor intervir visando sua transformação.
Oficina ENTRELAÇOS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR E AS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Coordenador(a): Renata Pekelman (RS) Coordenador(a): Vera Lúcia de Azevedo Dantas (CE) Coordenador(a): José Ivo Pedrosa (PI)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
08:30 - 17:30
CONFIGURAÇÕES DA PRODUÇÃO E DO TRABALHO NO CAPITALISMO ATUAL: IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR, PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO EM GERAL E PARA O MEIO AMBIENTE A sociedade capitalista contemporânea vivencia profundas mudanças no mundo do trabalho, que têm resultado em múltiplos perfis de adoecimento, físico e mental, dos trabalhadores, além de afetar de formas diversas as condições de vida e saúde do conjunto das populações. No Brasil, assistimos ao surgimento de grandes catástrofes sociais decorrentes de processos produtivos nos territórios, com graves repercussões sobre a vida e a saúde dos trabalhadores, das populações em geral e sobre o ambiente. É neste cenário que se propõe a organização desta oficina, assentada no diálogo interinstitucional e multidisciplinar, envolvendo pesquisadores, profissionais e gestores de serviços de saúde, movimentos sociais e sindicais. Será também realizado um balanço da caminhada do GT-ST da Abrasco, atualizando suas proposições e construindo novos passos.
Oficina CONFIGURAÇÕES DA PRODUÇÃO E DO TRABALHO NO CAPITALISMO ATUAL: IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR, PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO EM GERAL E PARA O MEIO AMBIENTE
Bloco Didático I - Sala 05 (35 pax)
08:30 - 12:30
PROJETO REDES - ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS Apresentação - Desde 2013 a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, com financiamento da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD/MJ, vem desenvolvendo metodologias de integração entre as políticas públicas dos municípios, estados e regiões, através da constituição de fóruns de gestão compartilhada, canais de diálogo, formação de coletivos e lugares de encontro entre os gestores, trabalhadores, usuários e familiares para que debatam e avaliem permanentemente as formas de prevenção, promoção e cuidado à saúde, inclusão e exercício da cidadania das pessoas com problemas relacionados às drogas.
Oficina PROJETO REDES - ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS Coordenador(a): André Guerrero (Brasil) Coordenador(a): POLLYANNA FAUSTA PIMENTEL DE MEDEIROS (DF) Coordenador(a): GABRIELA HAYASHIDA (DF) Coordenador(a): ADRIANA BARBOSA SALES (MT) Coordenador(a): RHAFAELA MARQUES MONTEIRO SALGADO (MT)
Bloco Didático I - Auditório (120 pax)
13:30 - 17:30
AIDS, SEXUALIDADE E ATIVISMO: PROBLEMATIZAÇÕES SÓCIO-ANTROPOLÓGICAS - CANCELADO Ementa resumida/objetivos:
Objetivos: o mini-curso pretende apresentar as contribuições de estudos nacionais e internacionais acerca da Aids sob o olhar das ciências sociais, em particular no que diz respeito aos seguintes eixos:
1. Estigma e a construção dos grupos vulneráveis;
2. Ativismo e respostas das populações vulneráveis;
3. Balanço e perspectivas futuras das políticas de prevenção.
Ementa resumida:
A resposta à epidemia de Aids no âmbito internacional e nacional na última década tem se caracterizado pela despolitização da prevenção – caracterizada pela institucionalização do ativismo e a desmobilização dos movimentos sociais - , a radicalização das abordagens normativas, e a emergência de tecnologias preventivas de cunho biomédico. Em contraste com a pluralidade das ações que até então caracterizaram os esforços para deter a Aids a nível global, as tendências atuais representam um novo marco histórico, cuja configuração e desdobramentos recentes merecem uma análise cuidadosa. Tendo em vista essas tendências nas estratégias preventivas, o curso objetiva revisar os estudos sobre sexualidade, ativismo e Aids, analisando como as reflexões sobre as regras, os valores sócio culturais nas experiências e identidades sexuais podem contribuir para a construção de um olhar crítico das políticas de prevenção atuais.
Bibliografia resumida:
• Ayres, JR, França I, Calazanz G, Saletti, H. 1999. In: Barbosa, Regina Maria; Parker, Richard. Sexualidades pelo avesso: direitos, identidades e poder. Rio de Janeiro, Editora 34.
• Bastos, C. 2002. Ciência, poder, acção: as respostas à Sida. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Knauth, D. O vírus procurado e o vírus adquirido. Revista Estudos Feministas, UFSC, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 291-300, 1997.
• Pelúcio, L. Abjeção e desejo. 2009. Uma etnografia travesti sobre o modelo preventivo de aids. São Paulo: Annablume, Fapesp.
• Parker R. Unintended consequences: evaluating the impact of HIV and AIDS on sexuality research and policy debates. Cad. Saúde Pública; 2009, 25 (supl.2): 251-258.
• Parker, R. Construindo os alicerces para a resposta ao HIV/AIDS no Brasil: o desenvolvimento de políticas sobre o HIV/AIDS, 1982-1996. Divulgação em Saúde para Debate; 2003, 27: 143-183.
Nguyen V-K, Bajos N, Dubois-Arber F, O’Malley J, Pirkle CM: Remedicalizing an epidemic: from HIV treatment as prevention to HIV treatment is prevention. AIDS; 2011; 25:291–293.
• Treichler, P.A. ‘AIDS, homophobia and biomedical discourse: An epidemic of signification‘, Cultural Studies; 1987, 1: 3, 263 — 305.
• Epstein, S. 1996. Introdução. Impure Science: AIDS, Activism, and the Politics of Knowledge. Berkeley: University of California Press.
Pocahy, FA, Nardi, HC Saindo do armário e entrando em cena: juventudes, sexualidades e vulnerabilidade social. Estudos Feministas; 2007, 15(1): 280, 45-66.
Leite, G., Murray, L, Lenz F. O Par e o Impar: O Potencial de Gestão de Risco para a Prevenção de DST/Aids em Contextos de Prostituição. Revista Brasileira de Epidemiologia; 2015, 18(1): 7-25.
Rich, J. Grassroots Bureaucracy: Intergovernmental Relations and Popular Mobilization in Brazil’s AIDS Policy Sector. Latin American Politics; 2013, 55(2): 1-25.
Curso AIDS, SEXUALIDADE E ATIVISMO: PROBLEMATIZAÇÕES SÓCIO-ANTROPOLÓGICAS - CANCELADO Coordenador(a): Claudia Mercedes Mora Cárdenas (RJ) Coordenador(a): Ivia Maria JArdim Maksud (RJ) Coordenador(a): Luis Felipe Rios do Nascimento (PE)
Bloco Didático I - Sala 10 (35 pax)
13:30 - 17:30
EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS NO ENSINO UNIVERSITÁRIO E NA EDUCAÇÃO PERMANENTE Aprofundar a discussão acerca dos caminhos e desafios da Educação Popular como abordagem e como perspectiva na formação em saúde, tanto nos processos em curso na formação universitária como nas iniciativas de educação permanente dos trabalhadores de saúde.
Curso EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS NO ENSINO UNIVERSITÁRIO E NA EDUCAÇÃO PERMANENTE Coordenador(a): Eymard Mourão Vasconcelos (PB) Coordenador(a): Julio Alberto Wong Un (RJ)
FEF - Madeirão - Sala 3 (100 pax)
13:30 - 17:30
DOENÇAS EMERGENTES: RISCO, VULNERABILIDADE OU NEGLIGENCIA? ARBOVIROSES EMERGENTES E REEMERGENTES: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL Arboviroses emergentes (Zika virus, Chikungunya) e reemegente (Denv-1,2,3 e 4): modos de transmissão, aspectos clínicos e diagnóstico e manejo clinico; aspectos epidemiológicos; risco e vulnerabilidade; participação social no controle; comunicação como prática de prevenção; intersetorialidade no planejamento e gestão na prevenção e controle como estratégia na vigilância e proteção da Saúde
Curso DOENÇAS EMERGENTES: RISCO, VULNERABILIDADE OU NEGLIGENCIA? ARBOVIROSES EMERGENTES E REEMERGENTES: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL Coordenador(a): Maria de Lourdes Girardi (MT)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
13:30 - 17:30
SAÚDE INTEGRAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - CANCELADO A oficina traz a discussão sobre a importância do desenvolvimento de competências culturais relacionadas às pessoas transexuais a partir da reflexão sobre um tipo de abordagem da fonoaudiologia na atenção à saúde desta população.
Oficina SAÚDE INTEGRAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - CANCELADO
Bloco Didático I - Sala 03 (35 pax)
13:30 - 17:30
PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO DE CUIDADOS EM SAÚDE E A COMPLEXIDADE DO AGIR PROFISSIONAL Coordenação: Juliana Araujo, Emiliano Camargo, Mírian Ribeiro, Caroline Lucas.
Número de turnos/horas: 01/04 horas
Contextualização/Introdução:
A partir do cotidiano do trabalho em saúde e os elementos advindo da produção em ato de cuidado, trilhamos estratégias singulares. A reabilitação psicossocial enquanto conjunto de ações orientadas a aumentar as oportunidades de troca de recursos e de afetos (SARACENO,1999), possui como cerne da prática terapêutica co-produção de cuidado em saúde, e protagonismo dos usuários, requerendo necessárias inovações na constante afirmação da produção de liberdade (NICÁCIO & GASTÃO, 2007). Estas estratégias produzem encontros intersubjetivos na prática profissional enquanto ação ético-política de tal afirmação. A proposição de uma oficina que pretende promover a troca e diálogo entre os participantes para os processos relacionais envolvidos nos processos de emancipação através das proposições. Bem como promover um espaço acolhedor e dinâmico para o compartilhamento de estratégias, percepções e dificuldades de pensar/produzir processos emancipatórios. Será feito um mapa coletivo destas questões a fim de ser discutido pelo grupo formado na oficina.
Objetivos: A Oficina, Processos de Emancipação de cuidados em saúde e a complexidade do agir profissional, tem como objetivo produzir coletivamente reflexões e problematizações sobre emancipação e cuidados em saúde.
Metodologia: O desenvolvimento da oficina acontecerá em quatro momentos diferentes, cada qual com uma intenção.
