Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

11/10/2016 - 13:30 - 15:00
GT 10 - Educação a Distância na Formação em Saúde

11539 - A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM VIGILÂNCIA DO ÓBITO MATERNO INFANTIL E FETAL E ATUAÇÃO EM COMITÊS DE MORTALIDADE
SONIA DUARTE DE AZEVEDO BITTENCOURT - ENSP/FIOCRUZ, HENRIETTE DOS SANTOS - ENSP/FIOCRUZ, CLEIDE FIGUEIREDO LEITÃO - ENSP/FIOCRUZ, MAYUMI DUARTE WAKIMOTO - INI/FIOCRUZ, MARCOS AUGUSTO BASTOS DIAS - IFF/FIOCRUZ, ISABEL ARRUDA LAMARCA - ENSP/FIOCRUZ


Período de Realização da experiência
A elaboração do material didático ocorreu entre novembro de 2010 e abril de 2014.


Objeto da experiência
O Programa de Formação em Vigilância do Óbito Materno Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade ofertou cinco cursos, de 2013 a 2015, formando 101 tutores-docentes e 2.586 educandos, de 891 municípios. Os cursos visaram qualificar profissionais e gestores de saúde para atuar em conjunto com os comitês e habilitá-los para propor medidas de intervenção. O material didático dos cursos foi elaborado sob a ótica da integralidade do cuidado e propôs uma reflexão crítica sobre o processo de trabalho, problemas e estratégias de enfrentamento, além de estimular ações coordenadas e integradas entre os diversos profissionais da vigilância inseridos nos diferentes níveis de assistência à saúde.


Objetivo(s)
O material didático é um dos pilares da ação educativa a distância desenvolvida pela EAD/Ensp/Fiocruz. Alinhado à perspectiva de construção do conhecimento, a elaboração envolve autores em interação com equipe multidisciplinar. Assume papel de fio condutor do processo ensino-aprendizagem na articulação entre os contextos vivenciados pelos educandos e a reflexão sobre o processo de trabalho, no movimento prática-teoria-prática. Objetiva-se descrever o processo de construção do material didático e analisar sua contribuição em relação aos resultados das avaliações dos sujeitos envolvidos.


Metodologia
A elaboração do material seguiu as etapas: seleção dos autores especialistas no tema, tendo como requisitos a experiência prática e a produção de conhecimento na área; realização de quatro oficinas de trabalho, em processo de construção coletiva, com elaboração de termo de referência, definição dos conteúdos até a finalização da primeira versão do material didático; tratamento teórico-metodológico; análise crítica realizada pelos tutores e orientadores de aprendizagem (OA). O material ofereceu base teórica para a abordagem do tema, aliado a casos de morte materna, infantil, fetal, que ilustraram a realidade do país. As atividades propostas, a partir dos casos, remeteram ao conteúdo de forma transversal, permitindo reflexão crítica, articulação teoria-prática e avaliação do aprendizado. Com base nas avaliações escritas dos educandos, tutores e OA e no resultado da oficina de avaliação, realizada após a 1ª oferta, o material foi aprimorado em relação ao enunciado e número de atividades.


Resultados
Conjunto didático composto de caderno do aluno e livro-texto impressos, caderno multimídia, biblioteca digital específica, CD com todo o material do curso. A aprovação e publicação do livro-texto pela Editora Fiocruz representou importante avaliação externa dos temas/conteúdos produzidos para o livro. Já as avaliações dos educandos e tutores reafirmaram, no material: linguagem clara, acessível; material rico, excelente qualidade; instigante, estimulante para estudo; excelente organização didático-pedagógica e metodologia; e como críticas/sugestões: atividades repetitivas; incompatibilidade entre carga horária e quantidade de atividades; necessidade de versão impressa do material multimídia; enunciados sem clareza. As críticas e sugestões foram discutidas em oficinas de trabalho e incorporas aos casos, às atividades e no material multimídia, aperfeiçoando a proposta e contribuindo para o bom êxito da 2ª oferta dos cursos.


Análise Crítica
O projeto pedagógico, em sua abordagem conceitual e proposta metodológica, adotou como princípios: valorização dos saberes dos sujeitos; reflexão crítica, análise do contexto político-social e diversidade das realidades do país; possibilidade de diálogo e articulação teoria-prática, na perspectiva de transformação das práticas. A metodologia de elaboração do conjunto didático/curso, em oficinas com os autores e as várias etapas de avaliação, com os sujeitos do curso, para análise do processo à luz das dimensões da ação educativa a distância, propiciou a construção de um material consistente e coerente com o projeto pedagógico. Considerada metodologia complexa e demorada, tornou-se extremamente positiva diante dos resultados obtidos. Destaca-se a coerência orgânica entre processo de elaboração e o desenvolvimento dos cursos. Ambos ocorreram pautados pelos princípios da construção coletiva, em uma perspectiva crítica e transformadora.


Conclusões e/ou Recomendações
O material como expressão da proposta pedagógica do Programa, aliado aos demais pilares da ação educativa a distância da EAD/Ensp, contribuiu para que os educandos construíssem propostas de intervenção/mobilização das diferentes instâncias para o desenvolvimento de ações de redução da mortalidade. Conclui-se que o enfrentamento da mortalidade materna, infantil e fetal requer esforço, adesão de novos atores, efetiva participação dos profissionais da saúde para atingir uma visão crítica capaz de ampliar a reflexão sobre o tema e qualificar a discussão e as propostas de intervenção.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação