10/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 10 - Educação Emancipatória e Apropriação Tecnológica em Saúde |
11727 - EDUCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM INGRESSANTES EM UM HOSPITAL DE ENSINO: CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM BIMODAL CLÁUDIA CRISTINA CASTRO DE ANDRADE - HSL/ PUC-SP, LUCIA RONDELO DUARTE - PUC-SP
Apresentação/Introdução A integração admissional poderia ser sempre um processo de acolhimento do novo colaborador, permitindo que ele receba orientações sobre a instituição, oportunizando um melhor desempenho nas suas atividades profissionais e despertando-o para a busca contínua de conhecimentos. Considerando esses pressupostos foi idealizado e implementado pelo setor de Educação Continuada do Hospital Santa Lucinda, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, um programa de capacitação aos recém-admitidos utilizando experiências reais ou simuladas em problematizações por meio do sistema bimodal ou Blended learning como forma de aprendizado buscando valorizar o potencial humano dos profissionais envolvidos, estimulando a aprendizagem significativa por meio de metodologias ativas de aprendizagem. As capacitações são organizadas em módulos, sendo utilizada a plataforma Moodle associada a recursos que disponibilizam o aprendizado teórico-prático. Trata-se de uma combinação para aprendizagem onde o profissional recém-admitido, em encontros presenciais, recebe materiais e orientações para utilizar os recursos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem.
Objetivos O presente estudo teve com objetivos: identificar as facilidades e dificuldades sentidas com a utilização do sistema bimodal na aprendizagem admissional; avaliar a aplicabilidade dos conteúdos abordados na integração do profissional ao serviço; reconhecer a opinião dos participantes sobre a construção do próprio conhecimento; evidenciar como o profissional se sentiu participando de uma comunidade virtual de aprendizagem.
Metodologia Trata-se de estudo de abordagem qualitativa com características de pesquisa participativa. O cenário é o Programa de Integração Admissional desenvolvido pelo Setor de Educação Continuada do Hospital Santa Lucinda no município de Sorocaba, estado de São Paulo. Foram convidados para participar do estudo os técnicos de enfermagem recém-admitidos ao hospital que concluíram a capacitação admissional no período de agosto de 2015 até fevereiro de 2016. Aderiram ao convite 14 técnicos de enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário autoaplicável composto por questões abertas e fechadas. O instrumento abrangeu a caracterização dos participantes, percepção sobre o programa de capacitação e sobre a construção do conhecimento em uma comunidade virtual além de sugestões para a melhoria do programa. As respostas às questões abertas foram organizadas segundo o Discurso do Sujeito Coletivo e analisadas por meio da Análise de Conteúdo, modalidade de Análise Temática.
Discussão e Resultados As participantes são mulheres, em maioria com idade acima de 31 anos, tempo de atuação na enfermagem até 5 anos e que não frequentaram curso de capacitação virtual. Os discursos das entrevistadas foram categorizados em fortalezas e fragilidades do programa de integração, importância dos conteúdos abordados e sugestões para melhoria do programa. A aquisição/estímulo ao conhecimento, apoio ao iniciante, acolhimento, livre acesso e sentimentos como felicidade, satisfação, segurança foram as características mais citadas nas fortalezas. Dificuldade de acesso à internet ou falta de habilidade com a ferramenta moodle e dificuldade de deixar o setor de trabalho para os encontros presenciais foram as principais fragilidades apontadas. Todos os conteúdos foram considerados importantes, porém o fórum de dúvidas, uma das atividades virtuais do programa, e a presença de um facilitador foram considerados mais importantes que os conteúdos abordados. Ampliar o projeto, sensibilizar os enfermeiros responsáveis pelos setores e facilitar o acesso com orientações sobre como utilizar o moodle foram algumas das sugestões propostas pelas participantes
Conclusões/Considerações Finais A capacitação propiciada pelo programa de integração possibilita que o ingressante tenha a oportunidade de interagir e problematizar suas experimentações na vivência diária no novo emprego. Neste canal de interação ele sabe que pode contar com o apoio e subsídios necessários para encontrar respostas e solucionar problemas levantados. Os resultados do estudo mostraram que o programa foi bem avaliado, porém é preciso garantir que todos acessem a ferramenta sem dificuldade incluindo a capacitação prévia das participantes para tal, além de sensibilizar os profissionais responsáveis pelos serviços/setores de atuação das ingressantes para a importância do programa a fim de que as liberem para os encontros presenciais. Ampliar o projeto com atividades contínuas, novos cursos e a todos os profissionais de enfermagem da instituição é uma proposta de educação permanente a ser viabilizada.
|