Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 15:00 - 16:30
GT 27 - Alimentação, Educação e Cuidados para uma Saúde Coletiva

11639 - PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E COORDENADORES NA REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO
ANDREA D‘AGOSTO TOLEDO - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, FERNANDA NASCIMENTO PEREIRA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, JÉSSICA RODRIGUES DE OLIVEIRA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, ANA MARIA DIANEZI GAMBARDELLA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP


Período de Realização da experiência
O estudo teve duração de 6 meses, distribuído durante o ano letivo de 2015, no município de São José dos Campos.


Objeto da experiência
O atual cenário com altas taxas de excesso de peso em crianças e adolescentes, somado aos padrões alimentares inadequados nessa faixa etária, mostra a necessidade do fortalecimento do campo da informação e da comunicação em alimentação e nutrição. Neste sentido, a escola é um espaço privilegiado para a promoção de alimentação saudável, sendo um canal irradiador de informações, pois permite uma estreita relação entre família, escola e comunidade. A capacitação, tendo o professor como mediador do conhecimento, possibilita uma abordagem dialógica da produção de conhecimento, visando à continuidade das ações educativas em alimentação e nutrição dentro do projeto político-pedagógico da escola.


Objetivo(s)
Propor uma capacitação em educação alimentar e nutricional com professores do ensino fundamental municipal de São José dos Campos e identificar barreiras e facilitadores para a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar na ótica destes atores.


Metodologia
Estudo experimental de capacitação em educação alimentar e nutricional realizado com professores dos 6ºs aos 9ºs anos e coordenadores pedagógicos de uma escola municipal. Inicialmente, realizou-se grupo focal para identificar conceitos sobre alimentação e nutrição e a percepção sobre o papel do professor e da escola na promoção da alimentação saudável no ambiente escolar. Em seguida, realizaram-se 8 oficinas temáticas, com duração de 2 horas cada, contendo atividades teóricas e práticas de abordagem construtivista e problematizadora. Ao final, foi realizado grupo focal para verificar os efeitos da capacitação sobre os participantes. A capacitação foi avaliada em relação aos conhecimentos e conteúdos adquiridos e discutidos, como também, aos conteúdos e estratégias utilizadas, por meio de questionário autorrespondido. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática. Todos participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.


Resultados
Participaram do estudo 18 professores e 2 coordenadores pedagógicos. No grupo focal inicial, os participantes apontaram a melhora da qualidade da alimentação escolar e dos alimentos oferecidos pela cantina como o principal papel da escola na promoção da alimentação saudável. Sobre o papel do professor, a maioria referiu não ter conhecimento suficiente e adequado sobre o tema. Em relação à capacitação, todos a consideraram importante e necessária para ampliação do conhecimento. No grupo focal final, os participantes reconheceram a escola como local para aprendizado e discussão sobre diversos temas, podendo exercer reflexos positivos no comportamento dos estudantes, porém, atentaram para a colaboração e inclusão dos familiares nesse processo. Ao final, 87% dos participantes relataram interesse em realizar atividades sobre o tema na escola, contudo, no grupo focal, foi relatado que as atividades escolares demandam muito tempo, impedindo-os de atuarem como multiplicadores na escola.


Análise Crítica
Analisando as falas durante o grupo focal inicial, foi possível identificar que, na visão dos professores, o papel da escola na promoção da alimentação saudável está voltado apenas para o fornecimento de alimentação e ambiente alimentar adequados, sem mencionar o papel educativo neste processo. Mostrando uma visão mais assistencialista da alimentação escolar, desarticulada da proposta de promoção da alimentação saudável, que busca a autonomia do indivíduo.
Contudo, após a capacitação, os professores mostraram-se consciente da importância da promoção da alimentação saudável na escola e motivados para atuarem como multiplicadores do tema, destacando a necessidade de envolvimento dos pais e da comunidade no processo.


Conclusões e/ou Recomendações
A capacitação dos professores possibilitou uma construção compartilhada de saberes, práticas e soluções para efetividade da promoção da alimentação saudável na escola, incluindo situações do cotidiano escolar em que os conhecimentos sobre alimentação e nutrição são necessários. Além disso, caracterizaram-se as percepções dos professores e coordenadores em relação ao seu papel e o da escola como agentes promotores de saúde, sensibilizando-os para atuarem em educação alimentar e nutricional dentro do projeto político-pedagógico da escola.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação