|
Grupos Temáticos
11/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 36 - Gestão do Cuidado, Territorização e Participação Social |
11691 - O DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DO SUS - CDG-SUS COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA GESTÃO DO CUIDADO EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO ALBA REGINA SILVA MEDEIROS - UFMT, LIDIANNI CRUZ SOUZA - UFMT, MARTA DE LIMA CASTRO - UFMT, FATIMA APARECIDA TICIANEL - SMS CUIABA, MARIA JOSÉ VIEIRA DA SILVA - SESMT, PATRÍCIA DOS SANTOS ARRUDA - UFMT
Período de Realização da experiência O Projeto do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS) acontece nos anos de 2015/2017
Objeto da experiência O CDG-SUS é uma iniciativa de Educação Permanente na Saúde (EPS) e cooperação técnica entre a UFMT e municípios do estado, integrando ensino, pesquisa e a gestão municipal do SUS.
A 1ª versão do Projeto iniciou em 2007/2011 e contemplou 55 cursos, em 50 municípios das 16 regiões de saúde de MT, qualificando 1560 gerentes e profissionais.
Esta nova versão, iniciou em 2015 reforça e inovam as metodologias adotadas na realização de 30 novos cursos, na formação de novos tutores e no desenvolvimento tecnologias de acompanhamento aos municípios por meio de oficinas, ensino à distância e revisão e reedição da coletânea de textos e do caderno do aluno.
Objetivo(s) Geral:
• Contribuir no desenvolvimento gerencial do SUS em municípios de MT na perspectiva da construção de novos saberes e práticas de educação permanente na saúde, tendo como eixos o direito à saúde e a integralidade da atenção.
Específico:
• Desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes para mudanças nas práticas de gestão e do cuidado dos gerentes, trabalhadores da saúde e conselheiros usuários.
• Formar e desenvolver Tutores/Acompanhadores com habilidades no processo de ensino aprendizagem para realização dos cursos e acompanhamento das Agendas de Fortalecimento Gerencial.
Metodologia O Curso tem carga horária de 80 h e ocorre em duas unidades. A primeira enfatiza as áreas de política, planejamento e gestão da saúde no município. Durante a dispersão os participantes realizam entrevistas com usuários e trabalhadores nas unidades de saúde. Na segunda unidade prioriza os temas da organização dos serviços e do cuidado, trabalho em equipe, a escuta, o desenvolvimento de coletivos de educação permanente e a participação do usuário.
Em cada unidade são elaboradas propostas de enfrentamento dos problemas identificados para uma Agenda de Fortalecimento Gerencial do SUS, enfatizando os conteúdos e as práticas trabalhadas, que é apresentada e debatida com o gestor da saúde e outros atores convidados, quando é pactuado as prioridades encaminhamentos. O acompanhamento à agenda e ao coletivo acontece após o curso, integrando coordenação, participantes e tutores, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, plataforma Moodle e atividade presencial.
Resultados Todo o material didático entregue consistiu em coletânea de textos, caderno do tutor e do aluno com CDs estão disponibilizados nos ambientes virtuais.
Inicialmente foram realizados três cursos pilotos nos municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Novo São Joaquim, com objetivo de fazer uma revisão teórica e metodológica, sob a perspectiva de município de grande, médio e pequeno porte. Após foram realizadas 4 oficinas, com um total de 80 horas, finalizando com 20 tutores capacitados.
Neste ano, já foram realizados 17 cursos, tendo sido certificados mais de 380 alunos, entre trabalhadores e usuários conselheiros da saúde.
A análise dos dados permitiu identificar que o conteúdo, a metodologia, o material didático e o domínio dos tutores foram considerados muito bons por mais de 65% dos alunos e que aproximadamente 90% pretendem modificar o seu modo de trabalho e discutir com a sua equipe, novas forma de cuidado à saúde e práticas gerenciais.
Análise Crítica Após avaliações constatamos que o CDG-SUS contribuiu para o desenvolvimento gerencial, a construção de novos saberes e práticas, o fortalecimento da educação permanente na saúde e práticas de cuidado em saúde centrado nos usuários. Bem como, na formação de multiplicadores, para a integração ensino e serviço e comunidade e na constituição de novos coletivos na saúde e construção da agenda de fortalecimento gerencial do SUS.
Nesta versão sentimos ainda a necessidade do acompanhamento da agenda de fortalecimento gerencial do SUS junto ao município. Sendo assim, se dá por um período de um ano após o encerramento do curso pelo coletivo de alunos e tutores por meio da atuação presencial e a distância. O acompanhamento à distância é realizado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibilizado pela UFMT, construído especialmente para esta finalidade. Sendo uma excelente ferramenta, porém muitas vezes de difícil acesso aos municípios mais distantes onde a internet não funciona tão bem.
Conclusões e/ou Recomendações Segundo a avaliação dos participantes o CDG/SUS tem impactado positivamente em suas práticas de trabalho, pois contribui para ampliação de seu conhecimento, modifica seu modo de trabalhar e relacionar com a equipe, principalmente na perspectiva de construir novas formas de diálogo e do cuidado a saúde e as práticas gerenciais.
Dentre os pontos mais significativos para os participantes foi levantado o cuidado com o usuário, o planejamento e a educação permanente como estratégia de mudança na gestão municipal do SUS.
|
|
|
|