O primeiro momento da oficina é o momento de chegada, no qual iremos recepcionar os participantes de forma acolhedora, a fim de irmos desconstruindo uma posição hierárquica entre os participantes e os coordenadores e promovendo a apresentação grupal. O segundo momento, após percebermos o grupo que foi constituído, iremos apresentar a proposta e o modo de trabalho que se seguirá. Neste momento iremos propor exercícios de percepção de si e da relação com o outro para ativar os corpos na potencia sensível da presença e dos encontros. A partir deste investimento nas pequenas percepções dos contatos corporais, do buscaremos marcar para os participantes o quanto a discussão de emancipação é relacionada na relação entre as pessoas.
Após esta ativação do sensível, partiremos para o terceiro momento no qual pediremos a todos que reflitam sobre seus próprios processos de trabalho e de relação e que busquem estratégias de emancipação experienciadas, podendo estas estarem relacionadas às situações diversas (de trabalho, familiares, etc.). Cada um fará uma seleção das memorias que emergirem e acrescentará ao mapa (previamente preparado por nós) algumas palavras ou frases que digam desta memória.
Neste mapa faremos região/campos de indagações, relativas à linhas de problematizações que entendemos permear a discussão sobre processos de emancipação em saúde.
Partiremos então para o quarto momento, no qual todos observarão o mapa coletivo e teceremos um debate sobre os pontos elencados e os elementos trazidos pelos participantes.
Público-Alvo: profissionais de saúde e estudantes, demais congressistas- 30 pessoas.
Produtos: A oficina produzirá nos participantes a ativação da sensibilidade para o contato com o outro, que será elemento para a discussão sobre emancipação, o compartilhamento de memórias entre participantes e coordenadores, além da troca de estratégias e problematizações entre o grupo formado. Produzirá ainda, um mapa com algumas destas estratégias e pontos de discussão importantes para a produção de emancipação e cidadania.
Materiais: Papel Craft, papel sulfite, canetas esferográficas, equipamento audiovisual, sala para acomodação dos participantes, que não tenha cadeira ou mesas fixas.
Fonte financiadora da oficina: sem custos e/ou recursos próprios
Referência Bibliográfica:
SARACENO, B . Libertando identidades: da reabilitação psicossocial a cidadania possível. Belo Horizonte: Te Cora, 1999.
NICÁCIO, F., CAMPOS, G. W. de S. Afirmação e produção de liberdade: desafio para os centros de atenção psicossocial. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.18, n. 3, p. 143-151, set./dez. 2007.
Oficina PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO DE CUIDADOS EM SAÚDE E A COMPLEXIDADE DO AGIR PROFISSIONAL Coordenador(a): Mírian Ribeiro Conceição (SP) Coordenador(a): Juliana Araújo Silva (SP)
Bloco Didático I - Sala 02 (35 pax)
13:30 - 17:30
MOVIMENTO CIÊNCIA CIDADÃ Articulação de pesquisadores interessados em constituir instancia de trabalho participativo, de caráter independente e interdisciplinar, com vistas a suprir deficiência no campo do monitoramento de politicas e produtos oferecidos à população, com apoio de campanhas de marketing e sem visão crítica.
Trata-se de construir observatório que reúna e avalie documentos críticos aos produtos de tecnociência, estabelecendo nexo entre possibilidades de riscos, danos efetivos e conhecimentos acumulados a partir de evidencias empíricas de domínio popular e experimentações cientificas, cobrindo distintos campos da ciência formal.
O avanço dos problemas no campo da saúde e a crescente oligopolização de mercados, em paralelo ao crescente poder da bancada ruralista e outros grupos de interesse ligados ao agronegócio constituem base de riscos não negligenciáveis, fazendo-se necessário a criação de instancia que organize pesquisadores, estudiosos e lideranças sociais comprometidas com o tema. Experiencias em outros países revelam que articulações como a União de Pesquisadores Comprometidos com a Sociedade e a Natureza da América Latina (UCCSNAL) permitem suprir esta lacuna.
A oficina pretende apresentar, recriar e fortalecer o Movimento Ciencia Cidadã Magda Zanoni, chamando novos associados e criando grupos de trabalho específicos, com esta finalidade.
Ver http://www.movimentocienciacidada.org/
Oficina MOVIMENTO CIÊNCIA CIDADÃ Coordenador(a): Marilise Mesquita (RS)
Bloco Didático I - Sala 04 (35 pax)
13:30 - 17:30
PROJETO “PERFIL E CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA: PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – FOCO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (CAPES)” - COMISSÃO CSHS ABRASCO Reunião de trabalho da pesquisa.
Reunião PROJETO “PERFIL E CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA: PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – FOCO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (CAPES)” - COMISSÃO CSHS ABRASCO
Bloco Didático I - Sala 01 (35 pax)
13:30 - 17:30
DEZ ANOS DA POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - CANCELADA Coordenação: Nelson Filice de Barros (UNICAMP)
Expositores:
a) Coordenação da PNPIC, MS
b) Coordenação da PNPIC, Estados
c) Coordenação da PNPIC, Municípios
Oficina DEZ ANOS DA POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - CANCELADA
Bloco Didático I - Sala 06 (35 pax)
13:30 - 17:30
PROJETO “DE VOLTA PRA CASA“ Esta oficina compõe o conjunto de reuniões realizadas periodicamente, desde outubro de 2015, para construção de um Projeto Multicêntrico de Avaliação de Políticas Públicas em Saúde Mental. O grupo responsável por este projeto é constituído por representantes da Fiocruz Brasília, Universidade de Brasília, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Sul da Bahia e Instituto Philippe Pinel, da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. O trabalho desenvolvido até o momento consiste em um projeto de avaliação do Programa De Volta Para Casa (PVC), importante política de desinstitucionalização, de alta programa e de reabilitação psicossocial assistida. Diante do exposto, para compor a oferta de oficinas a serem realizadas no 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, esta proposta visa uma exposição inicial do projeto de avaliação do PVC e a colaboração de importantes profissionais e ou pesquisadores da área da Saúde Mental e da Saúde Coletiva. Para isto, segue a proposta de formato de oficina.
Oficina PROJETO “DE VOLTA PRA CASA“
Bloco Didático I - Sala 06 (35 pax)
13:30 - 17:30
GT TRABALHO E EDUCAÇÃO ABRASCO - CANCELADO
Oficina GT TRABALHO E EDUCAÇÃO ABRASCO - CANCELADO
Bloco Didático I - Sala 07 (35 pax)
19:00 -
Solenidade de Abertura
Solenidade de Abertura Solenidade de Abertura
Teatro
Segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Horário
Atividade
Sala
08:30 - 10:30
Desafios para se Repensar as Ações e as Políticas
CONFERÊNCIA DE ABERTURA Desafios para se Repensar as Ações e as Políticas Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque (PE)
Teatro
10:45 - 12:00
1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES NA RECONFIGURAÇÃO DO CUIDADO
Mesa Redonda 1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES NA RECONFIGURAÇÃO DO CUIDADO Coordenador(a): Nelson Filice de Barros (SP) Expositor(a): Islandia Carvalho (PE) Expositor(a): Julio Alberto Wong Un (RJ) Expositor(a): Reinaldo Gaspar da Mota (MT)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
10:45 - 12:00
2 - SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL E ECA:DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NO CAMPO DA ADVERSIDADE E INTEGRALIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE
Mesa Redonda 2 - SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL E ECA:DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NO CAMPO DA ADVERSIDADE E INTEGRALIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE Coordenador(a): Enrique Araujo Bessoni (DF) Expositor(a): Rossano Cabral Lima (RJ) Expositor(a): Mônica Nunes (BA) Expositor(a): Roberto Tykanori Kinoshita (SP)
Instituto de Computação - Auditório (120 pax)
10:45 - 12:00
3 - PERTENCIMENTOS, TERRITÓRIOS E REPERCUSSÕES NA SAÚDE: A LUTA POR DIREITOS DE POPULAÇÕES INDÍGENA, SEM TERRA E QUILOMBOLA
Mesa Redonda 3 - PERTENCIMENTOS, TERRITÓRIOS E REPERCUSSÕES NA SAÚDE: A LUTA POR DIREITOS DE POPULAÇÕES INDÍGENA, SEM TERRA E QUILOMBOLA Coordenador(a): Rosa Lúcia Rocha Ribeiro (MT) Expositor(a): Sueli Pereira Castro (MT) Expositor(a): Antonio Carlos de Souza Lima (RJ) Expositor(a): Antonio Carneiro de Menezes (MT)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
10:45 - 12:00
4 - INDISSOCIABILIDADE DE VERDADE: A INTEGRAÇÃO ENTRE A PESQUISA, A EXTENSÃO E O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE UM AGIR EM SAÚDE CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO
Mesa Redonda 4 - INDISSOCIABILIDADE DE VERDADE: A INTEGRAÇÃO ENTRE A PESQUISA, A EXTENSÃO E O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE UM AGIR EM SAÚDE CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO Coordenador(a): Pedro Cruz (PB) Expositor(a): Helena Maria S. Leal David (RJ) Expositor(a): José Ivo Pedrosa (PI) Expositor(a): Luiz Gustavo de Souza de Lima Junior (MT)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
10:45 - 12:00
5 - INJUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS E SAÚDE COLETIVA: NOVAS PERSPECTIVAS CONCEITUAIS PARA O CUIDADO
Mesa Redonda 5 - INJUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS E SAÚDE COLETIVA: NOVAS PERSPECTIVAS CONCEITUAIS PARA O CUIDADO Coordenador(a): Felipe Asensi (RJ) Expositor(a): Jose Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (SP) Expositor(a): Bethania Assy (RJ) Expositor(a): Maria Clara Marques Dias (RJ)
Bloco Didático I - Auditório (120 pax)
10:45 - 12:00
6 - REPERCUSSÕES DO PROGRAMA MAIS MÉDICO SOBRE A REGULAÇÃO, INSERÇÃO E FORMAÇÃO DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NO BRASIL
Mesa Redonda 6 - REPERCUSSÕES DO PROGRAMA MAIS MÉDICO SOBRE A REGULAÇÃO, INSERÇÃO E FORMAÇÃO DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NO BRASIL Coordenador(a): Joaquim Molina (DF) Coordenador(a): Luiz Augusto Facchini (RJ) Expositor(a): Maria Helena Magalhães de Mendonça (RJ) Expositor(a): Yamilla Comes (Brasil) Expositor(a): Rita de Cassia Gabrielli Souza Lima (SC)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
10:45 - 12:00
GT 38 - Imagens, Olhares e Cotidiano: Estratégias de Visibilização do Outro na Saúde
Grupos Temáticos GT 38 - Imagens, Olhares e Cotidiano: Estratégias de Visibilização do Outro na Saúde Coordenador(a): Tatiana Engel Gerhardt (RS)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
11:00 - 12:00
1 - IDENTIDADES FRAGMENTADAS: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS SOBRE A FENOMENOLOGIA LIBERTÁRIA DE PAUL RICOEUR
Palestra 1 - IDENTIDADES FRAGMENTADAS: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS SOBRE A FENOMENOLOGIA LIBERTÁRIA DE PAUL RICOEUR Palestrante: Luiz Antonio de Castro Santos (BA)
FEF - Madeirão - Sala 3 (100 pax)
12:00 - 13:30
Almoço
Almoço
13:30 - 15:00
GT 10 - Apropriação de Tecnologias Educacionais na Formação dos Profissionais de Saúde
Grupos Temáticos GT 10 - Apropriação de Tecnologias Educacionais na Formação dos Profissionais de Saúde Coordenador(a): Elomar Christina Vieia Castilho Barilli (RJ) Coordenador(a): Simone Agadir de Azevedo Santos (RJ)
Bloco Didático I - Sala 10 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 1 - Potencialidades das Etnografias da/na Saúde
Grupos Temáticos GT 1 - Potencialidades das Etnografias da/na Saúde Coordenador(a): Rosamaria Carneiro (DF) Coordenador(a): Sílvia Guimarães (DF) Coordenador(a): Eunice Nakamura (SP)
Instituto de Computação - Auditório (120 pax)
13:30 - 15:00
GT 3 - Aplicabilidade de uma Perspectiva de Justiça mais Inclusiva
Grupos Temáticos GT 3 - Aplicabilidade de uma Perspectiva de Justiça mais Inclusiva Coordenador(a): Michelle Cecille Bandeira Teixeira (RJ) Coordenador(a): Cristiane Maria Amorim Costa (RJ)
Bloco Didático I - Sala 03 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 5 - Gênero e Sexualidade nas Prisões
Grupos Temáticos GT 5 - Gênero e Sexualidade nas Prisões Coordenador(a): Cristiane Paulin Simon (MG) Coordenador(a): Martinho Braga Batista e Silva (RJ)
Bloco Didático I - Sala 05 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 4 - Direito à Saúde, Responsabilidade do Estado e Formação em Saúde
Grupos Temáticos GT 4 - Direito à Saúde, Responsabilidade do Estado e Formação em Saúde Coordenador(a): Felipe Asensi (RJ)
Bloco Didático II - Sala 10 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 6 - Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária em Saúde I
Grupos Temáticos GT 6 - Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária em Saúde I Coordenador(a): Thais da Cunha Gomes (SP)
Bloco Didático I - Sala 06 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 8 - Adoecimentos de Longa Duração: Reflexões e Pesquisas
Grupos Temáticos GT 8 - Adoecimentos de Longa Duração: Reflexões e Pesquisas Coordenador(a): Lucas Pereira de Melo (RN)
Bloco Didático I - Sala 01 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 12 - Análise Institucional: Contribuições para os Serviços
Grupos Temáticos GT 12 - Análise Institucional: Contribuições para os Serviços Coordenador(a): Luciane Maria Pezzato (SP)
FEF - Madeirão - Sala 3 (100 pax)
13:30 - 15:00
GT 13 - Pessoa com Deficiência: Práticas de Inclusão
Grupos Temáticos GT 13 - Pessoa com Deficiência: Práticas de Inclusão Coordenador(a): Lívia Barbosa Pereira (DF)
Bloco Didático II - Sala 07 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 14 - Múltiplos Universos da Prevenção
Grupos Temáticos GT 14 - Múltiplos Universos da Prevenção Coordenador(a): Ivia Maria JArdim Maksud (RJ)
Bloco Didático II - Sala 06 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 16 - Corpo, Corporeidade e Cuidado em Saúde
Grupos Temáticos GT 16 - Corpo, Corporeidade e Cuidado em Saúde Coordenador(a): Maria Marce Moliani (PR)
Bloco Didático I - Sala 04 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 18 - Em Busca da Efetividade dos DH
Grupos Temáticos GT 18 - Em Busca da Efetividade dos DH Coordenador(a): Neide Emy Kurokawa e Silva (RJ)
Bloco Didático II - Sala 09 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 21 - Mesa Redonda: A Intolerância está na Rede
Grupos Temáticos GT 21 - Mesa Redonda: A Intolerância está na Rede Web2.0: Algo de Novo? Expositor(a): André de Faria Pereira Neto (RJ)Homofobia Expositor(a): Edu Turte Cavadinha (DF)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
13:30 - 15:00
GT 23 - Educação em Saúde - Diferentes Estratégias para Trocas e Produção de Saberes e Conhecimentos
Grupos Temáticos GT 23 - Educação em Saúde - Diferentes Estratégias para Trocas e Produção de Saberes e Conhecimentos Coordenador(a): Edna Maria Severino Peters Kahhale (SP) Coordenador(a): Carlos Roberto de Castro e Silva (SP) Coordenador(a): Mírian Ribeiro Conceição (SP)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
13:30 - 15:00
GT 27 - Educação Alimentar e Recursos Digitais de Socialização na Cultura Contemporânea
Grupos Temáticos GT 27 - Educação Alimentar e Recursos Digitais de Socialização na Cultura Contemporânea Coordenador(a): Maria Fátima Garcia de Menezes (RJ)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
13:30 - 15:00
GT 28 - Saúde, Produção e Trabalho
Grupos Temáticos GT 28 - Saúde, Produção e Trabalho Coordenador(a): Leticia Coelho da Costa Nobre (BA)
Bloco Didático I - Sala 08 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 31 - Educação Popular e Práticas de Cuidado
Grupos Temáticos GT 31 - Educação Popular e Práticas de Cuidado Coordenador(a): Sônia Acioli (RJ)
Bloco Didático I - Sala 07 (35 pax)
13:30 - 15:30
GT 33 - Múltiplos Olhares sobre o Traço Falcêmico
Grupos Temáticos GT 33 - Múltiplos Olhares sobre o Traço Falcêmico Coordenador(a): Estela Maria Garcia de Pinto da Cunha (SP)
Bloco Didático I - Auditório (120 pax)
13:30 - 15:00
GT 34 - A Vigilância de quem e para quem: O Papel do Estado e da Sociedade frente ao Agronegócio
Grupos Temáticos GT 34 - A Vigilância de quem e para quem: O Papel do Estado e da Sociedade frente ao Agronegócio Coordenador(a): Deise Lisboa Riquinho (RS) Coordenador(a): Lia Giraldo da Silva Augusto (PE) Coordenador(a): Luis Henrique da Costa Leão (MT)
Bloco Didático I - Sala 12 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 35 - Direitos Humanos, Sofrimento Social e Saúde Mental
Grupos Temáticos GT 35 - Direitos Humanos, Sofrimento Social e Saúde Mental Coordenador(a): Cláudia Maria Filgueiras Penido (MG)
Bloco Didático II - Sala 08 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 36 - Cenários de Atenção Básica e Educação em Saúde
Grupos Temáticos GT 36 - Cenários de Atenção Básica e Educação em Saúde Coordenador(a): Waneska Alexandra Alves (MG)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
13:30 - 15:00
GT 39 - Vulnerabilidade - Aspectos Conceituais/Casos Específicos
Grupos Temáticos GT 39 - Vulnerabilidade - Aspectos Conceituais/Casos Específicos Coordenador(a): Leny Alves Bomfim Trad (BA)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
13:30 - 15:00
GT 41 - Saúde e Violência contra LGBT
Grupos Temáticos GT 41 - Saúde e Violência contra LGBT Coordenador(a): Mario Felipe de Lima Carvalho (RJ)
Bloco Didático I - Sala 02 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 25 - Saúde, SUS e Ciência na Mídia
Grupos Temáticos GT 25 - Saúde, SUS e Ciência na Mídia Coordenador(a): Adauto Emmerich (ES)
Bloco Didático I - Sala 09 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 40 - Marcadores Sociais da Diferença e Formação
Grupos Temáticos GT 40 - Marcadores Sociais da Diferença e Formação Coordenador(a): Cristiane Gonçalves da Silva (SP) Coordenador(a): Elaine Teixeira Rabello (RJ)
Bloco Didático I - Sala 11 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 13 - Pessoa com Deficiência: Práticas de Inclusão
Grupos Temáticos GT 13 - Pessoa com Deficiência: Práticas de Inclusão Coordenador(a): Lívia Barbosa Pereira (DF)
Bloco Didático II - Sala 07 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 1 - Etnografias de/em Serviços de Saúde
Grupos Temáticos GT 1 - Etnografias de/em Serviços de Saúde Coordenador(a): Rosamaria Carneiro (DF) Coordenador(a): Sílvia Guimarães (DF) Coordenador(a): Eunice Nakamura (SP)
Instituto de Computação - Auditório (120 pax)
15:00 - 16:30
GT 3 - As Injustiças nos Ambientes Familiares e de Formação
Grupos Temáticos GT 3 - As Injustiças nos Ambientes Familiares e de Formação Coordenador(a): Michelle Cecille Bandeira Teixeira (RJ) Coordenador(a): Cristiane Maria Amorim Costa (RJ)
Bloco Didático I - Sala 03 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 4 - Direito à Saúde, Políticas Públicas e Especificdade do Ciclo de Vida
Grupos Temáticos GT 4 - Direito à Saúde, Políticas Públicas e Especificdade do Ciclo de Vida Coordenador(a): Felipe Asensi (RJ)
Bloco Didático II - Sala 10 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 16 - Corporeidade, Cuidado em Saúde, Identidades e os Marcadores da Diferença
Grupos Temáticos GT 16 - Corporeidade, Cuidado em Saúde, Identidades e os Marcadores da Diferença Coordenador(a): Edemilson Antunes de Campos (SP)
Bloco Didático I - Sala 04 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 5 - Pessoas em Situação de Privação de Liberdade na Mídia, Atenção e Gestão em Saúde
Grupos Temáticos GT 5 - Pessoas em Situação de Privação de Liberdade na Mídia, Atenção e Gestão em Saúde Coordenador(a): Cristiane Paulin Simon (MG) Coordenador(a): Martinho Braga Batista e Silva (RJ)
Bloco Didático I - Sala 05 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 25 - Discursos das Campanhas sobre Saúde
Grupos Temáticos GT 25 - Discursos das Campanhas sobre Saúde Coordenador(a): Wedencley Alves Santana (RJ)
Bloco Didático I - Sala 09 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 40 - Tecnociência, Saberes e Diferenças
Grupos Temáticos GT 40 - Tecnociência, Saberes e Diferenças Coordenador(a): Cristiane Gonçalves da Silva (SP) Coordenador(a): Elaine Teixeira Rabello (RJ)
Bloco Didático I - Sala 11 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 6 - Práticas Integrativas e Complementares no SUS
Grupos Temáticos GT 6 - Práticas Integrativas e Complementares no SUS Coordenador(a): Nelson Filice de Barros (SP)
Bloco Didático I - Sala 06 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 8 - Cuidado e Adoecimentos de Longa Duração
Grupos Temáticos GT 8 - Cuidado e Adoecimentos de Longa Duração Coordenador(a): Lucas Pereira de Melo (RN)
Bloco Didático I - Sala 01 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 10 - Educação Emancipatória e Apropriação Tecnológica em Saúde
Grupos Temáticos GT 10 - Educação Emancipatória e Apropriação Tecnológica em Saúde Coordenador(a): Mauricio De Seta (RJ) Coordenador(a): Moacyr Torres Junior (RJ)
Bloco Didático I - Sala 10 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 14 - Prevenções Emergentes: Sobre Testagem, Medicamentos e Tratamento
Grupos Temáticos GT 14 - Prevenções Emergentes: Sobre Testagem, Medicamentos e Tratamento Coordenador(a): Luis Felipe Rios do Nascimento (PE)
Bloco Didático II - Sala 06 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 27 - Alimentação, Educação e Cuidados para uma Saúde Coletiva
Grupos Temáticos GT 27 - Alimentação, Educação e Cuidados para uma Saúde Coletiva Coordenador(a): Maria Fátima Garcia de Menezes (RJ)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
15:00 - 16:30
GT 28 - Promoção e Proteção da Saúde do Trabalhador
Grupos Temáticos GT 28 - Promoção e Proteção da Saúde do Trabalhador Coordenador(a): Murilo da Silva Alves (BA)
Bloco Didático I - Sala 08 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 34 - Injustiças e Impactos do Agronegócio na Saúde, Trabalho e Ambiente
Grupos Temáticos GT 34 - Injustiças e Impactos do Agronegócio na Saúde, Trabalho e Ambiente Coordenador(a): Deise Lisboa Riquinho (RS) Coordenador(a): Lia Giraldo da Silva Augusto (PE) Coordenador(a): Luis Henrique da Costa Leão (MT)
Bloco Didático I - Sala 12 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 39 - Cuidado Materno-Infantil, Parentalidade, Saúde da Criança
Grupos Temáticos GT 39 - Cuidado Materno-Infantil, Parentalidade, Saúde da Criança Coordenador(a): Silvia Regina Viodres Inoue (SP)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
15:00 - 16:30
GT 41 - Tecnologias Contraceptivas e Reprodutivas: Inovação e/ou Controle dos Corpos?
Grupos Temáticos GT 41 - Tecnologias Contraceptivas e Reprodutivas: Inovação e/ou Controle dos Corpos? Coordenador(a): Mario Felipe de Lima Carvalho (RJ)
Bloco Didático I - Sala 02 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 18 - Explorando a Linguagem dos DH
Grupos Temáticos GT 18 - Explorando a Linguagem dos DH Coordenador(a): Miriam Ventura da Silva (RJ)
Bloco Didático II - Sala 09 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 21 - Redes Sociais na Saúde: Perspectivas
Grupos Temáticos GT 21 - Redes Sociais na Saúde: Perspectivas Coordenador(a): André de Faria Pereira Neto (RJ)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
15:00 - 16:30
GT 23 - Educação em Saúde- Diferentes Estratégias para Trocas e Produção de Saberes e Conhecimentos
Grupos Temáticos GT 23 - Educação em Saúde- Diferentes Estratégias para Trocas e Produção de Saberes e Conhecimentos Coordenador(a): Edna Maria Severino Peters Kahhale (SP) Coordenador(a): Carlos Roberto de Castro e Silva (SP) Coordenador(a): Mírian Ribeiro Conceição (SP)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
15:00 - 16:30
GT 35 - Práticas de Cuidado, Promoção da Saúde e Formação em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas
Grupos Temáticos GT 35 - Práticas de Cuidado, Promoção da Saúde e Formação em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Coordenador(a): Enrique Araujo Bessoni (DF)
Bloco Didático II - Sala 08 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 36 - As Redes de Atenção à Saúde
Grupos Temáticos GT 36 - As Redes de Atenção à Saúde Coordenador(a): Lina Faria (BA)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
15:00 - 16:30
GT 12 - Análise Institucional: Contribuições para os Serviços
Grupos Temáticos GT 12 - Análise Institucional: Contribuições para os Serviços Coordenador(a): Núncio Antônio Araújo Sól (MG)
FEF - Madeirão - Sala 3 (100 pax)
15:00 - 16:30
GT 33 - Desigualdades em Saúde: Cor/Raça e Gênero
Grupos Temáticos GT 33 - Desigualdades em Saúde: Cor/Raça e Gênero Coordenador(a): EDNA MARIA DE ARAÚJO (BA)
Bloco Didático I - Auditório (120 pax)
16:30 - 18:00
Lançamento Editorial Coletivo Local: Hall Bloco Didático I e II
Alimentação e Consumo de Tecnologias
Série Sabor Metrópole
Shirley Donizete Prado, Fabiana Bom Kraemer, Cristiane Marques Seixas e Ricardo Ferreira Freitas (orgs.)
Editora CRV
Bioética, Trabalho e Educação em Saúde
Col. Direito e Saúde
Felipe Asensi, Roseni Pinheiro e Paula Arévalo Mutiz (orgs.)
Editora Multifoco
Ciências Sociais na Educação Médica
Nelson Filice de Barros
Editora Hucitec
Consumo, Comunicação e Arte
Série Sabor Metrópole
Francisco Romão Ferreira, Ricardo Ferreira Freitas, Shirley Donizete Prado e Maria Claudia da Veiga Soares (orgs.)
Editora CRV
Cultura do Cuidado e o Cuidado na cultura: dilemas, desafios e avanços para efetivação da integralidade em saúde no MERCOSUL
Roseni Pinheiro, Tatiana Engel, Aluísio Gomes, Pablo Francisco, Marisa Ponce e María Pía Venturiello (orgs.)
UERJ/IMS/CEPESC/ LAPPIS/ ABRASCO
Da Autonomia da Boca: um estudo da constituição do ensino da odontologia no Brasil
Cristine Maria Warmling
Editora UFRGS
Depressão na Infância: uma abordagem antropológica
Col. Saúde em Debate
Eunice Nakamura
Editora Hucitec / Fapesp
Deserdados Sociais - condições de vida e saúde dos presos do Estado do Rio de Janeiro
Maria Cecília De Souza Minayo e Patrícia Constantino (orgs.)
Editora Fiocruz
Educação Popular e Nutrição Social: reflexões e vivências com base em uma experiência
Col. PINAB
Pedro José Santos Carneiro Cruz, Ana Claúdia Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos, Luciana Maria Pereira de Sousa, Adriana Macêdo de Almeida Tófoli, Daniela Gomes de Brito Carneiro e Islany Costa Alencar (orgs.)
Editora UFPB
Envelhecimento: um olhar interdisciplinar
Lina Faria, Luciana Karen Calábria e Wanesk Alexandra Alves (orgs.)
Editora Hucitec
Fundo Público e Política de Saúde: uma análise sobre o financiamento e gastos no Estado de Mato Grosso
Lucineia Silva
Editora UFTM
Gays, Lésbicas e Travestis em foco: diálogos sobre sociabilidade e acesso à educação e saúde
Luciana Leila Fontes Vieira, Luís Felipe Rios e Tacinara Nogueira de Queiroz (orgs.)
Editora UFPE
Gestão e Políticas de Saúde
Col. Direito e Saúde
Felipe Asensi, Roseni Pinheiro e Paula Arévalo Mutiz (orgs.)
Editora Multifoco
HIV e AIDS: desafios rumo a 2030
Luis Felipe Rios, Luciana Leila Fontes Vieira e Tacinara Nogueira de Queiroz (orgs.)
Editora UFPE
Itinerários Terapêuticos: integralidade no cuidado, avaliação e formação em saúde
Tatiana Engel Gerhardt, Roseni Pinheiro, Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz e Aluisio Gomes da Silva Junior (orgs.)
Editora Cepesc
Metodologias Participativas de Mobilização Psicossocial: promoção da saúde e enfrentamento da violência sexual e de gênero
Luis Felipe Rios, Luciana Leila Fontes Vieira e Tacinara Nogueira de Queiroz (orgs.)
Editora UFPE
Perplexidade na Universidade: vivências nos cursos de saúde (2ª edição)
Eymard Mourão Vasconcelos, Lia Haikal Frota Simon, Eduardo Simon (orgs.)
Editora Hucitec
Pressão Alta no Cotidiano: representações e experiências
Col. Antropologia e Saúde
Ana Maria Canesqui
Editora Fiocruz
Problemática das Drogas, A: contextos e dispositivos de enfrentamento
Luciana Leila Fontes Vieira, Luís Felipe Rios e Tacinara Nogueira de Queiroz (orgs.)
Editora UFPE
Promoção da Saúde na Integralidade do Cuidado
Mirna Albuquerque Frota e Raimunda Magalhães da Silva
Editora DOC Coedição Saberes
Psicologia Sócio-Histórica e Contexto Brasileiro: interdisciplinariedade e transformação social
Sueli Terezinha F. Martin (org.)
Editora PUC/GO
Saúde e Direitos Humanos
Col. Direito e Saúde
Felipe Asensi, Roseni Pinheiro e Paula Arévalo Mutiz (orgs.)
Editora Multifoco
Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas
Kátia Lener e Igor Sacramento
Editora Fiocruz
Saúde e Sistema de Justiça
Col. Direito e Saúde
Felipe Asensi, Roseni Pinheiro e Paula Arévalo Mutiz (orgs.)
Editora Multifoco
Saúde Mental na Atenção Básica: Política e Cotidiano
Mônica Nunes de Torrenté e Fátima Luna Landim
Editora Edufba
Yoga – tradição e prática integrativa de saúde
Pamela Siegel e Nelson Filice de Barros
Editora Eduece
Espaço e Letras Lançamento Editorial Coletivo
17:00 - 18:30
1 - PENSAMENTO CRÍTICO, EMANCIPAÇÃO E ALTERIDADE: AGIR EM SAÚDE NA (A)DIVERSIDADE
GRANDE DEBATE 1 - PENSAMENTO CRÍTICO, EMANCIPAÇÃO E ALTERIDADE: AGIR EM SAÚDE NA (A)DIVERSIDADE Coordenador(a): Tatiana Engel Gerhardt (RS) Expositor(a): Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque (PE) Expositor(a): Kenneth Rochel de Camargo Jr. (RJ) Expositor(a): Luiz Passos (MT)
Teatro
Terça-feira, 11 de outubro de 2016
Horário
Atividade
Sala
08:30 - 10:30
7 - ESPAÇO PÚBLICO, TECNOLOGIAS DE MEDIAÇÃO E AÇÃO POLÍTICA NA DEFESA DE DIREITOS
Mesa Redonda 7 - ESPAÇO PÚBLICO, TECNOLOGIAS DE MEDIAÇÃO E AÇÃO POLÍTICA NA DEFESA DE DIREITOS Coordenador(a): Lucia Maria Dupret (RJ) Expositor(a): Rodrigo Murtinho de Martinez Torres (RJ) Expositor(a): Benedito Diélcio Moreira (MT)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
08:30 - 10:30
8 - INSEGURANÇA SOCIAL E A AMEAÇA ÀS CONQUISTAS DO ESTADO SOCIAL NO BRASIL
Mesa Redonda 8 - INSEGURANÇA SOCIAL E A AMEAÇA ÀS CONQUISTAS DO ESTADO SOCIAL NO BRASIL Coordenador(a): Maria Helena Magalhães de Mendonça (RJ) Expositor(a): Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato (RJ) Expositor(a): Alcides Silva de Miranda (RS)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
08:30 - 10:30
9 - CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE COLETIVA: PERCURSOS E INTERFACES EPISTEMOLÓGICOS, POLÍTICOS E INSTITUCIONAIS
Mesa Redonda 9 - CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE COLETIVA: PERCURSOS E INTERFACES EPISTEMOLÓGICOS, POLÍTICOS E INSTITUCIONAIS Coordenador(a): Silvia Ângela Gugelmin (MT) Expositor(a): Ana Maria Canesqui (SP) Expositor(a): Leny Alves Bomfim Trad (BA) Expositor(a): Tatiana Engel Gerhardt (RS)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
08:30 - 10:30
10 - CORPOS, PRAZERES E PAIXÕES: BALANÇOS E PERSPECTIVAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE CUIDADO EM SAÚDE
Mesa Redonda 10 - CORPOS, PRAZERES E PAIXÕES: BALANÇOS E PERSPECTIVAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE CUIDADO EM SAÚDE Coordenador(a): Luis Felipe Rios do Nascimento (PE) Expositor(a): Vera Silvia Facciolla Paiva (SP) Expositor(a): Carlos Guilherme Octaviano do Valle (RN) Expositor(a): Lore Fortes (RN)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
08:30 - 10:30
11 - EDUCAÇÃO POPULAR, SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO E NA PESQUISA: POR UMA EPISTEMOLOGIA DO DIÁLOGO E DA EMANCIPAÇÃO
Mesa Redonda 11 - EDUCAÇÃO POPULAR, SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO E NA PESQUISA: POR UMA EPISTEMOLOGIA DO DIÁLOGO E DA EMANCIPAÇÃO Coordenador(a): Renata Pekelman (RS) Expositor(a): Eymard Mourão Vasconcelos (PB) Expositor(a): Vera Lúcia de Azevedo Dantas (CE) Expositor(a): Sônia Acioli (RJ)
Bloco Didático II - Sala 01 (TENDA)
08:30 - 10:30
12 - PESQUISAS PARTICIPATIVAS NA SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS E INOVAÇÕES
Mesa Redonda 12 - PESQUISAS PARTICIPATIVAS NA SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS E INOVAÇÕES Coordenador(a): Solange L‘abbate (SP) Expositor(a): Cinira Magali Fortuna (SP) Expositor(a): Carlos Botazzo (SP) Expositor(a): Simone Mainieri Paulon (RS)
Bloco Didático I - Auditório (120 pax)
10:45 - 12:00
GT 27 - Imagens, Memórias e Perspectivas sobre o Comer
Grupos Temáticos GT 27 - Imagens, Memórias e Perspectivas sobre o Comer Coordenador(a): Maria Lúcia Bosi (CE)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
10:45 - 12:00
GT 36 - Perspectivas Diversas sobre Saúde Coletiva (I)
Grupos Temáticos GT 36 - Perspectivas Diversas sobre Saúde Coletiva (I) Coordenador(a): Luiz Antonio de Castro Santos (BA) Coordenador(a): Waneska Alexandra Alves (MG) Coordenador(a): Lina Faria (BA)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
10:45 - 11:15
GT 38 - Corpo, Cura e Cuidado: Saberes e Práticas Interdisciplinares
Grupos Temáticos GT 38 - Corpo, Cura e Cuidado: Saberes e Práticas Interdisciplinares Coordenador(a): Mônica Nunes (BA)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
10:45 - 12:00
GT 23 - Políticas de Saúde e as Práticas de Cuidado
Grupos Temáticos GT 23 - Políticas de Saúde e as Práticas de Cuidado Coordenador(a): Edna Maria Severino Peters Kahhale (SP) Coordenador(a): Carlos Roberto de Castro e Silva (SP) Coordenador(a): Mírian Ribeiro Conceição (SP)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
11:00 - 12:00
2 - OS DESERDADOS SOCIAIS: A SITUAÇÃO DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO PRISIONAL
Palestra 2 - OS DESERDADOS SOCIAIS: A SITUAÇÃO DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO PRISIONAL Coordenador(a): Martinho Braga Batista e Silva (RJ) Palestrante: Maria Cecília Minayo (RJ)
Instituto de Computação - Auditório (120 pax)
11:15 - 12:00
GT 38 - Mesa Redonda - Ato Interactalidades Insurgentes Trata-se do compartilhamento de uma experiência de interação afim de dar ênfase a atos de resistência e insurgência, especialmente necessários em tempos sombrios, numa variedade de modos de expressão. Significaria fazer interagir arte/performance com reflexão crítica em um mesmo espaço, criando um encontro entre questões relevantes de espaços sociais marcados pela vulnerabilidade e discriminação: LGBT, saúde mental, relações raciais ou de gênero (não necessariamente todas essas). Tempos sombrios e autoritários, tempos de incerteza e de insegurança política e jurídica propiciam sofrimento, mas também uma tensão criativa em busca de resistência. O objetivo desta atividade consiste em focalizar-se em atos insurgentes, expressos em linguagem artística (pensando também na poiesis do cotidiano e elaborados mais ou menos conscientemente, deliberadamente) nascidos da opressão ou experiência do retrocesso iminente. O mote seria o direito à diferença, o direito à diversidade (de cor, de identidade de gênero, de razão/desrazão) e a sua defesa intransigente expressa em linguagens diferentes: artísticas e acadêmicas, com, eventualmente, fronteiras porosas.
Grupos Temáticos GT 38 - Mesa Redonda - Ato Interactalidades Insurgentes Coordenador(a): Mônica Nunes (BA)Realidades Performadas: (R)Existências que se fazem Possíveis Expositor(a): Luís Augusto Vasconcelos da Silva (BA)Insânia, Loucura e Poesia Expositor(a): Luciene Carvalho (Brasil)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
12:00 - 13:30
Almoço
Almoço
13:30 - 15:00
GT 3 - As Diversas Faces da (In)justiça na Área da Saúde
Grupos Temáticos GT 3 - As Diversas Faces da (In)justiça na Área da Saúde Coordenador(a): Michelle Cecille Bandeira Teixeira (RJ) Coordenador(a): Cristiane Maria Amorim Costa (RJ)
Bloco Didático I - Sala 03 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 4 - Vulnerabilidade, Direito à Saúde e Humanização
Grupos Temáticos GT 4 - Vulnerabilidade, Direito à Saúde e Humanização Coordenador(a): Felipe Asensi (RJ)
Bloco Didático II - Sala 10 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 5 - Saúde nas Prisões: Educação, Conhecimento, Direito
Grupos Temáticos GT 5 - Saúde nas Prisões: Educação, Conhecimento, Direito Coordenador(a): Cristiane Paulin Simon (MG) Coordenador(a): Martinho Braga Batista e Silva (RJ)
Bloco Didático I - Sala 05 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 8 - Política,Trabalho e Tratamentos dos Adoecidos de Longa Duração
Grupos Temáticos GT 8 - Política,Trabalho e Tratamentos dos Adoecidos de Longa Duração Coordenador(a): Reni Barsaglini (MT)
Bloco Didático I - Sala 01 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 12 - Contribuições da Análise Institucional no Ensino
Grupos Temáticos GT 12 - Contribuições da Análise Institucional no Ensino Coordenador(a): Cinira Magali Fortuna (SP)
FEF - Madeirão - Sala 3 (100 pax)
13:30 - 15:00
GT 13 - Acessibilidade e Deficiência
Grupos Temáticos GT 13 - Acessibilidade e Deficiência Coordenador(a): Wederson Rufino dos Santos (DF)
Bloco Didático II - Sala 07 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 14 - Experiência do Viver com HIV-AIDS
Grupos Temáticos GT 14 - Experiência do Viver com HIV-AIDS Coordenador(a): Ivia Maria JArdim Maksud (RJ)
Bloco Didático II - Sala 06 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 17 - Itinerários Terapêuticos nos Diferentes Sistemas de Cuidado e Redes de Apoio
Grupos Temáticos GT 17 - Itinerários Terapêuticos nos Diferentes Sistemas de Cuidado e Redes de Apoio Coordenador(a): Fran Demétrio Silva Santos (BA)
Bloco Didático I - Sala 07 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 18 - Direitos Humanos em Ação na Saúde
Grupos Temáticos GT 18 - Direitos Humanos em Ação na Saúde Coordenador(a): Jose Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (SP)
Bloco Didático II - Sala 09 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 21 - Educação On Line: Relato de Experiências
Grupos Temáticos GT 21 - Educação On Line: Relato de Experiências Coordenador(a): Cristianne Maria Famer Rocha (RS)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
13:30 - 15:00
GT 23 - Cuidado em Saúde - Grupos Específicos, Integralidade e os Diferentes Determinantes da Saúde
Grupos Temáticos GT 23 - Cuidado em Saúde - Grupos Específicos, Integralidade e os Diferentes Determinantes da Saúde Coordenador(a): Edna Maria Severino Peters Kahhale (SP) Coordenador(a): Carlos Roberto de Castro e Silva (SP) Coordenador(a): Mírian Ribeiro Conceição (SP)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
13:30 - 15:00
GT 25 - Epidemias e Endemias na Produção Mídiática (I)
Grupos Temáticos GT 25 - Epidemias e Endemias na Produção Mídiática (I) Coordenador(a): Cláudia Malinverni (SP)
Bloco Didático I - Sala 09 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 28 - Saúde, Produção e Trabalho
Grupos Temáticos GT 28 - Saúde, Produção e Trabalho Coordenador(a): Mônica Angelim Gomes de Lima (BA)
Bloco Didático I - Sala 08 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 19 - O Social nas Políticas de Proteção Social
Grupos Temáticos GT 19 - O Social nas Políticas de Proteção Social Coordenador(a): Mônica de Castro Maia Senna (RJ)
Bloco Didático I - Sala 02 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 26 - Controle Social, Participação e Saúde em Diferentes Contextos
Grupos Temáticos GT 26 - Controle Social, Participação e Saúde em Diferentes Contextos Coordenador(a): Leonardo Malcher (PA)
Bloco Didático I - Sala 11 (35 pax)
13:30 - 15:30
GT 33 - Cor e Raça na Política Nacional da Saúde da População Negra
Grupos Temáticos GT 33 - Cor e Raça na Política Nacional da Saúde da População Negra Coordenador(a): EDNA MARIA DE ARAÚJO (BA)
Bloco Didático I - Auditório (120 pax)
13:30 - 15:00
GT 34 - A Construção da Práxis no e para o Trabalho: Desafios Éticos e Epistemológicos
Grupos Temáticos GT 34 - A Construção da Práxis no e para o Trabalho: Desafios Éticos e Epistemológicos Coordenador(a): Deise Lisboa Riquinho (RS) Coordenador(a): Lia Giraldo da Silva Augusto (PE) Coordenador(a): Luis Henrique da Costa Leão (MT)
Bloco Didático I - Sala 12 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 35 - Políticas e Atenção à Saúde de Pessoas em Situação de Uso Problemático de Álcool e Outras Drogas
Grupos Temáticos GT 35 - Políticas e Atenção à Saúde de Pessoas em Situação de Uso Problemático de Álcool e Outras Drogas Coordenador(a): Izabel Christina Friche Passos (MG)
Bloco Didático II - Sala 08 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 36 - Ensino, Serviço, Comunidade (Integração e Interdisciplinaridade)
Grupos Temáticos GT 36 - Ensino, Serviço, Comunidade (Integração e Interdisciplinaridade) Coordenador(a): Lina Faria (BA)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
13:30 - 15:00
GT 37 - A Ad(diversidade) do Trabalho na Saúde em Foco: Sujeitos, Competências e Tecnologias
Grupos Temáticos GT 37 - A Ad(diversidade) do Trabalho na Saúde em Foco: Sujeitos, Competências e Tecnologias Coordenador(a): Carlos Botazzo (SP)
Bloco Didático I - Sala 06 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 10 - Educação a Distância na Formação em Saúde
Grupos Temáticos GT 10 - Educação a Distância na Formação em Saúde Coordenador(a): Cleide Figueiredo Leitão (RJ) Coordenador(a): Priscila Talita Oliveira Silva (RJ)
Bloco Didático I - Sala 10 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 39 - Migração e Saúde 01
Grupos Temáticos GT 39 - Migração e Saúde 01 Coordenador(a): Ana Paula Muraro (MT)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
13:30 - 15:00
GT 40 - Interfaces Epistêmicas
Grupos Temáticos GT 40 - Interfaces Epistêmicas Coordenador(a): Cristiane Gonçalves da Silva (SP) Coordenador(a): Elaine Teixeira Rabello (RJ)
Bloco Didático I - Sala 04 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 1 - Dilemas e Desafios de Pesquisas Etnográficas
Grupos Temáticos GT 1 - Dilemas e Desafios de Pesquisas Etnográficas Coordenador(a): Rosamaria Carneiro (DF) Coordenador(a): Sílvia Guimarães (DF) Coordenador(a): Eunice Nakamura (SP)
Instituto de Computação - Auditório (120 pax)
13:30 - 15:00
GT 27 - Reunião da Rede Ibero Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade Convidamos para esta reunião aberta, na qual discutiremos perspectivas de ampliação a nossa rede de pesquisa e o plano de trabalho para os próximos anos. Neste encontro, buscamos promover a aproximação de estudiosos interessados na temática "Alimentação e Sociedade" com vistas à reflexões, tanto sobre a formação de profissionais e pesquisadores, como sobre a produção de conhecimentos nesse campo. Queremos investir na articulação de pesquisas, publicações, organização de eventos e demais atividades correlatas.
Para informações mais detalhadas sobre a pauta deste encontro, recomendamos leitura do relato da última reunião da REDE NAUS realizada durante o VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, disponível nesta página em: http://redenaus.com/redenaus/noticias/20-relato-da-reuniao-aberta-da-rede-naus.
Grupos Temáticos GT 27 - Reunião da Rede Ibero Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade Coordenador(a): Shirley Donizete Prado (RJ) Coordenador(a): Maria Lúcia Bosi (CE)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
15:00 - 16:30
GT 1 - Novos Objetos Etnográficos
Grupos Temáticos GT 1 - Novos Objetos Etnográficos Coordenador(a): Rosamaria Carneiro (DF) Coordenador(a): Sílvia Guimarães (DF)
Instituto de Computação - Auditório (120 pax)
15:00 - 16:30
GT 3 - Reflexões sobre Vulnerabilidade e (Im)possibilidade de Transformação Social
Grupos Temáticos GT 3 - Reflexões sobre Vulnerabilidade e (Im)possibilidade de Transformação Social Coordenador(a): Michelle Cecille Bandeira Teixeira (RJ) Coordenador(a): Cristiane Maria Amorim Costa (RJ)
Bloco Didático I - Sala 03 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 4 - Comunicação, Participação e Avaliação na Saúde
Grupos Temáticos GT 4 - Comunicação, Participação e Avaliação na Saúde Coordenador(a): Roseni Pinheiro (RJ)
Bloco Didático II - Sala 10 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 19 - Dimensões da Saúde em Programas Sociais
Grupos Temáticos GT 19 - Dimensões da Saúde em Programas Sociais Coordenador(a): Vera Maria Ribeiro Nogueira (SC)
Bloco Didático I - Sala 02 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 8 - Representações Sociais, Experiências e Estigma
Grupos Temáticos GT 8 - Representações Sociais, Experiências e Estigma Coordenador(a): Marcelo Eduardo Pferiffer Castellanos (BA)
Bloco Didático I - Sala 01 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 26 - Histórias e Experiências Emancipatórias
Grupos Temáticos GT 26 - Histórias e Experiências Emancipatórias Coordenador(a): Leonardo Malcher (PA)
Bloco Didático I - Sala 11 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 13 - Acessibilidade e Deficiência
Grupos Temáticos GT 13 - Acessibilidade e Deficiência Coordenador(a): Wederson Rufino dos Santos (DF)
Bloco Didático II - Sala 07 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 39 - Migração e Saúde 02
Grupos Temáticos GT 39 - Migração e Saúde 02 Coordenador(a): Muna Muhammad Odeh (DF)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
15:00 - 16:30
GT 40 - Perspectivas no Ensino e na Formação
Grupos Temáticos GT 40 - Perspectivas no Ensino e na Formação Coordenador(a): Cristiane Gonçalves da Silva (SP) Coordenador(a): Elaine Teixeira Rabello (RJ)
Bloco Didático I - Sala 04 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 30 - Educação Popular na Formação em Saúde
Grupos Temáticos GT 30 - Educação Popular na Formação em Saúde Coordenador(a): Vera Lúcia de Azevedo Dantas (CE)
Bloco Didático I - Sala 12 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 31 - Educação Popular e Produção da Saúde
Grupos Temáticos GT 31 - Educação Popular e Produção da Saúde Coordenador(a): Helena Maria S. Leal David (RJ)
Bloco Didático I - Sala 05 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 17 - Itinerários Terapêuticos nas Múltiplas Dimensões e os Desafios para a Integralidade em Saúde
Grupos Temáticos GT 17 - Itinerários Terapêuticos nas Múltiplas Dimensões e os Desafios para a Integralidade em Saúde Coordenador(a): Fran Demétrio Silva Santos (BA) Coordenador(a): Yemi Alexandra Alzate López (BA)
Bloco Didático I - Sala 07 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 37 - A Pesquisa da Formação na Saúde: Pedagogias e Práticas para o Agir Crítico
Grupos Temáticos GT 37 - A Pesquisa da Formação na Saúde: Pedagogias e Práticas para o Agir Crítico Coordenador(a): Cristine Maria Warmling (RS)
Bloco Didático I - Sala 06 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 14 - Ativismo e Serviços: Lutas Paralelas para uma Agenda Comum
Grupos Temáticos GT 14 - Ativismo e Serviços: Lutas Paralelas para uma Agenda Comum Coordenador(a): Claudia Mercedes Mora Cárdenas (RJ)
Bloco Didático II - Sala 06 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 18 - Direitos Humanos, Saúde e Populações Específicas
Grupos Temáticos GT 18 - Direitos Humanos, Saúde e Populações Específicas Coordenador(a): Miriam Ventura da Silva (RJ)
Bloco Didático II - Sala 09 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 21 - Educação On Line: Relato de Experiências
Grupos Temáticos GT 21 - Educação On Line: Relato de Experiências Coordenador(a): Cristianne Maria Famer Rocha (RS)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
15:00 - 16:30
GT 23 - Cuidado em Saúde - Grupos Específicos, Integralidade e os Diferentes Determinantes da Saúde
Grupos Temáticos GT 23 - Cuidado em Saúde - Grupos Específicos, Integralidade e os Diferentes Determinantes da Saúde Coordenador(a): Edna Maria Severino Peters Kahhale (SP) Coordenador(a): Carlos Roberto de Castro e Silva (SP) Coordenador(a): Mírian Ribeiro Conceição (SP)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
15:00 - 16:30
GT 25 - Epidemias e Endemias na Produção Mídiática (II)
Grupos Temáticos GT 25 - Epidemias e Endemias na Produção Mídiática (II) Coordenador(a): Janine Miranda Cardoso (RJ)
Bloco Didático I - Sala 09 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 28 - Saúde Mental e Trabalho
Grupos Temáticos GT 28 - Saúde Mental e Trabalho Coordenador(a): Tarcisio Márcio Magalhães Pinheiro (MG)
Bloco Didático I - Sala 08 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 36 - Gestão do Cuidado, Territorização e Participação Social
Grupos Temáticos GT 36 - Gestão do Cuidado, Territorização e Participação Social Coordenador(a): Luiz Antonio de Castro Santos (BA)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
15:00 - 16:30
GT 12 - Contribuições da Análise Institucional no Ensino
Grupos Temáticos GT 12 - Contribuições da Análise Institucional no Ensino Coordenador(a): Ana Kalliny de Sousa Severo (PI)
FEF - Madeirão - Sala 3 (100 pax)
15:00 - 16:30
GT 27 - Diversidade de Significados na Diversidade das Culturas
Grupos Temáticos GT 27 - Diversidade de Significados na Diversidade das Culturas Coordenador(a): Márcia Regina Viana (RJ)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
17:00 - 18:30
2 - SOCIEDADE, SUBJETIVIDADE E SAÚDE: DESAFIOS DO SUS EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA
GRANDE DEBATE 2 - SOCIEDADE, SUBJETIVIDADE E SAÚDE: DESAFIOS DO SUS EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA Coordenador(a): Marta Gislene Pignati (MT) Expositor(a): Gastão Wágner de Sousa Campos (SP) Expositor(a): Alcides Silva de Miranda (RS) Expositor(a): Roseni Pinheiro (RJ) Expositor(a): Luis Eugenio Portela (BA)
Teatro
18:30 -
ATO PÚBLICO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO SUS
ATO PÚBLICO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO SUS
Foyer
Quarta-feira, 12 de outubro de 2016
Horário
Atividade
Sala
08:30 - 10:30
14 - ABORDAGENS DOS ADOECIMENTOS DE LONGA DURAÇÃO, CRONICIDADE E ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS
Mesa Redonda 14 - ABORDAGENS DOS ADOECIMENTOS DE LONGA DURAÇÃO, CRONICIDADE E ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS Coordenador(a): Yemi Alexandra Alzate López (BA) Expositor(a): Ana Maria Canesqui (SP) Expositor(a): Paulo César Borges Alves (BA) Expositor(a): Lucas Pereira de Melo (RN)
Bloco Didático I - Auditório (120 pax)
08:30 - 10:30
15 - A QUESTÃO AMBIENTAL E O MODELO DE DESENVOLVIMENTO NO BRASIL: IMPACTOS E RESISTÊNCIAS
Mesa Redonda 15 - A QUESTÃO AMBIENTAL E O MODELO DE DESENVOLVIMENTO NO BRASIL: IMPACTOS E RESISTÊNCIAS Coordenador(a): Wanderlei Antonio Pignati (MT) Expositor(a): Antonio Thomaz Junior (SP) Expositor(a): Samia Feitoza Miguez (AM) Expositor(a): Lia Giraldo da Silva Augusto (PE)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
08:30 - 10:30
16 - VIOLÊNCIA ESTRUTURAL, VULNERABILIDADE SOCIAL E SAÚDE: A SITUAÇÃO DE IMIGRANTES, JOVENS NEGROS (AS).
Mesa Redonda 16 - VIOLÊNCIA ESTRUTURAL, VULNERABILIDADE SOCIAL E SAÚDE: A SITUAÇÃO DE IMIGRANTES, JOVENS NEGROS (AS). Coordenador(a): Altair dos Santos Lira (BA) Expositor(a): Leny Alves Bomfim Trad (BA) Expositor(a): Vera Lucia Bertoline (MT) Expositor(a): Regina Yoshie Matsue (SP)
Instituto de Computação - Auditório (120 pax)
08:30 - 10:30
17 - PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DAS CIENCIAS SOCIAIS EM DOIS CAMPOS DA SAÚDE: NUTRIÇÃO E SAÚDE BUCAL
Mesa Redonda 17 - PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DAS CIENCIAS SOCIAIS EM DOIS CAMPOS DA SAÚDE: NUTRIÇÃO E SAÚDE BUCAL Coordenador(a): Elizabethe Cristina Fagundes de Souza (RN) Expositor(a): Carlos Botazzo (SP) Expositor(a): Shirley Donizete Prado (RJ) Expositor(a): Maria Lúcia Bosi (CE)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
08:30 - 10:30
18 - EMERGÊNCIA DE ZIKA E CHIKUNGUNYA E REEMERGÊNCIA DA DENGUE: DETERMINAÇÃO OU DETERMINANTES SOCIAIS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA A emergência de doenças como Zika e Chikungunya e, a reemergencia/persistência da dengue tornam-se problemas para saúde da população, nestes últimos anos. Estes três arbovírus (DENV, CHIKV e ZIKV) têm o mosquito Aedes aegypti como principal vetor. A ocorrência de surtos de Zika em diversos países, juntamente com as consequências para o feto como microcefalia e outras malformações associadas tem provocado receios na população, principalmente nas mulheres em idade fértil. Outra ameaça é a ocorrência de casos de CHIKV e o risco de cronicidade dos sintomas como dor nas articulações que poderá comprometer a capacidade produtiva das pessoas acomentidas. Dessa forma, o risco de pandemia por ZIKV e CHIKV bem como persistência de DENV levam a questionar se os modelos explicativos existentes são suficientes para o enfrentamento dos mesmos? Que dificuldades e desafios teremos para o Controle da Tríplice Epidemia?
Mesa Redonda 18 - EMERGÊNCIA DE ZIKA E CHIKUNGUNYA E REEMERGÊNCIA DA DENGUE: DETERMINAÇÃO OU DETERMINANTES SOCIAIS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA Coordenador(a): Marina Atanaka (MT) Expositor(a): Silbene Maria Neves Lotufo Barbosa Müller (MT) Expositor(a): Denise Nacif Pimenta (MG)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
09:00 - 17:00
Fórum de Graduação em Saúde Coletiva no Congresso Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Reunião Fórum de Graduação em Saúde Coletiva no Congresso Ciências Sociais e Humanas em Saúde Coordenador(a): Gladys Amelia Velez Benito (Brasil)
Bloco Didático I - Sala 03 (35 pax)
10:45 - 12:00
13 - SAÚDE, SOCIEDADE E HISTÓRIA: UMA REVISITA ÀS CONTRIBUIÇÕES DE RICARDO BRUNO MENDES-GONÇALVES
Mesa Redonda 13 - SAÚDE, SOCIEDADE E HISTÓRIA: UMA REVISITA ÀS CONTRIBUIÇÕES DE RICARDO BRUNO MENDES-GONÇALVES Coordenador(a): Lilia Blima Schraiber (SP) Expositor(a): Semiramis Melani de Melo Rocha (SP) Expositor(a): Everardo Duarte Nunes (SP) Expositor(a): Naomar de Almeida Filho (BA)
Teatro
10:45 - 12:00
GT 38 - Sabedoria Contando nossas Ações:Documentando a Vida entre Saúde e Ambiente
Grupos Temáticos GT 38 - Sabedoria Contando nossas Ações:Documentando a Vida entre Saúde e Ambiente Coordenador(a): Roseni Pinheiro (RJ)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
10:45 - 12:00
GT 36 - Perspectivas Diversas sobre Saúde Coletiva (II)
Grupos Temáticos GT 36 - Perspectivas Diversas sobre Saúde Coletiva (II) Coordenador(a): Waneska Alexandra Alves (MG)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
11:00 - 12:00
3 - RECONFIGURAÇÕES DO CUIDADO INTEGRAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE SAÚDE
Palestra 3 - RECONFIGURAÇÕES DO CUIDADO INTEGRAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE SAÚDE Palestrante: Yara Maria de Carvalho (SP)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
11:00 - 12:00
4 - POLÍTICAS DE SAÚDE PARA POPULAÇÃO LGBTT NO BRASIL: EM BUSCA DE DIREITOS À UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NO CUIDADO HUMANO À SAÚDE
Palestra 4 - POLÍTICAS DE SAÚDE PARA POPULAÇÃO LGBTT NO BRASIL: EM BUSCA DE DIREITOS À UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NO CUIDADO HUMANO À SAÚDE Palestrante: Luiz Mello de Almeida Neto (GO)
FEF - Madeirão - Sala 3 (100 pax)
12:00 - 13:30
Almoço
Almoço
13:30 - 15:00
GT 4 - Judicialização, Direito Humano à Saúde e Estigmatização
Grupos Temáticos GT 4 - Judicialização, Direito Humano à Saúde e Estigmatização Coordenador(a): Roseni Pinheiro (RJ)
Bloco Didático II - Sala 10 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 6 - Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária em Saúde II
Grupos Temáticos GT 6 - Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária em Saúde II Coordenador(a): Janaína Alves da Silveira Hallais (SP)
Bloco Didático I - Sala 06 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 9 - Práticas Integrativas de Saúde, Promoção e Modo de Vida Saudável
Grupos Temáticos GT 9 - Práticas Integrativas de Saúde, Promoção e Modo de Vida Saudável Coordenador(a): Ana Paula Silva de Faria (MT) Coordenador(a): Solanyara Maria da Silva (MT) Coordenador(a): Priscila Nardes Pause (MT)
Bloco Didático I - Sala 01 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 27 - Normas, Histórias e Olhares sobre a Cultura Alimentar
Grupos Temáticos GT 27 - Normas, Histórias e Olhares sobre a Cultura Alimentar Coordenador(a): Juliana Pereira Casemiro (RJ)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
13:30 - 15:00
GT 17 - Cronicidade, Experiência de Enfermidade e Itinerários Terapêuticos
Grupos Temáticos GT 17 - Cronicidade, Experiência de Enfermidade e Itinerários Terapêuticos Coordenador(a): Yemi Alexandra Alzate López (BA) Coordenador(a): Fran Demétrio Silva Santos (BA)
Bloco Didático I - Sala 07 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 30 - Educação Popular na Formação em Saúde
Grupos Temáticos GT 30 - Educação Popular na Formação em Saúde Coordenador(a): Pedro Cruz (PB)
Bloco Didático I - Sala 12 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 37 - Conceitos de Saúde e Doença: A Alteridade em Questão
Grupos Temáticos GT 37 - Conceitos de Saúde e Doença: A Alteridade em Questão Coordenador(a): Elizabethe Cristina Fagundes de Souza (RN)
Bloco Didático I - Sala 09 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 12 - Análise Institucional e Políticas de Saúde
Grupos Temáticos GT 12 - Análise Institucional e Políticas de Saúde Coordenador(a): Solange L‘abbate (SP)
FEF - Madeirão - Sala 3 (100 pax)
13:30 - 15:00
GT 41 - Ética na Pesquisa Social, Direitos Reprodutivos e Aborto
Grupos Temáticos GT 41 - Ética na Pesquisa Social, Direitos Reprodutivos e Aborto Coordenador(a): Cristiane da Silva Cabral (SP) Coordenador(a): Mario Felipe de Lima Carvalho (RJ)
Bloco Didático I - Sala 02 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 13 - Deficiência e Política
Grupos Temáticos GT 13 - Deficiência e Política Coordenador(a): Éverton Luís Pereira (DF)
Bloco Didático II - Sala 07 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 16 - Corporeidade, Gravidez e Parto: Políticas e Humanização do Cuidado em Saúde
Grupos Temáticos GT 16 - Corporeidade, Gravidez e Parto: Políticas e Humanização do Cuidado em Saúde Coordenador(a): Edemilson Antunes de Campos (SP)
Bloco Didático I - Sala 04 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 18 - Direitos Humanos, Sexualidade e Reprodução
Grupos Temáticos GT 18 - Direitos Humanos, Sexualidade e Reprodução Coordenador(a): Neide Emy Kurokawa e Silva (RJ) Coordenador(a): Veriano Terto Júnior (Brasil)
Bloco Didático II - Sala 09 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 21 - Qualidade da Informação de Saúde na Internet
Grupos Temáticos GT 21 - Qualidade da Informação de Saúde na Internet Coordenador(a): Edu Turte Cavadinha (DF)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
13:30 - 15:00
GT 10 - Apropriação de TDIC como Estratégia de Implementação de Política
Grupos Temáticos GT 10 - Apropriação de TDIC como Estratégia de Implementação de Política Coordenador(a): Henriette dos Santos (RJ) Coordenador(a): Tatiane Rezende Nunes de Souza (RJ)
Bloco Didático I - Sala 10 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 23 - Inovações em Saúde - Invetividades nas Práticas de Produção em Saúde
Grupos Temáticos GT 23 - Inovações em Saúde - Invetividades nas Práticas de Produção em Saúde Coordenador(a): Mírian Ribeiro Conceição (SP)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
13:30 - 15:00
GT 26 - Emancipação, Educação e Análise Social
Grupos Temáticos GT 26 - Emancipação, Educação e Análise Social Coordenador(a): Leonardo Malcher (PA)
Bloco Didático I - Sala 11 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 31 - Educação Popular e Pesquisa em Saúde
Grupos Temáticos GT 31 - Educação Popular e Pesquisa em Saúde Coordenador(a): Eymard Mourão Vasconcelos (PB)
Bloco Didático I - Sala 05 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 33 - População Negra, Saúde, Ambiente e Trabalho
Grupos Temáticos GT 33 - População Negra, Saúde, Ambiente e Trabalho Coordenador(a): Estela Maria Garcia de Pinto da Cunha (SP)
Bloco Didático I - Auditório (120 pax)
13:30 - 15:00
GT 35 - Práticas de Cuidado e Operadores de Desinstitucionalização e de Recovery em Saúde Mental e entre Usuários de Drogas
Grupos Temáticos GT 35 - Práticas de Cuidado e Operadores de Desinstitucionalização e de Recovery em Saúde Mental e entre Usuários de Drogas Coordenador(a): Maurice Charles Henri Marie Raymond de Torrenté (BA)
Bloco Didático II - Sala 08 (35 pax)
13:30 - 15:00
GT 36 - Saberes e Práticas na Atenção Básica
Grupos Temáticos GT 36 - Saberes e Práticas na Atenção Básica Coordenador(a): Waneska Alexandra Alves (MG)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
13:30 - 16:30
GT 39 - Raça, Racismo, População Negra
Grupos Temáticos GT 39 - Raça, Racismo, População Negra Coordenador(a): Leny Alves Bomfim Trad (BA)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
13:30 - 15:00
GT 28 - Saúde, Produção e Trabalho
Grupos Temáticos GT 28 - Saúde, Produção e Trabalho Coordenador(a): DUBIA BEATRIZ OLIVEIRA CAMPOS (MT)
Bloco Didático I - Sala 08 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 13 - Deficiência e Política
Grupos Temáticos GT 13 - Deficiência e Política Coordenador(a): Éverton Luís Pereira (DF)
Bloco Didático II - Sala 07 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 9 - Práticas Integrativas de Saúde, Promoção e Modo de Vida Saudável
Grupos Temáticos GT 9 - Práticas Integrativas de Saúde, Promoção e Modo de Vida Saudável Coordenador(a): Ana Paula Silva de Faria (MT) Coordenador(a): Priscila Nardes Pause (MT) Coordenador(a): Solanyara Maria da Silva (MT)
Bloco Didático I - Sala 01 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 41 - Gênero e Desafios para o Campo da Saúde
Grupos Temáticos GT 41 - Gênero e Desafios para o Campo da Saúde Coordenador(a): Cristiane da Silva Cabral (SP) Coordenador(a): Mario Felipe de Lima Carvalho (RJ)
Bloco Didático I - Sala 02 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 6 - Formação em Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares
Grupos Temáticos GT 6 - Formação em Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares Coordenador(a): ARCILIA OLIVEIRA DE LIMA (SP)
Bloco Didático I - Sala 06 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 16 - Corpo, Cuidado em Saúde, Identidades e os Marcadores da Diferença
Grupos Temáticos GT 16 - Corpo, Cuidado em Saúde, Identidades e os Marcadores da Diferença Coordenador(a): Lore Fortes (RN)
Bloco Didático I - Sala 04 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 30 - Educação Popular na Formação em Saúde.
Grupos Temáticos GT 30 - Educação Popular na Formação em Saúde. Coordenador(a): Luiz Gustavo de Souza de Lima Junior (MT)
Bloco Didático I - Sala 12 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 17 - Cronicidade, Experiência de Enfermidade e Itinerários Terapêuticos
Grupos Temáticos GT 17 - Cronicidade, Experiência de Enfermidade e Itinerários Terapêuticos Coordenador(a): Yemi Alexandra Alzate López (BA) Coordenador(a): Tatiana Engel Gerhardt (RS) Coordenador(a): Fran Demétrio Silva Santos (BA)
Bloco Didático I - Sala 07 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 21 - Internet & Saúde: perspectivas
Grupos Temáticos GT 21 - Internet & Saúde: perspectivas Coordenador(a): Edu Turte Cavadinha (DF)
FEF - Madeirão - Sala 1 (100 pax)
15:00 - 16:30
GT 23 - Inovações em Saúde - Invetividades nas Práticas de Produção em Saúde
Grupos Temáticos GT 23 - Inovações em Saúde - Invetividades nas Práticas de Produção em Saúde Coordenador(a): Mírian Ribeiro Conceição (SP)
FEF - Madeirão - Sala 2 (100 pax)
15:00 - 16:30
GT 26 - Sujeitos, Desafios e Práticas Emancipatórias
Grupos Temáticos GT 26 - Sujeitos, Desafios e Práticas Emancipatórias Coordenador(a): Leonardo Malcher (PA)
Bloco Didático I - Sala 11 (35 pax)
15:00 - 16:30
GT 36 - Processo Ensino Aprendizagem para o SUS
Grupos Temáticos GT 36 - Processo Ensino Aprendizagem para o SUS Coordenador(a): Waneska Alexandra Alves (MG)
FAMEVZ - Auditório Batatão (160 pax)
15:00 - 16:30
GT 39 - Minorias Étnicas/Saúde Indígena/Interculturalidade
Grupos Temáticos GT 39 - Minorias Étnicas/Saúde Indígena/Interculturalidade Coordenador(a): Silvia Ângela Gugelmin (MT)
Instituto de Saúde Coletiva - Auditório (150 pax)
15:00 - 16:30
GT 12 - Análise Institucional e Políticas de Saúde
Grupos Temáticos GT 12 - Análise Institucional e Políticas de Saúde Coordenador(a): Ana Clementina Vieira de Almeida (RJ)
FEF - Madeirão - Sala 3 (100 pax)
15:00 - 16:30
GT 27 - Alimentação e Políticas Públicas numa Abordagem das Ciências Humanas
Grupos Temáticos GT 27 - Alimentação e Políticas Públicas numa Abordagem das Ciências Humanas Coordenador(a): Juliana Pereira Casemiro (RJ)
FEF - Auditório Madeirão (160 pax)
17:00 -
Cerimônia de Encerramento
Cerimônia de Encerramento Vice-presidente da ABRASCO Leny Alves Bomfim Trad (BA)Presidente do Congresso Tatiana Engel Gerhardt (RS)Comissão Organizadora Reni Barsaglini (MT)Secretário Executivo Adjunto da ABRASCO Thiago Barreto Bacellar Pereira (RJ)