Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 15:00 - 16:30
GT 28 - Promoção e Proteção da Saúde do Trabalhador

11519 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE DOS TRABALHADORES DO SUS
AKESLAYNE MARIA DE CAMARGO - ISC / UFMT, CAMILA DA COSTA MARQUES - ISC / UFMT, ALBA REGINA SILVA MEDEIROS - ISC / UFMT, LIDIANNI CRUZ SOUZA - ISC / UFMT, PATRICIA DOS SANTOS ARRUDA - ISC / UFMT, SUELY CORRÊA DE OLIVEIRA - ANEPS, GRAZIELA DE OLIVEIRA - ANEPS


Período de Realização da experiência
A primeira etapa da ação foi realizada no primeiro trimestre do ano de 2016.


Objeto da experiência
O trabalho aborda o Projeto de Intervenção desenvolvido pelos discentes e docentes do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação de Saúde Coletiva (CGSC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o grupo de pessoas da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (ANEPS) onde o objeto de estudo foi a atenção à saúde do trabalhador baseado nas práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde - SUS pela Portaria nº 971/2006 e, também com os princípios da Política de Educação Popular em Saúde.


Objetivo(s)
Fortalecer ações de promoção e prevenção de doenças e agravos,com enfoque nas práticas integrativas e complementares de saúde aos trabalhadores da unidade das Equipes de Estratégia da Saúde (ESF) I e II do bairro Jardim Santa Izabel do município de Cuiabá-Mato Grosso(MT).


Metodologia
Norteada pela teoria da problematização foi proposto atividades que envolvessem as Práticas Integrativas e Complementares à saúde dos trabalhadores. Foram envolvidos na equipe de execução, os educadores e terapeutas populares, discentes e docentes do Estágio.A princípio preparamos o espaço da recepção das unidades para acolher os participantes; dispusemos as cadeiras em roda com música (sons da natureza) e exposição de banners. No centro da roda construiu-se uma mandala –significa círculo mágico, concentração de energia, símbolo da integração e da harmonia –, com objetos aleatórios do cotidiano dos trabalhadores. Para a apresentação e integração dos participantes utilizou-se da “tenda do conto”. Seguindo com as atividades em grupo: alongamento, exercício de respiração, massoterapia, reflexologia, auriculoterapia, bioenergético, Reiki e, para encerramento das atividades o afetuoso “corredor do cuidado”. Ao final desta atividade foi realizada a avaliação por todos atores envolvidos.


Resultados
As atividades proporcionou à equipe o contato com diferentes formas de cuidado à saúde a partir das práticas integrativas e complementares.Na oficina participaram 26 indivíduos. Na ótica dos participantes esta vivência:“Foi uma tarde maravilhosa de amor e reflexão”; “União”; “Sonhar, sonhar e sonhar para causar vontade de viver envolvida em outras vidas e energeticamente gerar amor de amar”. Na ótica dos facilitadores durante as atividades e a partir da avaliação, foi possível observar a satisfação, a fluidez do pensamento, amorosidade, reflexão, cuidado e gestos afetuosos entre os participantes.Ainda na visão dos discentes e docentes, a articulação entre os diferentes saberes, na construção do Projeto participativo em todas as etapas, o papel do Bacharel em Saúde Coletiva foi fundamental para os resultados alcançados. Em consequência destas atividades foi pactuado com os envolvidos, um cronograma para atividades bimestrais durante o ano de 2016


Análise Crítica
Parece razoável afirmar a potencialidade das praticas integrativas na atenção à saúde do trabalhador, uma vez que compreende o sujeito em sua integralidade, singularidade e considerando sua complexidade e seu contexto.
A partir desta vivência, podemos pensar estratégias para fortalecer e implantar as práticas integrativas e complementares do SUS na atenção à saúde do trabalhador da saúde e, a necessidade de sensibilizar gestores para estas práticas. Processo extremamente necessário e viável de execução, considerando as possibilidades de transformação na rotina e condições de trabalho. Ações que proporcionam a horizontalidade e valorização dos saberes e deste modo possibilita a reflexão e a melhoria do trabalho em equipe e autocuidado.
Para além do desejo de realização das atividades programadas, a continuidade deste Projeto demanda a disponibilidade de recursos financeiros.



Conclusões e/ou Recomendações
As atividades desenvolvidas possibilitaram ações de promoção e prevenção de doenças e agravos na atenção à saúde do trabalhador das unidades de saúde, além de oportunizar e fortalecer o trabalho em equipe.
Existe uma enorme necessidade de se investir na Saúde do trabalhador para que as atividades tenham continuidade no cuidado aos cuidadores da saúde.
As práticas integrativas e complementares são possibilidades de fácil acesso e com grande potencial para suprir estas demandas.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação