Já é inscrito no CSHS 2016?

 

Página Inicial

Sobre o Congresso

Comissões

Convidados

Programação

Inscrição

Cursos e Oficinas

Trabalhos

Grupos Temáticos

Ampliando Linguagens

Ato Público

Perguntas Frequentes

Sobre a Identidade Visual

Notícias do Evento

Local do Evento

Hospedagem

Fale Conosco
 


Grupos Temáticos

10/10/2016 - 15:00 - 16:30
GT 12 - Análise Institucional: Contribuições para os Serviços

11240 - AMPLIAÇÃO DA CLÍNICA DE SAÚDE BUCAL EM UM CENTRO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS A PARTIR DA PERSPECTIVA GRUPAL.
ANGELA ANDRADE MARTINS - UNICAMP, LUCIANE MARIA PEZZATO - UNIFESP-BAIXADA SANTISTA


Apresentação/Introdução
Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento do mestrado profissional da universidade estadual de Campinas-Unicamp, faculdade de ciências médicas-departamento de saúde coletiva, com aprovação no comitê de ética, parecer: 1.552.954, e pretende analisar as possibilidades de ampliação da clínica da saúde bucal a partir da experiência de uma dentista em um grupo de hipertensos e diabéticos de uma equipe de saúde da família no município de Campinas-SP. Com esse propósito a dentista da equipe de saúde da família que este grupo pertence participa semanalmente, fazendo parte do grupo e não apenas levando ações pontuais de medidas prescritivas e preventivas tradicionais da odontologia. A Promoção da Saúde será pano de fundo dessa pesquisa, pois entendemos que as práticas grupais são dispositivos importantes na Atenção Primária à Saúde-APS, sendo que a Análise Institucional será o aporte teórico metodológico. Utilizaremos como ferramenta o diário de pesquisa no trabalho de campo, grupo focal e também a técnica da entrevista para produção de dados.


Objetivos
Objetivo geral:
Analisar as possibilidades de ampliação da clínica da saúde bucal a partir da experiência de uma dentista em um grupo de hipertensos e diabéticos de uma equipe de saúde da família no município de Campinas-SP.
Objetivos Específicos:
I- Descrever e refletir com o movimento de um grupo educativo de hipertensos e diabéticos existente há mais de 12 anos em um centro de saúde;
II- Ampliar espaços de diálogo entre a equipe de saúde da família e o campo da saúde bucal;
III- Refletir sobre os vários espaços de atuação do dentista na Atenção Primaria em Saúde.




Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde será utilizado o referencial teórico-metodológico da Análise Institucional (AI) em sua vertente sócio-histórica, “por possibilitar compreender também situações passadas” (SÓL, 2013, p,183) no grupo e não apenas como o grupo se encontra hoje. Para Savoye, (2007, p.183), a Análise Institucional sócio-histórica é justificada, pois para se entender a institucionalização é necessário ter uma referência à sua história, compreendida em história recente ou antiga, que pode ser em um campo restrito, como em um estabelecimento.
Alguns conceitos da AI como o de implicação, analisador, transversalidade, movimento instituído, instituinte e institucionalização, apoiarão a análise dos dados produzidos ao longo da pesquisa.



Discussão e Resultados
Com o intuito de atingir nossos objetivos, será necessário utilizarmos a técnica de entrevista e de grupo focal. As entrevistas serão realizadas com os usuários que estão no grupo há mais de cinco anos e que aceitarem participar da entrevista. Entrevistaremos também uma profissional da Unidade que acompanha o movimento deste grupo desde a sua formação. Sabemos que outros profissionais já fizeram parte deste grupo na sua origem, no entanto mudaram de empregos e/ou não se encontram mais disponíveis para tal.


Conclusões/Considerações Finais
Acredito que esta pesquisa irá oferecer subsídios aos profissionais da saúde para realizarem a análise das suas práticas profissionais, que poderão assim ser aperfeiçoadas.


Realização:



Apoio:




Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação