11/10/2016 - 13:30 - 15:00 GT 21 - Educação On Line: Relato de Experiências |
11630 - CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PNEUMOCONIOSES: ORIENTAÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO E VIGILÂNCIA, NA MODALIDADE EAD. CAMILA MOITINHO DE ARAGÃO BULCÃO - DIVAST/SESAB, ANA PAULA DE SOUZA MANGABEIRA - DIVAST/SESAB, SONIA SALES - DIVAST/SESAB, MARCIA MARIA DOS ANJOS BRANDÃO - DIVAST/SESAB, JOSELITA CÁSSIA LOPES RAMOS - DIVAST/SESAB
Período de Realização da experiência Foi ofertada uma edição do Curso em abril de 2014 e a segunda edição está prevista para junho de 2016.
Objeto da experiência Apesar dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho serem de notificação compulsória, o número de notificações em pneumoconioses e de ações de atenção e vigilância em ST são ainda incipientes, considerando a População Economicamente Ativa do estado e o perfil produtivo de vários municípios baianos que têm atividades laborais de risco associada a essa doença. A realização deste curso tornou-se necessária uma vez que as Pneumoconioses são importantes doenças relacionadas ao trabalho que precisam de um investimento de Educação Permanente para qualificação das equipes de saúde do SUS BA para a suspeita, diagnóstico, tratamento e prevenção.
Objetivo(s) Qualificar os profissionais de saúde da Renast BA no protocolo de Pneumoconioses para o desenvolvimento das ações de atenção e vigilância dos trabalhadores expostos; compreender e contribuir na produção da informação em Saúde do Trabalhador em Pneumoconioses relacionadas ao trabalho; contribuir para a identificação, análise e organização dos fluxos de notificação e investigação em Pneumoconioses relacionadas ao trabalho.
Metodologia Curso na modalidade EAD, auto explicativo, utilizando a plataforma moodle e em parceria da DIVAST com a Escola Estadual de Saúde Pública do Estado da Bahia. A tipologia auto explicativa, sem tutoria, motivando o discente ao processo de ensino aprendizagem autodidata. Carga horária de 132 horas aula, contendo um momento inicial presencial, com duração de doze horas e oferta de 60 vagas, voltadas para os profissionais de saúde dos Núcleos Regionais de Saúde, Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador, Equipes da Atenção Básica e Unidades Hospitalares e demais profissionais da Vigilância em Saúde dos municípios selecionados a partir do perfil produtivo. Na primeira edição, durante a etapa preparatória, foi realizada uma oficina presencial com a participação dos técnicos que trabalham nos municípios com maior concentração destes ramos de atividades produtivas e profissionais especialistas dos serviços de pneumologia baianos, visando validar os conteúdos do curso.
Resultados A primeira edição deste curso capacitou 60 profissionais de saúde de nível superior dos Núcleos Regionais de Saúde, dos Centros de Referência Regional de Saúde do Trabalhador, unidades da Atenção Básica e Hospitais de 42 municípios prioritários das regiões de saúde com perfil produtivo que apresentam riscos ocupacionais às Pneumoconioses. Considerando a complexidade e especificidade do tema, e a oferta de apenas uma edição, ainda não foi verificado impacto significativo de notificações no SINAN. No entanto, espera-se que na segunda edição, com o momento presencial, haja um maior impacto nessas notificações.
Análise Crítica Apresenta como nó crítico a ausência de tutores o que o torna menos interativo e exige uma maior disciplina do discente, numa modalidade autodidata. Entretanto, conta com o acompanhamento da coordenação do curso e técnicos de referência da Divast que auxiliam nas dúvidas dos conteúdos estudados. A segunda edição já avança quando traz um momento presencial para melhorar a integração e vinculação do discente. Com a estratégia do momento presencial, espera-se maior integração e motivação dos discentes durante o curso e que estes, após conclusão, possam, a depender do seu local de trabalho na rede SUS, suspeitar de casos de Pneumoconioses, realizar os encaminhamentos para a rede referenciada de Cerest, realizar ações de vigilância nos ambientes e processos de trabalho com maior exposição e proceder a investigação epidemiológica dos casos com a devida notificação.
Conclusões e/ou Recomendações Este Curso se destacou pelo seu caráter inovador cujo tema é pouco explorado no SUS BA, envolvendo profissionais de saúde nos diversos níveis de atenção do SUS BA. Representou na sua primeira edição uma oportunidade de fortalecimento da parceria da Divast com a Escola Estadual de Saúde Pública, uma experiência rica e proveitosa para ambas as instituições. Mobilizou discussões e reflexões sobre as Pneumoconioses em diferentes municípios e atores do SUS, que saíram qualificados a propor ações e atuar no seu território, tanto nas ações assistenciais quanto as de promoção, proteção e prevenção.
|