10/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 6 - Práticas Integrativas e Complementares no SUS |
10862 - REIKI APLICADO A PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO NUM HOSPITAL BRASILEIRO – UM ESTUDO PILOTO NELSON FILICE DE BARROS - UNICAMP, PEDRO MOURÃO ROXO DA MOTTA - UNICAMP, LUIS GERALDO DA SILVA - UNICAMP, CELSO STEPHAN - UNICAMP, CARMEN SILVIA PASSOS LIMA - UNICAMP, PAMELA SIEGEL - UNICAMP
Apresentação/Introdução Entre as técnicas utilizadas na Oncologia Integrativa está o Reiki, uma modalidade de imposição de mãos durante a qual energia vital é canalizada ao paciente para restabelecer a sua saúde. O Reiki está enraizado na cultura oriental e foi difundido por Mikao Usui.
Objetivos O objetivo deste estudo piloto foi explorar se o Reiki individualizado aplicado a pacientes de câncer em tratamento convencional, num hospital brasileiro, melhorou os sintomas e o bem-estar.
Metodologia Dados de 36 pacientes que receberam 4 sessões de Reiki foram coletados usando o Measure Yourself Medical Outcome Profile (Mymop) e foram comparados antes e depois do tratamento, e também com 14 pacientes que não receberam Reiki e que atuaram como grupo de comparação.
Discussão e Resultados Vinte e um pacientes relataram melhora, 12 pioraram e 3 não relataram alterações. No grupo de comparação seis pacientes relataram melhora e 8 sentiram-se pior. As implicações deste estudo para a área da enfermagem e para o cuidado holístico em enfermagem são: compreender que o Reiki pode beneficiar alguns pacientes, mas não todos. Contudo é importante manter um serviço ativo de Reiki nas unidades oncológicas, porque é uma prática tranquilizadora, relaxante, não invasiva, que não gera efeitos colaterais.
Conclusões/Considerações Finais Na amostra deste estudo, o Reiki aplicado como parte de um serviço de cuidado integrativo em oncologia produziu efeitos clínicos significativos em mais da metade dos pacientes que estava recebendo tratamento convencional, contudo estes resultados não foram estatisticamente significativos.
|