|
Grupos Temáticos
11/10/2016 - 13:30 - 15:00 GT 10 - Educação a Distância na Formação em Saúde |
11322 - ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO EM SAÚDE: O PAPEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES DO SUS GISELA CORDEIRO PEREIRA CARDOSO - LASER/ENSP/FIOCRUZ, DOLORES MARIA FRANCO DE ABREU - LASER/ENSP/FIOCRUZ, BEATRIZ SOARES - LASER/ENSP/FIOCRUZ, ELIZABETH MOREIRA DOS SANTOS - DEMAS/MINISTÉRIO DA SAÚDE
Período de Realização da experiência Desde 2011, quando da primeira oferta do curso EAD, até 2016, quando finaliza sua terceira oferta.
Objeto da experiência O curso de especialização Avaliação em Saúde, modalidade Educação a Distância (EAD), foi idealizado a partir da experiência do curso presencial de especialização em Avaliação em Saúde, parceria entre ENSP/Fiocruz, Ministério da Saúde (MS), Centers for Disease Control and Prevention, Tulane University e ABRASCO. O curso EAD é fruto de uma parceria do Laser/ENSP e da coordenação do EAD/ENSP com o MS. O curso faz parte da estratégia nacional de fortalecimento do Monitoramento e Avaliação (M&A), através da qualificação de recursos humanos nos diferentes níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A ampliação do acesso à formação em M&A colabora para a sua institucionalização e utilização.
Objetivo(s) O objetivo geral do Curso é capacitar profissionais de saúde dos diferentes níveis de gestão do SUS, em Monitoramento e Avaliação, de forma a favorecer a incorporação e institucionalização de uma prática avaliativa nos órgãos públicos. Enquanto o objetivo específico da primeira versão foi formar especialistas em M&A tomando como temática de reflexão os programas de controle de processos endêmicos, com ênfase em HIV/Aids, o das segunda e terceira foi formar especialistas em M&A no âmbito do SUS, tomando como objeto os programas e as redes de atenção à saúde.
Metodologia O conteúdo do curso foi validado por especialistas na área de avaliação, sendo desenvolvido integralmente online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no software VIASK (Virtual Institute of Advanced Studies Knowledge). Possui carga horária de 360 horas, duração de 14 meses, tutoria a distância e sua concepção pedagógica baseia-se em: 1. Currículo integrado, com o conteúdo das Unidades de Aprendizagem abordado em módulos, com atividades sequenciais, e participação em fóruns, tendo por fim a elaboração de um Plano de Monitoramento ou de Avaliação (Trabalho de Conclusão do Curso – TCC); e 2. “Pedagogia da Problematização”, articulando trabalho, ensino, prática e teoria. Engloba três momentos presenciais: no início, para apresentação tutor-aluno, proposta do curso, material didático e uso do AVA; na metade, com aplicação da primeira prova presencial e apresentação do esboço do Plano de Monitoramento ou Avaliação; e no final para aplicação da segunda prova e apresentação do TCC.
Resultados Foram realizadas três ofertas, adequadas ao público alvo e demandante (Programa Nacional de DST/AIDS ou Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, ambos do MS), em 2011, 2013 e 2015. Incorporaram-se também sugestões das oficinas de avaliação ao final de cada oferta realizadas entre coordenação do Curso, incluindo tutores e orientadores, equipe EAD e demandantes. Foram ofertadas 475 vagas no total, com a formação de 203 especialistas, todos vinculados ao SUS. Dos egressos, 49,8% possuíam vínculo federal; 16,7% estadual; e 33,5% municipal. A atual oferta possui 100 alunos, sendo 78,6 com vínculo federal; 14,3% estadual; e 7,1% municipal. Quanto à formação profissional, 42,9% são compostos por enfermeiros (22,9%) e administradores (20%). As ferramentas de comunicação utilizadas no curso vem se ampliando, envolvendo, além da plataforma VIASK, atividades de fóruns, Skype quando existe uma demanda específica, whatsapp para comunicação rápida em grupo e o email quando necessário.
Análise Crítica Alguns desafios foram identificados ao longo das três ofertas do curso: a ambiguidade relacionada ao processo de construção do conhecimento compartilhado, em função da metodologia pedagógica de problematização adotada, que requer a mobilização de conhecimentos e tecnologias na busca de soluções originais e criativas para detectar problemas e propor soluções; a importância de ter uma equipe de tutores e orientadores de aprendizagem bem qualificada no manejo da plataforma, em sintonia com a proposta pedagógica adotada e atualizadas com os conteúdos de M&A; o desafio colocado para os alunos de entender que um plano de M&A é diferente de um projeto de pesquisa, exigindo da equipe de tutores e orientadores uma habilidade de transitar com conceitos e referenciais do campo da pesquisa científica e do campo da avaliação sistematizada, e suas interfaces. Além disso, percebe-se uma dificuldade por parte dos alunos de construção de processos de valoração, intrínsecos ao processo avaliativo.
Conclusões e/ou Recomendações A implementação do curso de especialização de Avaliação em Saúde, EAD, e sua renovada demanda, representa um efeito na qualificação dos profissionais e na difusão do M&A na área da saúde, promovendo a ampliação de uma rede sócio-técnica de avaliadores. Isto requer um processo de educação continuada dos tutores e orientadores de aprendizagem em resposta às necessidades dos alunos. Desse modo, consideramos que a experiência de um curso de especialização em Avaliação em Saúde, EAD, representa uma importante contribuição na incorporação das práticas avaliativas no âmbito das políticas do SUS.
|
|
|
|