10/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 36 - As Redes de Atenção à Saúde |
11255 - DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APOIO TÉCNICO PARA PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA DAIANE GUESSER - UFSC, RENATA GOULART CASTRO - UFSC, CANDICE BOPPRE BESEN - PMF/SMS, ANA LÚCIA SCHAEFER FERREIRA DE MELLO - UFSC
Período de Realização da experiência A experiência que será relatada foi desenvolvida no período de abril de 2015 a abril de 2016.
Objeto da experiência O objeto da experiência foi a vivência no PSE por diferentes participantes, profissionais dos setores de saúde e educação, além de estudantes de um curso de graduação em odontologia.
Objetivo(s) Este trabalho teve como objetivo relatar o processo de desenvolvimento de um material de apoio técnico para os profissionais envolvidos no PSE.
Metodologia A elaboração do material instrutivo teve início nas gravações de áudio das oficinas de capacitação realizadas com professores e auxiliares de sala durante o projeto de extensão. Nos encontros foram utilizadas metodologias ativas, partindo de dinâmicas de acolhimento, sensibilização e discussões em grupo. Os participantes eram convidados a responder uma questão norteadora acerca da temática trabalhada, e a partir do senso comum desvelado no grupo, os discursos foram trabalhados, buscando o reestabelecimento conceitual. Foram realizadas cinco oficinas de capacitação abordando a discussão de temas pertinentes como o conceito ampliado de saúde e promoção de saúde, o SUS e modelo de atenção à saúde da Secretaria Municipal de Florianópolis, o PSE, Saúde Bucal no PSE e alimentação saudável. Os arquivos de áudio obtidos foram transcritos com o intuito levantar os temas abordados e as maiores dificuldades apresentadas pelos participantes. Em seguida esses foram sistematizados em um documento.
Resultados Foi elaborado como recurso de apoio para profissionais da saúde e educação vinculados ao PSE. O conteúdo teve como base as principais dúvidas dos profissionais durante a participação nas oficinas de capacitação sobre as temáticas: saúde e promoção de Saúde, SUS, PSE, Saúde Bucal e alimentação saudável. Foram elas: diferenciação dos modelos de assistência à saúde, desconhecimento dos condicionantes de saúde; desconhecimento do conceito de promoção de saúde, falta de entendimento sobre o SUS, desconhecimento sobre a participação popular, confusão entre as atribuições dos profissionais envolvidos no programa, dúvidas especificas sobre saúde bucal e dificuldades em abordagens para desenvolvimento do tema alimentação saudáveis. Na confecção do material educativo utilizou-se vocabulário que facilitasse o entendimento do conteúdo. As ilustrações foram pensadas como auxiliares na compreensão da mensagem, para destacar pontos relevantes e manter a atenção do leitor.
Análise Crítica Considerando ser esta a primeira versão do material produzido, entende-se que poderá e deverá sofrer revisões progressivas, com incorporação de futuras sugestões, para torná-la sempre atualizada e útil na prática. A validação inicial foi realizada pelos participantes do projeto de extensão. Entretanto, será necessária a validação pelos participantes das oficinas e também por experts das áreas temáticas. Posteriormente o material final será disponibilizado impresso e digitalmente.
As áreas temáticas abordadas necessitam ser expandidas, bem como as categorias de participantes das oficinas. Seria proveitoso a inclusão de estudantes das instituições que recebem o PSE.
Conclusões e/ou Recomendações Acredita-se que o material produzido possa contribuir para os profissionais de saúde e educação atuarem no contexto do PSE. Recomenda-se que seja divulgado e validado diretamente pelos profissionais envolvidos com o PSE. Ainda recomenda-se analisar seu potencial como recurso de apoio, buscando sua aceitação, bem como fragilidades. Com o passar do tempo, acredita-se ser necessário revisar as informações para torná-la mais adequada e atualizada ao uso cotidiano.
|