Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 14 - Múltiplos Universos da Prevenção

11689 - PALAVRAS DISSIDENTES: A EXPOSIÇÃO AO HIV/AIDS NOS DISCURSOS REGISTRADOS EM UM BLOG DE BARECKING SEX DIRECIONADO A HOMENS QUE TEM SEXO COM OUTROS HOMENS
WILSON NASCIMENTO ALMEIDA JUNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP), WILZA VIEIRA VILELLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)


Apresentação/Introdução
As reflexões desenvolvidas constituem parte da minha pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de São Paulo. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre a exposição ao HIV/aids entre homens adeptos/praticantes do Barebacking. Sendo uma prática com alto probabilidade de infecção por doenças sexualmente transmissíveis, a prática do Barebacking tem sido debatida em diversas áreas sobretudo na saúde. A pesquisa em andamento se utilizada dos registros efetuados por seguidores de um Blog de Barebacking direcionado para homens que tem sexo com outros homens. Os relatos são analisados com base nas práticas discursivas. O levantamento realizado até o momento indica que muitos são os fatores que parecem estar envolvidas na exposição ao HIV/aids na prática do Barebacking principalmente aqueles relacionados a questão de gênero e masculinidade.


Objetivos
Refletir as estruturas/mecanismos que podem estar relacionados a exposição ao HIV/aids por meio da análise dos discursos de homens envolvidos na prática do Barebacking e, a partir dessas reflexões, pensar em ações que possam nortear , complementar ou produzir discussões que objetivem melhoras nas políticas e ações de atendimento a população de homens que tem sexo com outros homens no tocante a prevenção e promoção de saúde em HIV/aids.


Metodologia
A pesquisa se constitui pela análise dos registros efetuados nos textos produzidos no Blog que serve de campo de pesquisa. O pesquisador se cadastrou no blog por meio da criação de um perfil. Neste perfil como maneira de atender as necessidades éticas de pesquisa, o pesquisador registrou em seu perfil dados como; nome, instituição onde a pesquisa está sendo desenvolvida, telefones de contato e principais objetivos da pesquisa bem como os resultados esperados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de São Paulo em 22/10/2015 sob CAAE: 49815715.7.0000.5505


Discussão e Resultados
Os dados trabalhados até o momento indicam que, aquilo que parece poluído ou contaminado possui significados distintos, que ultrapassam visões simplistas promovidas por campanhas normativas. Um ponto que se apresenta claramente diz respeito a questões relacionadas ao conceito de masculinidade e seus desdobramentos na exposição ao HIV/aids. Assim é que, Quando o assunto é aids ou as demais ISTs (Infecções sexualmente ransmissíveis), o grau de complexidade aumenta, pois as concepções de gênero ligadas ao masculino exercem influencias importantes que devem ser consideradas seja na procura dos serviços de saúde e mesmo na adesão ao tratamento por exemplo.


Conclusões/Considerações Finais
Fica claro que a exposição ao HIV/aids perpassa pontos que devem ser observados e debatidos com ênfase em aspectos sociais e identitarios. Dessa forma, o sexo desprotegido entre homens, embora chame muito atenção por seu caráter transgressor e “anti- asséptico” na verdade revela para além de um aspecto moralista a insuficiência das nossas políticas de saúde que não consideram as especificidades dos grupos alvo de suas ações nem está preparada para escolhas individuais que rompem com uma norma estabelecida.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação