11/10/2016 - 15:00 - 16:30 GT 27 - Diversidade de Significados na Diversidade das Culturas |
11460 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR NO MORRO DE SÃO CARLOS (RJ). JUAN BACIGALUPO ARAYA - UFRJ
Período de Realização da experiência Desde março de 2016, com previsão de finalização em dezembro do mesmo ano.
Objeto da experiência Experiência em andamento tem como objeto abordar os conteúdos sobre alimentação saudável desde uma perspectiva Freiriana e transdisciplinar.
Objetivo(s) Propõe-se como objetivo que os educandos problematizem aspectos do seu cotidiano a partir de temas e exemplos práticos sobre alimentação saudável, abarcando os conteúdos de forma global e não reduzidos numa oficina sem conexão com a realidade social dos educandos.
Metodologia As rodas de conversa acontecem às sextas feiras, tanto pela manhã como pela tarde, são divididas em uma pequena apresentação dos temas a trabalhar e depois, a partir dos temas gerados numa primeira visita, são abordados os conteúdos e suas conexões com a saúde ambiental, matemática, biologia, geografia, etc. Logo é feita uma avaliação da oficina segundo uma escala hedônica, ferramenta que facilita o processo de avaliação pela sua rapidez e cercania com os/as educandos/as.
Resultados Como resultados da experiência apreciam-se a motivação dos estudantes com as atividades propostas, a constante preocupação deles com a alimentação familiar e do CACEF e criticas ao modelo capitalista de consumo. Do olhar da transdisciplinaridade, os demais professores relatam que os estudantes presentam maior conhecimento sobre algumas disciplinas como geografia, matemáticas e biologia.
Análise Crítica Deste modo, comprova-se a possibilidade de trabalhar a temática de alimentação saudável desde um olhar transdisciplinar em contextos de vulnerabilidade social, como é o caso do Morro de São Carlos, porém destaca-se a dificuldade da continuidade das ações devido a que muitos dos estudantes não são regulares na assistência às aulas.
Conclusões e/ou Recomendações A partir desta experiência é possível compreender o cotidiano dos estudantes da favela e propor novos olhares para o trabalho com crianças. O guia alimentar para a população brasileira poderia dar uma melhor orientação para comunidades especificas e não só para as diferentes regiões do Brasil.
|