10/10/2016 - 10:45 - 12:00 GT 38 - Imagens, Olhares e Cotidiano: Estratégias de Visibilização do Outro na Saúde |
11354 - EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE DO IDOSO SOB AS LENTES DE UM DISCENTE EM MEDICINA VINICIUS PAIVA CÂNDIDO DOS SANTOS - FCM/PB, ANDRÉA LÍVIA ESTRÊLA DE OLIVEIRA - FCM/PB, JOSÉ ANCHIETA BEZERRA DE MELO - FCM/PB, KERLE DAYANA TAVARES DE LUCENA - FCM/PB
Resumo/sinopse O Brasil atualmente está em uma transição demográfica estabelecida pela diminuição das taxas de natalidade e morte infantil, além do aumento considerável da população idosa em todo país. Tal fato, alerta os gestores e trabalhadores em saúde para um planejamento mais eficaz das ações com enfoque neste segmento. Salienta-se ainda, os avanços nas leis e portarias que exigem acompanhamento qualificado para o cuidado específico a essa faixa etária, e de certa forma, favorece o aumento gradativo de idosos em instituições de longa permanência no Brasil pela indisponibilidade muitas vezes, dos familiares em acatar essa produção de cuidado.
Nesse contexto, projetos que visem suas ações em favor de uma atenção particular e com terapias singulares são de grande contribuição para o processo saúde-doença desses idosos. Ainda mais quando tratamos da mulher idosa, que além de sofrer com as ausências de familiares e de sua dignidade feminina confrontadas pelas consequências históricas machista do tempo, tem que enfrentar o desafio de construir sua autonomia, feminilidade, integralidade e atividade em um lar compartilhado com outras mulheres e homens de idade comum que vivem a marca de suas histórias individuais por se encontrarem em tais instituições de longa permanência.
Nessa perspectiva, o PesiCuidar, Projeto de Extensão de Saúde do Idoso, formado na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, encontra-se em seu terceiro ciclo (Ciclo Cuidar) com a pretensão de envolver os acadêmicos de medicina extensionistas na múltipla visão de perceber o cuidado para com a pessoa idosa sob sua ótica holística. Com o período de ação do ciclo presente no primeiro semestre do corrente ano, os alunos foram propostos a acompanhar idosas na instituição de longa permanência Vila Vicentina, localizada em João Pessoa no estado da Paraíba.
Essa experiência levou a produção de fotografias que pudessem refletir as nuances particulares daquilo que os discentes vivenciavam junto as idosas no processo de cuidado. Um olhar que pudesse contribuir para reflexão pessoal e coletiva além das premissas de terapia de acompanhamento físico estabelecidas pelo estereótipo acerca dos acadêmicos médicos, haja vista que o inconsciente coletivo firma a identidade médica em um conceito frio, distante e intrinsecamente técnico.
Dessa forma, foram feitas imagens durante as visitas quinzenais à instituição. Com dinâmicas, apresentações musicais e atividades para aproximação, os discentes foram gerando vínculos com os idosos, ainda mais com as idosas com que cada dupla pré-estabelecida era designada a acompanhar. Laços que foram acima do projeto de extensão, pois além de se inserir a prática do cuidado corporal com a visão dos prontuários e planos de cuidado, foram estabelecidos vínculos concretos que possibilitaram a percepção clara de que o processo curativo vai muito além de protocolos pré-formados.
Com efeito, as fotografias possibilitaram a visualização das reações dos idosos frente as ações do projeto de extensão. Seus sorrisos, pensamentos vagantes, expressões profundas, sentimentos retratados de ambos os olhares, tanto de quem praticava da ação quanto daqueles que a recebiam. Além disso, retratos que permitiram a reflexão continuada sob processo de envelhecimento dentro de uma instituição de longa permanência através do olhar do acadêmico de medicina.
Por fim, imagens que produzem a percepção não verbal da relação entre os alunos e os devidos idosos e idosas desse projeto de extensão. Um olhar que foi além do técnico, produziu verdadeiras concepções críticas acerca da vida e do papel fundamental da medicina no processo do cuidado da pessoa idosa.
Para essa apresentação, seria necessário equipamento audiovisual como o de data show para visualização das fotografias.
Biografia do autor(es) Vinicius Paiva Cândido dos Santos é formado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, e atualmente é acadêmico de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.
|