10/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 40 - Tecnociência, Saberes e Diferenças |
11614 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ENFERMARIAS DA CLÍNICA CIRÚRGICA EM UM HOSPITAL PUBLICO: CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTANCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS ALINE DE FATIMA FERREIRA MATOS - UNEMAT, STEPHANIE SOMMERFELD DE LARA - UFMT, DEISE FERREIRA ROMÃO DO NASCIMENTO - UNEMAT, VÂNIA DELUQUE AGUILAR - UNEMAT, ALINE BATISTA SALVADOR - UNEMAT, ÉRICA ALMEIDA DO CARMO - UNEMAT, SUELEIDE MARIA VILHALVA - UNEMAT
Período de Realização da experiência As atividades ocorreram semanalmente, entre os meses de abril a junho de 2015.
Objeto da experiência Atividades educativas com clientes e acompanhantes da Clínica Cirúrgica do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes.
Objetivo(s) O objetivo do estudo foi relatar as experiências vividas durante o desenvolvimento de uma atividade de educação em saúde realizada com os clientes e acompanhantes da Clínica Cirúrgica do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes (HRCAF) acerca da medida de prevenção mais importante no controle das infecções hospitalares: a higienização das mãos.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo sobre um relato de experiência de uma atividade educativa desenvolvida pelo grupo de acadêmicas de Enfermagem do Estágio Curricular II, na Clínica Cirúrgica do HRCAF. Para as atividades utilizou-se o método participativo e a técnica de demonstração prática na dinâmica e um folheto informativo como recurso visual.
Foram realizadas 2 dinâmicas que envolveram 30 clientes e 10 acompanhantes. Na dinâmica 1 foi colocado na mão de cada aluna uma porção de glitter, simulando a disseminação dos microrganismos que depois foram distribuídos pelos objetos e superfícies das enfermarias. Já na dinâmica 2 os voluntários fechavam os olhos e lavavam as mãos com tinta guache, que substituía o sabão liquido.
As atividades ocorreram semanalmente, entre os meses de abril a junho de 2015, com duração de cerca de 30 minutos em cada enfermaria. Realizava-se as dinâmicas na segunda-feira e no decorrer da semana observava se os clientes e acompanhantes seguiam a técnica correta.
Resultados Verificou-se na dinâmica 1 que alguns clientes e acompanhantes notaram a presença do glitter, em alguns casos, precisou que procurassem o glitter disperso na enfermaria. Após isso, ressaltou a importância da lavagem das mãos explicando que os microrganismos se comportam de forma semelhante, sendo imperceptíveis a nossa visão, agregando-se aos objetos e mãos, podendo sempre disseminar para nosso corpo e trazer prejuízos à saúde, principalmente aos mais vulneráveis, como os clientes.
Na dinâmica 2 após a lavagem das mãos pelos voluntários, observou-se locais em que o “sabão liquido” não abrangia, evidenciando fragilidades na maneira de lavagem das mãos desses voluntários. Diante disso, uma das alunas realizou a demonstração pratica da lavagem das mãos conforme é padronizado pela ANVISA (BRASIL, 2006). Esta demonstração permitiu revelar ao público uma forma básica e eficiente para eliminação da contaminação e disseminação de microrganismos.
Análise Crítica Os folhetos informativos não foram suficiente para disseminar a informação sobre infecção hospitalar, nota-se, que em virtude da metodologia participativa a interação das pessoas e o relato de experiencia vivida foram essenciais para a compreensão da temática abordada.
Conclusões e/ou Recomendações Verificou-se que atividades educativas possibilitaram fornecer informações acessíveis a todo público, demonstrando eficácia no método, haja visto que os folhetos e os adesivos de lavagem das mãos contidos nas paredes do hospital não contemplaria estas pessoas. Os clientes e acompanhantes demonstraram satisfação e interesse em participar e discutir sobre o tema, conciliando a prática de lavagem das mãos com a rotina dos profissionais da saúde.
|